Chegamos ao último tema da série “10 tendências globais de consumo”. E, bem, o assunto não poderia ser outro: “os novos espaços de trabalho”. Recriando o ambiente do escritório à distância, a expressão “trabalho remoto” ganhou um sentido ainda mais amplo a partir de 2020. Dessa maneira, a tendência dos Novos Espaços de Trabalho teve um grande impacto na vida dos consumidores, influenciando mobiliário, vestuário, gastos com reformas e tecnologia, hábitos alimentares e muito mais.
Ao compreender os benefícios e desafios do trabalho remoto, então, as empresas podem incentivar as melhores práticas no home office. Apoiando, por exemplo, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, agora que não existem mais barreiras físicas entre elas. Entenda um pouco mais sobre uma das grandes tendências de consumo apontadas pela Euromonitor International neste ano.
Redefinindo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
É verdade que trabalhar em casa não é um conceito novo e já vem se consolidando nos países desenvolvidos. Em 2020, porém, as medidas de distanciamento social levaram grande parte das empresas a adotarem o home office. Com a flexibilização das restrições, muitos voltaram para os locais de trabalho, mas com frequência reduzida; estima-se que daí surgirá um modelo misto de espaço de trabalho.
Por um lado, alguns consumidores apreciam o tempo que ganham com a eliminação dos deslocamentos. Mas outros sentem falta das interações com os colegas. É um desafio encarar condições de trabalho difíceis, administrar rotinas e achar motivação para produzir, relaxar e se desligar… tudo num mesmo espaço.
A tendência dos Novos Espaços de Trabalho também influencia as compras realizadas pelos consumidores. A eliminação dos deslocamentos e dos escritórios convencionais diminui a ocorrência de eventos como tomar um café, resolver pendências na hora do almoço e socializar com colegas depois do expediente. Com menos mobilidade, portanto, os consumidores estão gastando mais para simular experiências como sair para comer fora, fazer compras e outras formas de lazer, além de, claro, trabalhar, dentro das suas casas.
- Leia também – Tendências de Consumo: A ordem é pechinchar!
Novas rotinas abrem o caminho para inovações no home office
Compreendendo e buscando soluções para esse novo viver, as empresas passam a oferecer móveis e equipamentos multifuncionais e compactos para otimizar o espaço do home office. Os recursos multifuncionais voltados para famílias ou indivíduos que compartilham espaços residenciais deverão ser a principal área de inovação. Com isso, as empresas devem direcionar o foco para produtos e serviços que maximizem a eficiência e a produtividade sem esquecer o elemento humano.
Ferramentas de Inteligência Artificial também podem otimizar colaborações, interações sociais e a gestão individual do tempo. O foco das inovações tecnológicas, aliás, está em facilitar a colaboração remota. A demanda por estabelecer conexões e recriar a rotina, como os drinques depois do expediente, vem promovendo o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a socialização virtual entre colegas. O desafio de implementar operações totalmente remotas sem perda de produtividade resultará na popularização dos locais de trabalho híbridos.
Novos espaços de trabalho: perspectivas
Encontrar o ponto de equilíbrio entre as prioridades profissionais e pessoais será fundamental, pois a eficiência da empresa e o bem-estar psicológico das pessoas dependem do sucesso destes Novos Espaços de Trabalho. Enquanto as decisões de compra de roupas e cuidados cosméticos serão mais baseadas na informalidade, quando falamos em mobiliário e tecnologia, no entanto, os consumidores vêm buscando por soluções ergonômicas, funcionais, de qualidade, duráveis e esteticamente atrativas, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais pelos produtos. O foco, então, está no valor agregado.