10 tendências globais de consumo: novos espaços de trabalho

10 tendências globais de consumo: novos espaços de trabalho

12 de maio de 2021Categories: Varejo

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Chegamos ao último tema da série “10 tendências globais de consumo”. E, bem, o assunto não poderia ser outro: “os novos espaços de trabalho”. Recriando o ambiente do escritório à distância, a expressão “trabalho remoto” ganhou um sentido ainda mais amplo a partir de 2020. Dessa maneira, a tendência dos Novos Espaços de Trabalho teve um grande impacto na vida dos consumidores, influenciando mobiliário, vestuário, gastos com reformas e  tecnologia, hábitos alimentares e muito mais.

Ao compreender os benefícios e desafios do trabalho remoto, então, as empresas podem incentivar as melhores práticas no home office. Apoiando, por exemplo, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, agora que não existem mais barreiras físicas entre elas. Entenda um pouco mais sobre uma das grandes tendências de consumo apontadas pela Euromonitor International neste ano.

Redefinindo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

É verdade que trabalhar em casa não é um conceito novo e já vem se consolidando nos países desenvolvidos. Em 2020, porém, as medidas de distanciamento social levaram grande parte das empresas a adotarem o home office. Com a flexibilização das restrições, muitos voltaram para os locais de trabalho, mas com frequência reduzida; estima-se que daí surgirá um modelo misto de espaço de trabalho.

Por um lado, alguns consumidores apreciam o tempo que ganham com a eliminação dos deslocamentos. Mas outros sentem falta das interações com os colegas. É um desafio encarar condições de trabalho difíceis, administrar rotinas e achar motivação para produzir, relaxar e se desligar… tudo num mesmo espaço.

A tendência dos Novos Espaços de Trabalho também influencia as compras realizadas pelos consumidores. A eliminação dos deslocamentos e dos escritórios convencionais diminui a ocorrência de eventos como tomar um café, resolver pendências na hora do almoço e socializar com colegas depois do expediente. Com menos mobilidade, portanto, os consumidores estão gastando mais para simular experiências como sair para comer fora, fazer compras e outras formas de lazer, além de, claro, trabalhar, dentro das suas casas.

Novas rotinas abrem o caminho para inovações no home office

Compreendendo e buscando soluções para esse novo viver, as empresas passam a oferecer móveis e equipamentos multifuncionais e compactos para otimizar o espaço do home office. Os recursos multifuncionais voltados para famílias ou indivíduos que compartilham espaços residenciais deverão ser a principal área de inovação. Com isso, as empresas devem direcionar o foco para produtos e serviços que maximizem a eficiência e a produtividade sem esquecer o elemento humano.

Ferramentas de Inteligência Artificial também podem otimizar colaborações, interações sociais e a gestão individual do tempo. O foco das inovações tecnológicas, aliás, está em facilitar a colaboração remota. A demanda por estabelecer conexões e recriar a rotina, como os drinques depois do expediente, vem promovendo o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a socialização virtual entre colegas. O desafio de implementar operações totalmente remotas sem perda de produtividade resultará na popularização dos locais de trabalho híbridos.

10 TENDÊNCIAS GLOBAIS DE CONSUMO EUROMONITOR INTERNATIONAL PLATAFORMA SETOR MOVELEIRO

Novos espaços de trabalho: perspectivas

Encontrar o ponto de equilíbrio entre as prioridades profissionais e pessoais será fundamental, pois a eficiência da empresa e o bem-estar psicológico das pessoas dependem do sucesso destes Novos Espaços de Trabalho. Enquanto as decisões de compra de roupas e cuidados cosméticos serão mais baseadas na informalidade, quando falamos em mobiliário e tecnologia, no entanto, os consumidores vêm buscando por soluções ergonômicas, funcionais, de qualidade, duráveis e esteticamente atrativas, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais pelos produtos. O foco, então, está no valor agregado.

Na semana que vem traremos um resumo das 10 principais tendências de consumo levantadas pela Euromonitor International em 2021. Não perca!

Siga-nos nas redes sociais!

Um Comentário

  1. […] Você também pode gostar – 10 tendências globais de consumo: novos espaços de trabalho […]

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião