Lembra da nossa série “Os caminhos para a compra”, em que trouxemos os principais perfis de consumidores, seus hábitos e expectativas no processo de tomada de decisão em 2021? Sempre com a missão de colaborar com o planejamento estratégico da indústria e do varejo de móveis, hoje iniciamos mais uma série especial com base em recente estudo da Euromonitor International, especialista em comportamento de consumo. Conheça as “10 principais tendências globais de consumo em 2022”.
A cada ano, a Euromonitor faz um levantamento para identificar as tendências emergentes e dinâmicas mais propensas a ganhar força no ano seguinte. Tais tendências fornecem informações sobre as mudanças nos valores dos consumidores, explorando como o comportamento dessas pessoas está transformando e impactando empresas no mundo todo. Ressaltando, para tal, análises gerais e características; a motivação e o comportamento dos consumidores; o ambiente empresarial; além de perspectivas e recomendações estratégicas para quem quer vender mais.
Mas, afinal, quem são os consumidores de 2022?
“A mudança foi a única constante nos últimos dois anos. Alterações radicais no estilo de vida levaram os consumidores a tomar decisões intencionais, conscientes e ambiciosas. Agora o mundo está se recuperando. Os consumidores estão colocando seus planos em ação, arriscando-se e aproveitando o momento”, enfatiza o estudo.
Dessa maneira, “acesso e ação” são as forças motrizes por trás das 10 principais tendências globais de consumo para 2022. A resiliência e a adaptabilidade dos consumidores foram testadas em 2021, fazendo com que as pessoas renunciassem ao controle e abraçassem o desconhecido. Neste ano, os consumidores estão retomando o controle e pavimentando um caminho à frente que seja baseado em suas paixões e em seus valores.
10 tendências globais de consumo
E como tudo isso impacta o setor moveleiro? Quais as principais características e ações dos consumidores contemporâneos? Como se dá o processo de tomada de decisão na compra de mobiliário em 2022? Quais são, então, as 10 principais tendências globais de consumo para este ano?
São essas e outras perguntas que tentaremos responder ao longo das próximas semanas. Enquanto isso, conheça os principais indicadores que levaram a Euromonitor International a apontar estes 10 movimentos como as mais recentes e principais tendências globais de consumo.
SEMPRE COM UM PLANO B – As interrupções na cadeia de abastecimento levam às próximas melhores alternativas
28% dos consumidores tentaram comprar produtos e serviços de origem local em 2021
36% dos profissionais esperavam que a escassez de abastecimento fosse o efeito mais significativo da pandemia de COVID-19 na cadeia de suprimentos de suas empresas
AGENTES DO CLIMA – Um mundo de baixo carbono
67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas em 2021
78% dos profissionais pensam que as mudanças climáticas afetarão a demanda do consumidor, alterando comportamentos, necessidades e preferências
IDOSOS DIGITAIS – Da resistência à confiança
45% Dos consumidores com 60 anos ou mais usaram um serviço bancário no celular pelo menos uma vez por semana
82% dos consumidores com mais de 60 anos tinham um smartphone em 2021
AFICIONADOS FINANCEIROS – Gestão financeira democratizada
51% dos consumidores acreditam que terão melhores condições financeiras nos próximos cinco anos
57% dos consumidores acessaram um serviço bancário por meio de seus smartphones pelo menos uma vez por semana em 2021
A GRANDE RENOVAÇÃO DA VIDA – Paixão e propósito impulsionam a ação
4 milhões de estadunidenses pediram demissão em julho de 2021 e outros
4 milhões em agosto
44% dos profissionais acreditam que suas empresas investirão na saúde e no bem-estar dos funcionários no futuro
O MOVIMENTO METAVERSO – Ecossistemas do futuro, simulados e digitais 3D
38% dos consumidores participaram de jogos on-line pelo menos uma vez por semana em 2021 vs. 29% em 2015
56% foi o crescimento global das vendas de headsets de AR/VR de 2017 a 2021
ANTIGOS PRODUTOS, NOVOS DONOS – Comércio de segunda mão, venda reversa (recommerce) e marketplace pessoa a pessoa (peer-to-peer)
33% dos consumidores compram itens usados ou de segunda mão com um intervalo de poucos meses
67% os profissionais afirmaram que sua empresa se dedicou ao consumo e à produção responsáveis (SDG12) em 2021
URBANOS RURAIS – O melhor de dois mundos
37% dos consumidores esperam trabalhar em casa no futuro
40% dos profissionais afirmaram que sua empresa estava empenhada em tornar cidades e comunidades sustentáveis (SDG11) em 2021
EM BUSCA DO AMOR-PRÓPRIO – A individualidade e a autenticidade impulsionam a felicidade
56% dos consumidores acreditam que serão mais felizes nos próximos cinco anos
54% dos profissionais acreditam que experiências de compra mais personalizadas terão um forte impacto no varejo nos próximos cinco anos
O PARADOXO DA SOCIALIZAÇÃO – Um retorno conflituoso à vida pré-pandêmica
76% dos consumidores tomaram precauções de saúde e segurança ao sair de suas casas em 2021
47% dos profissionais indicam que explorar novos modelos de negócios (por exemplo, marketplaces ou venda direta ao consumidor) é uma prioridade estratégica para sua empresa nos próximos 12 meses