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Accountability: o pilar da transparência empresarial nos negócios

Accountability: o pilar da transparência empresarial nos negócios

Accountability é um termo em inglês utilizado para se referir a um conjunto de práticas que os gestores utilizam para prestar contas e se responsabilizar pelas suas ações. Não há uma tradução literal desse conceito para o português. Porém, o termo pode ser usado como sinônimo de responsabilização, prestação de contas, controle, fiscalização e transparência.

Trata-se da capacidade de assumir responsabilidades, cumprir acordos e enxergar-se como alguém capaz de agir e de fazer escolhas, independentemente da situação. A accountability requer uma atitude protagonista. 

A Eucatex é um exemplo de empresa alinhada com as práticas de accountability e, por isso, está entre as empresas agraciadas com o Troféu Transparência 2023, concedido pela ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Para saber mais sobre esse evento, confira esta matéria.

Diferença entre responsabilidade e accountability

O conceito de accountability é mais amplo e complexo do que responsabilidade. As pessoas podem confundir o significado dos dois termos, mas eles englobam características diferentes.

Em particular, responsabilidade se refere à capacidade do colaborador e da empresa de concluir suas atividades pendentes. Por exemplo, de acordo com o prazo estipulado e com as regras e padrões estabelecidos pela corporação.

Por outro lado, accountability se refere a um conjunto de ações ligadas não apenas à responsabilidade, mas também à transparência, controle, prestação de contas, entre outras condutas.

Conheça os 4 pilares do accountability

Reconhecer nossa capacidade e responsabilidade de enfrentar desafios, evitando procurar soluções mágicas ou atribuir responsabilidades a terceiros é crucial. Em 2010, Roger Connors, Tom Smith e Craig Hichman lançaram “O Princípio de Oz”, um livro que explora como utilizar a accountability para conquistar resultados excepcionais.

A publicação explora os quatro pilares que empresas e indivíduos podem utilizar para melhorar seus resultados: See (ver), Own (apropriar-se), Solve (solucionar) e Do (fazer). Agora, vamos analisar cada um deles.

1. See it (veja)

O primeiro pilar diz respeito ao reconhecimento do problema. Nessa fase, é importante que gestores e colaboradores sejam capazes de identificar pontos que precisam de melhorias. Do mesmo modo, pontos que não estejam alinhados com as políticas da empresa. Para alcançar esses objetivos, é importante que os gestores estejam abertos à comunicação com a equipe. Estejam dispostos a entender a questão sob a perspectiva de outras pessoas, a ouvir e descobrir problemas difíceis. Para isso, mantenha o diálogo aberto, pergunte e forneça feedback para a melhoria contínua, por exemplo.

2. Own it (aproprie-se)

Após identificar o problema, é necessário ter coragem para assumir suas responsabilidades diante dos problemas e resultados identificados. Caso contrário, o desempenho organizacional pode ser prejudicado. Na prática, não é uma etapa fácil de ser realizada, uma vez que exige que os envolvidos, especialmente o gestor, reconheçam sua contribuição para o problema.

3. Solve it (resolva)

Neste pilar, focamos na resolução dos problemas identificados. Especificamente, é crucial empregar racionalidade e conhecimento para encontrar soluções práticas, prevenindo assim surpresas desagradáveis no processo.

4. Do it (faça isso)

O último pilar desse processo se refere a ação, a implementação das melhores soluções encontradas anteriormente. Para isso, é fundamental acompanhar todo o processo de correção de problemas e aplicação de novas metas. Por fim, medir o progresso desse processo, cumprir suas responsabilidades e dar feedbacks de forma proativa, guiando a equipe.

Troféu Transparência 2023 à Eucatex

Justamente, os critérios da comissão julgadora para avaliação do Troféu Transparência  incluem comunicação clara e aberta, divulgação de informações financeiras, ética e compliance, tomada de decisão transparente, experiência do cliente, divulgação de conflitos de interesse, responsabilidade social e ambiental, tratamento de dados e privacidade (LGPD), governança corporativa e relações com o mercado.

Considerado o “Oscar da Contabilidade”, o Troféu Transparência concedido pela ANEFAC reconhece as companhias, com atuação nas áreas de comércio, indústria e serviços – exceto serviços financeiros –, com maior transparência em território nacional, com base nas demonstrações financeiras publicadas.

A Eucatex é uma das dez premiadas na categoria com receita líquida abaixo de R$ 5 bilhões. Dessa forma, a empresa foi eleita por uma comissão julgadora que se manifesta como última etapa de um processo que envolve a captação das demonstrações financeiras em veículos de grande circulação no país, seleção, análise técnica e ainda análise acadêmica das selecionadas. 

José Antonio Goulart de Carvalho e Sérgio Ribeiro recebem o Certificado referente à premiação do Troféu Transparência.
José Antonio Goulart de Carvalho e Sérgio Ribeiro recebem o Certificado referente à premiação do Troféu Transparência.

Práticas de accountability: case de sucesso

“Para a Eucatex é muito importante estar entre as premiadas, uma vez que se trata de um reconhecimento ao esforço que a Companhia tem feito no sentido de ser transparente e estar alinhada com as práticas de accountability e aplicá-las a todos os setores da empresa”, ressalta José Antonio Goulart de Carvalho, vice-presidente executivo e diretor de Relações com Investidores da Eucatex.

José Antonio Goulart de Carvalho anuncia a implantação em breve de uma gerência dedicada ao tema ESG, medida que irá ampliar a transparência da Companhia e levar melhoria aos seus processos. 

Em relação à forma de divulgação de informações, Sérgio Ribeiro, diretor de Controladoria da Eucatex, ressalta que este ano a companhia inovou, organizando os dados pelos segmentos de mercado que atende: Construção Civil, Indústria/Revenda e Exportação.

“A divulgação de informações por segmento permite que a empresa se comunique com o mercado da mesma forma como está organizada e vem sendo administrada, o que ajuda os investidores a entenderem a lógica dos resultados, as oportunidades de investimento e o crescimento da Companhia”, afirma Sérgio Ribeiro. 

Inspiração Eucatex: promovendo uma cultura de responsabilidade

Na cerimônia de entrega do Troféu Transparência, que ocorrerá em 9 de novembro, em São Paulo, serão anunciadas ainda as três empresas que se destacam dentro de cada uma das categorias do Prêmio ANEFAC. De acordo com receita líquida abaixo de R$ 5 bilhões, entre R$ 5 e R$ 20 bilhões e com receita líquida acima de R$ 20 bilhões

Essa premiação e o compromisso contínuo com esses princípios não apenas inspiram outras empresas a seguir o mesmo caminho, mas também destacam a importância da accountability no mundo dos negócios. Celebrar empresas como a Eucatex é um lembrete poderoso de que a integridade e a responsabilidade não apenas são possíveis, mas também são essenciais para construir um futuro empresarial ético e sustentável. Em última análise, a accountability é mais do que uma prática – é uma mentalidade que guia o caminho para o sucesso.

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