A satisfação dos clientes é a principal razão para oferecer o melhor atendimento. Mas para que isso seja possível, é fundamental apresentar um produto de qualidade. Pesquisas apontam que clientes satisfeitos não apenas retornam, mas também recomendam os produtos para outras pessoas, tornando-se promotores da marca.
Por isso, para destacar a importância do produto na satisfação dos clientes, convidamos a equipe dos Colchões Castor para uma superreportagem. Assim, vamos descobrir como os produtos da Colchões Castor têm impulsionado as vendas nas lojas franqueadas. Acompanhe o depoimento dos franqueados sobre como manter os clientes satisfeitos com os produtos da Castor e os impactos positivos que isso tem gerado em seus negócios.
Os franqueados responderam questões como quais são os principais diferenciais dos colchões da Castor que mais impressionam os seus clientes? O que os fazem retornar à loja para comprar novamente? Acompanhe nesta matéria.
Impressionando clientes e impulsionando vendas
Ivan Sidney Silva é franqueado Castor em Cianorte (PR) e Umuarama (PR). Ele destaca que os Colchões Castor têm uma preferência de compra entre 50% a 60% em comparação com outras marcas. “A qualidade Castor é singular”, afirma. Segundo ele, essa preferência se deve à confiança, credibilidade e qualidade dos produtos.
“Notamos que em um mercado tão competitivo de colchões, os clientes que entram em nossas lojas normalmente declaram que confiam mais na marca, já que tiveram um colchão Castor anteriormente ou foram recomendados por outros”, afirma.
Para garantir a satisfação contínua dos clientes, Sidney adota estratégias como um controle de vendas detalhado, onde constam os dados dos clientes e produtos vendidos. Ele garante que isso facilita o pós-venda. “Fazemos contato normalmente com sete dias após a venda, para saber como está sendo a experiência no uso do produto”, disse. Outras estratégias incluem o contato em datas comemorativas, aniversários e campanhas de vendas gerais.
Entregando qualidade e experiência
Com 20 anos de parceria na modalidade franquia, a Exclusiva Castor se destaca pelo atendimento diferenciado. “Nossos clientes são amigos da casa. O que nos favorece mesmo é a indicação para nossa loja”, destaca.
Sidney ressalta que atendimento diferenciado e clientes satisfeitos são sinônimo de fidelização. Ademais, além da qualidade dos produtos, ele afirma que para impulsionar as vendas é necessário um conjunto de ações de marketing. “Dentre elas, fazemos muita mídia social, vídeos, panfletos, propaganda de rádio e rua. Vale a frase: quem não é visto, não é lembrado”, disse.
Histórias de sucesso dos clientes Castor
Para ilustrar a satisfação dos clientes, propomos que a sua equipe compartilhasse alguns depoimentos:
“Comprei uma cama/box Castor, troquei uma antiga cama de madeira na medida padrão/comercial, onde dormia num colchão de espuma de uma outra marca. Agora estou muito feliz por ter adquirido uma cama/box, na medida Queen, 1.58 X 1.98, com box bipartido de molas ensacadas, agora tenho noites de sono reparador, super-indico os colchões Castor, bem como a Loja Castor de Umuarama”, Rosa Aparecida Goulart, cliente Exclusiva Castor Umuarama.
“A Dona Nair de Carvalho veio até a Exclusiva Castor Cianorte, comprar seu tão sonhado Colchão Castor! Após alguns dias, retornou à loja toda feliz e sem dores nas costas, dizendo que o colchão superou suas expectativas e que iria indicar nossa loja a todos seus familiares e amigos”. Exclusiva Castor Cianorte
Uma franqueada Castor de Coração
A Claudiane Rossi Gabriel Cavichio é uma franqueada Exclusiva Castor em Tocantins há 18 anos. Difícil saber se é ela ou os clientes que são mais ªCastor de coraçãoª. Ela destaca que a comparação com a qualidade e a durabilidade da Castor é muito diferenciada em relação aos seus concorrentes.
“A minha satisfação em ter uma Exclusiva Castor é por realmente saber que, na verdade, não existe comparação da indústria Castor com os concorrentes. Porque a qualidade é muito diferenciada, o que a Castor sempre prezou, é nunca mudar a qualidade; ela pode mudar detalhes, ela pode mudar tecido, ela pode mudar algumas coisas sobre o produto, porém, tudo que ela muda em relação ao produto é sim para melhorar”, define.
Segundo Claudiane, o que mais impressiona quando a loja liga para os clientes para propor uma troca do colchão após alguns anos de uso, e eles não querem trocar porque consideram que o colchão está muito bom. “Alguns aceitam a troca, mas ainda falando, ‘olha, meu colchão é perfeito, meu colchão é lindo’. Então, essa durabilidade é que encanta os meus clientes, eu não tenho dúvida”, revela.
De maneira similar, aos clientes que vão à loja pela primeira vez, Claudiane explica os detalhes e os diferenciais internos que o cliente não vê, fazendo com que ele entenda por que a Castor tem a melhor qualidade. “Eu explico que com o tempo de uso, a borda dele não vai abaixar, não vai deformar, que a quantidade e a qualidade de mola por metro quadrado são muito importantes e o cliente tem essa segurança que está comprando o que há de melhor”, define.
Estratégia para fidelizar clientes
Claudiane compartilha que a maior estratégia que existe para o cliente voltar é tendo muita sinceridade na hora da venda, sabendo indicar para ele o colchão certo. “Se ele realmente gosta de um colchão firme, se gosta de um colchão macio, não vendo simplesmente um colchão, vendo o colchão Castor correto para ele, porque cada cliente tem um gosto, tem uma expectativa sobre um produto. Então a gente tem que procurar atender toda a peculiaridade de cada cliente e é isso que vai garantir a satisfação maior em relação ao produto”, explica.
Ela conta que, hoje, os maiores clientes ainda são os seus primeiros clientes. Por quê? Porque eles mesmos reconhecem a qualidade da Castor, pois puderam comprovar esse diferencial. Claudiane orgulha-se de ter levado a Castor para o Tocantins. “Tem muita gente da região norte-nordeste que não conhecia. Então para eles a Castor não era essa referência do mercado em qualidade. Mas passaram a usufruir e, desde então, viraram clientes Castor de coração. Por isso é uma satisfação enorme para mim ter trazido a Castor para cá, e poder levar essa qualidade para os meus clientes”, conta.
Histórias de sucesso
Segundo Claudiane, existem muitas histórias de sucesso, inclusive de clientes que teimam em não fazer a troca do colchão depois de quase 18 anos de uso. “Assim fico feliz em saber realmente que eu vendo um produto que tem qualidade e resistência e mais ainda em saber que ele virou um cliente Castor e não vai querer qualquer colchão, não vai aceitar nada menos que esse conforto, essa qualidade, essa durabilidade que nós temos para oferecer”, declara.
Claudiane também trabalha como representante comercial da Castor, ela disse que o problema de muitas empresas é qualificar os seus funcionários somente para vendas e não para vender um colchão Castor. “Quando você está avaliando só o preço, talvez seja mais vantajoso no primeiro olhar, né? Mas quando a pessoa passa a entender que a qualidade é muito superior, os detalhes, o acabamento, a quantidade por metro quadrado, o sistema único de colagem, as bordas, a espuma realmente de qualidade utilizada, então, quando você passa essa verdade para o outro preço deixa de ser vantajoso. Entendeu? E isso é o que eu indico para os revendedores: explique aos seus clientes, dê um treino. Conheça a Castor, porque você vai vender qualidade e durabilidade, você não vai vender problema, não vai vender troca, não vai vender assistência técnica.”