Raízes da excelência: a fundação da Maclinea por Marcello Luparia

Raízes da excelência: a fundação da Maclinea por Marcello Luparia

Quem vê hoje a Maclinea, uma tradicional empresa moveleira no segmento de pintura e consagrada no setor de produção e comercialização de máquinas e equipamentos para fabricação de móveis, talvez desconheça a história de Marcello Luparia, seu fundador, e as valiosas lições que seus 50 anos na empresa têm a oferecer.

Natural da Itália, Marcello mudou-se para o Brasil após conhecer Máximo Brívio, fabricante de compensados que importava madeira do nosso país. O fechamento das fronteiras da Itália levou Máximo e outros dois sócios a montarem uma fábrica no Brasil. Marcello Luparia conta que se ofereceu para vir ao Brasil por um ano para fornecer suporte inicial à empresa, contribuindo como fabricante de máquinas para compensados e tornando-se o quarto sócio do empreendimento.

Marcello saiu da Itália com a intenção inicial de fornecer máquinas para a produção de compensados, porém, logo identificou uma grande oportunidade que mudaria o rumo da Maclinea. Ele nos relata que os produtos de madeira eram predominantemente fabricados “na base da lâmina”, já que, na época, materiais como MDF ou aglomerado ainda não tinham sido desenvolvido pelas empresas.

Oportunidade e visão: a transformação da Maclinea no Setor Moveleiro

Marcello saiu da Itália com a intenção inicial de fornecer máquinas para a produção de compensados. Entretanto, logo identificou uma grande oportunidade que mudaria o rumo da Maclinea. Ele nos relata que os produtos de madeira eram predominantemente fabricados “na base da lâmina”, já que na época as empresas ainda não tinham desenvolvido materiais como MDF ou aglomerado.

“Nós percebemos que o setor moveleiro, além de estar mais concentrado em grandes cidades, com uma facilidade muito maior de visitá-los, tinha uma potencialidade muito maior que no compensado. Foi uma mudança praticamente radical da nossa linha de produção.”  

Em 1976, Luparia buscou e estabeleceu parcerias tecnológicas na Itália, resultando na diversificação da produção. Já no segundo ano, com o lançamento da furadeira de bordo da IDN, Marcello considera que a empresa entrou definitivamente no ramo de móveis. A partir de 1979, a Maclinea dedicou-se quase exclusivamente ao setor moveleiro.

Era uma outra era, relata Marcello Luparia. Após escolherem Curitiba como sede da empresa, devido à sua semelhança com a Europa e à presença de uma grande colônia italiana em Santa Felicidades, a Maclinea enfrentou uma variedade de desafios. Naquela época, o estado do Paraná era predominantemente agrícola. Então, os maiores desafios foram encontrar mão de obra qualificada, além dos insumos, matéria-prima e ferramentas, necessárias para a empresa.  

Desafios da época e adaptação da Maclinea em um Paraná agrícola

“Os desafios foram muitos, e muito grandes”, Marcello Luparia, fundador da Maclinea. 

Marcello relata que enfrentaram dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. Diante disso, alugaram diversos apartamentos para trazer pessoas, especialmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a indústria metalúrgica estava mais desenvolvida, a fim de obter uma mão de obra mais qualificada.

Já em relação à matéria-prima, não foi uma tarefa fácil. Com as limitações de encontrar fornecedores, especialmente há 50 anos atrás, sem internet e com pouca tecnologia de comunicação, Marcello Luparia viajava frequentemente para São Paulo e Rio Grande do Sul em busca de fornecedores.

Contrariando muitos empresários da época, que afirmavam não valer a pena investir no ramo moveleiro do Brasil, a Maclinea assumiu o desafio de se tornar pioneira. Introduziu ideias de crescimento e desenvolvimento para as empresas de móveis, como a transformação da venda dos móveis em madeira, que era realizada apenas montados na época, para os móveis vendidos em peças desmontadas na caixa. Essa inovação despertou a curiosidade dos empresários moveleiros do Brasil. Marcello conta que reunia entre 10 a 12 destes empresários para visitar indústrias europeias, a fim de verem como os móveis eram feitos, promovendo assim um intercâmbio de conhecimento e tecnologia para o setor moveleiro da época.

Inovação e intercâmbio: o papel da Maclinea no setor moveleiro Brasileiro

“Sem falsa modéstia, acredito que contribuímos muito para o crescimento do setor moveleiro do Brasil”, disse Luparia, recordando que a Maclinea sempre baseou suas decisões nas necessidades externas, buscando atendê-las da maneira mais eficiente possível. Assim, importaram várias tecnologias e até equipamentos. Um grande avanço para a época em que era muito difícil importar grandes máquinas e equipamentos industriais.  

A jornada da Maclinea também foi marcada por diversas parcerias estratégicas. Marcello relata que sempre esteve atento às necessidades de seus clientes e baseava suas ações nessas necessidades ao buscar as melhores parcerias na Itália.

“Primeiramente nossa política sempre foi de máxima seriedade e honestidade. Nunca vender só por vender, mas vendíamos o produto certo para cada necessidade apresentada. Acabamos criando mais amigos do que clientes”, disse Marcello sobre o impacto positivo da postura adotada pela Maclinea.  

Quais as estratégias da Maclinea para o futuro? 

Nos últimos dois anos, a Maclinea passou por uma mudança em sua política ao fornecer exclusivamente para empresas de grande porte para também atender empresas de médio porte. Além disso, houve a decisão de expandir a gama de produtos.

“Fizemos uma parceria com o presidente italiano da Masterwood, com quem já colaboramos anos atrás, e agora voltamos para ampliar a nossa gama. Estamos montando praticamente todos os componentes necessários, todas as máquinas necessárias para montar uma empresa completa”, explicou Marcello. 

Legado de excelência: um compromisso com a tradição e a inovação

Outra estratégia para o futuro, segundo Marcello, é transmitir seus conhecimentos, aderindo à sua equipe profissionais mais jovens e incorporando os novos conhecimentos que eles trazem consigo.

“Eles trouxeram muita coisa boa para nós, e fico muito feliz com isso”, disse Luparia, mencionando seu filho que adquiriu uma boa formação e viajou trabalhando e conhecendo empresas no exterior.

“Eu realmente acredito no futuro da Maclinea, pois ela tem potencial para se manter firme e forte no mercado”, concluiu Marcello Luparia, atribuindo essa certeza aos valores de tradição, qualidade, seriedade e honestidade da Maclinea, reforçando que a confiança do cliente é e continuará sendo sua maior aliada.

Acompanhe essa fascinante entrevista no Vitrine Setor Moveleiro, em nosso canal do YouTube:

Veja também