As redes sociais na retomada do calendário de eventos

As redes sociais na retomada do calendário de eventos

25 de janeiro de 2021Categories: MarketingTags: ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

redes-sociais-setor-moveleiro

Na última semana falamos sobre como a tecnologia vem assumindo de vez o centro do palco quando o assunto são feiras e eventos. Com ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data, por exemplo, colaborando para o levantamento de informações de mercado e comportamento de consumo, que ajudam a criar conexões cada vez mais personalizáveis e responsivas. Mas além desses mecanismos super avançados, a tecnologia, mais especificamente a Internet, traz também soluções simples – porém, bastante eficazes – para aproximar público e marcas. Sim, mais uma vez as redes sociais mostram o seu poder no mundo dos negócios.

Todos nós reconhecemos a revolução que elas trouxeram para o segmento de eventos, com o universo figital tornando-se cada dia mais uma realidade. A verdade é que as feiras e as mídias sociais parecem mesmo ter sido feitas umas para as outras, o que se torna ainda mais evidente neste momento. Enquanto as feiras de negócios ainda são os locais mais importantes para trocar informações, demonstrar novos produtos e fazer networking. As medidas protetivas à disseminação da Covid-19, que continuam em vigor em quase todo mundo, impossibilitam suas realizações.

Conexão a toda hora e em todo lugar

Nesse sentido, poucos braços são tão efetivos e importantes para manter as marcas das feiras moveleiras e de seus expositores acesas e conectadas o tempo todo e em qualquer lugar do que o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, Pinterest e por aí vai. São essas plataformas que neste momento de distanciamento social apoiam e asseguram o poder das interações entre empresas e seus clientes espalhados pelas mais diversas regiões do País e do mundo.

Inclusive, recentemente falamos por aqui sobre como a aceleração dos meios digitais vem revelando um fenômeno relativamente novo para a indústria moveleira: uma aproximação direta, sem intermediários, com o consumidor final por meio das redes sociais. Trazendo, também, dicas sobre o melhor aproveitamento delas.

O figital como resposta

A mídia social, portanto, é uma ferramenta valiosa para ajudar os expositores de feiras comerciais em todo e qualquer momento. Isso permite que eles alcancem clientes potenciais e ofereçam informações para agir imediatamente. O que tem um valor real para aqueles que as adotam e aproveitam ao máximo. Pense em como você usou ou deveria usar suas redes sociais durante a pandemia. Se você não estiver aproveitando ao máximo o que já está disponível, não estará pronto para abraçar a próxima novidade.

Dessa forma, ao passo que nos ajudam a moldar o futuro das feiras de negócios no setor moveleiro, de que maneira essas plataformas poderão também ser exploradas de forma benéfica e complementar uma vez que o calendário de eventos for retomado?

Uso bem-sucedido das redes sociais em feiras e eventos

Esses eventos são geralmente caóticos para os participantes. Porque os expositores os bombardeiam de todos os lados. As exibições também duram apenas alguns dias. Então, os visitantes não conseguem ver tudo o que gostariam. Os canais de mídia social, portanto, permitem que você se conecte com esses participantes de maneira fluída e no tempo deles, sem interrupções nem excesso de informação. O que pode ser muito bem-vindo e melhorar bastante a forma como enxergam sua marca.

Apesar disso, poucos fabricantes de móveis, por exemplo, estão nas redes sociais ou fazem um uso adequado delas. Pensando nisso, compilamos uma lista de dicas úteis para usar as mídias sociais com sucesso também na promoção de eventos, sejam eles on-line ou off-line.

11 dicas

  • Desenvolva uma estratégia para o uso bem coordenado das redes – desde o site até seu e-mail marketing, passando, claro, pelas redes sociais.
  • Use também todas as medidas off-line para promover o seu marketing digital e ofereça temas fortes que sejam adequados para a web e que indiquem a sua oferta on-line.
  • Crie uma programação editorial para todas as atividades e conteúdo que você planeja divulgar antes, durante e depois de participar de um evento.
  • Elabore seus materiais informativos (textos, imagens, vídeos etc.) para que possam ser facilmente veiculados e tenham potencial de serem compartilhados em redes sociais.
  • Coloque esses conteúdos em plataformas relevantes como YouTube, Pinterest, Instagram etc., sempre que possível.
  • Sempre use a #Hashtag oficial do evento em suas postagens, para que os interessados possam chegar até você.
  • Use as opções adicionais das redes sociais como publicidade, criação de páginas de eventos especiais ou aplicativos, que direcionam para o seu site ou mesmo landing pages para a feira.
  • Mobilize ações que conectem plataformas físicas, como o seu estande em uma feira de negócios, às digitais, como o seu Instagram.
  • Durante um evento, monitore as redes sociais para tirar dúvidas e atender sugestões. Bem como fique por dentro do que a organização e concorrentes estão fazendo por lá.
  • Responder perguntas, participar de discussões e interagir com outras pessoas nas redes sociais é sempre bem-vindo.
  • Analise os resultados do seu marketing digital para a feira e otimize sua estratégia para o próximo evento.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião