Consumo imediato e discricionário, já ouviu falar? Livre de restrições, sem motivo aparente, arbitrário e ilimitado. Isso mesmo, o consumo casual e sem regras tornou-se tendência em um mundo pós-pandêmico onde as pessoas passaram a dar mais importância ao presente, ao aqui e agora.
Uma parte considerável das pessoas estão se permitindo viver mais e gastar com o que desejam. Mas isso não quer dizer que estejam abandonando a responsabilidade financeira. Elas apenas estão adotando o comportamento de compras a curto prazo, impulsionadas pela alegria de comprar.
Ainda existem e sempre existirão consumidores cautelosos, é claro. Mas, em 2022, 50% deles aproveitaram a vida sem se preocupar em planejar o futuro, concluiu um estudo da Euromonitor International.
Segundo o relatório intitulado “Top 10 tendências de consumo globais 2023”, as empresas devem criar campanhas direcionadas para ocasiões especiais. Contudo, muito além de esperar por datas comemorativas e fazer o mais do mesmo, criando sempre campanhas iguais ano após ano, seria melhor explorar a vontade de viver a alegria do tempo presente. Sendo assim, felizes as empresas que souberem despertar essa compra motivacional, atendendo ao consumo imediato. Dica: Produtividade, crescimento pessoal e alegria são motivos para comprar.
E, mesmo que trabalhe com bens duráveis e de alto valor agregado, o setor moveleiro também precisa estar atento: não há melhor tempo que o presente!
Consumo imediato: vontade de esbanjar continua latente
É sobre viver o momento. Afinal, nos últimos anos as pessoas fizeram sacrifícios descomunais para lidar com turbulências econômicas mundial. Neste cenário, os consumidores se acostumaram com o inesperado e, sem saber o que traz o amanhã, muitos deles estão vivendo sem perder mais tempo. O estudo da Euromonitor indica que o benefício emocional passou a justificar decisões de compras por impulso e até compras maiores. E é neste contexto que se inclui o mobiliário.
As etiquetas de preços continuam sendo relevantes para consumidores cautelosos, como já falamos AQUI. Mas uma grande parte das pessoas despertou para o fato de que o dinheiro não é o único bem valioso: tempo, saúde e felicidade são tão ou mais importantes.
Encorajamento para compras de alto valores como móveis
Extravagâncias inteligentes e luxos acessíveis estão permitindo aos consumidores relaxar e lidar com o mundo. Métodos de pagamento alternativos, por exemplo, podem ajudar a dividir os custos ao longo do tempo, sem deixar de atender ao consumo discricionário.
Disponibilizar formas de pagamentos inovadoras ou modelos novos de parcelamentos como buy now, pay later (BNPL), incentiva as pessoas a criarem coragem para comprar itens com preços mais altos. Além do que, novas opções de empréstimo ou crédito podem tornar os produtos acessíveis a um grupo maior de compradores, sem falar na fidelização da sua marca.
Programas de fidelidade, cashback, pontos de recompensa, são cruciais para reforçar a tendência do consumo Aqui e Agora. Segundo o estudo “Top 10 tendências de consumo globais 2023”, os principais motivos pelos quais os consumidores participam de programas de fidelidade são por receber descontos ou ofertas (63%), seguidos por ganhar produtos grátis (42%), benefícios exclusivos para membros (40%) e acesso a recompensas exclusivas (35%).
Portanto, o marketing emocional está em alta para realizar uma associação positiva à sua marca. Campanhas criativas que abusam da espontaneidade, vendas-relâmpago, ofertas por tempo limitado ou lançamentos exclusivos são eventos pontuais que vão ao encontro de consumidores que compram por impulso.
Parcerias e associações de marcas estão liberadas. Tudo pelo consumidor! A exemplo disso, a Starbucks se uniu à Delta Air Lines para vincularem seus programas de recompensa, oferecendo benefícios como ganhar milhas em compras de café.
Panorama para o Aqui e Agora
A gratificação instantânea é aliada da compra feliz, isso motiva os consumidores do tipo “Aqui e Agora”. Ou seja, mesmo as pessoas se vendo forçadas a reduzir seus custos, não querem ficar para trás. Afinal, o preço não deve ser o único fator decisivo de compra, o emocional tem peso igual ou até superior.
As empresas são responsáveis por apresentar soluções flexíveis para expandir o poder de compra do consumidor, aliviando as pressões do custo, para ajudá-lo a gastar com felicidade. O estudo da Euromonitor indica que é preciso acompanhar as tendências nas atividades de compras, contando com o algoritmo de dados internos para identificar padrões na atividade web da sua marca, para daí a sua estratégia de marketing vai encontrar o consumidor no momento certo, com a mensagem certa.
Por isso, conhecer o seu consumidor é estratégia básica para manter sua marca no primeiro plano de compra destes. Lembre-se: dados, informação, experiência e personalização guiarão suas ações da gestão à produção, do marketing às vendas!