Preloader

Black Friday e projeções para 2021: Olho no consumidor

blackfriday

Estamos entrando ou não em uma segunda onda de Coronavírus no Brasil? Haverá novas restrições ao comércio físico? O Auxílio Emergencial pode ser prorrogado? Como tudo isso poderá afetar à economia nacional? Quais as expectativas de crescimento para o próximo ano? Infelizmente, o atual período nos traz muito mais perguntas do que respostas. Difícil, então, é fazer projeções em um contexto ainda tão pouco definido. O que temos para trabalhar, porém, são os dados atuais e a comparação com os números do ano passado. Ajudando-nos, assim, a construirmos perspectivas com base em inteligência de mercado. No entanto, há ainda outro indicador bastante efetivo para levarmos em consideração quando o assunto é planejamento estratégico: estamos falando do comportamento do consumidor.

Com um movimento desacelerado, mas ainda crescente de busca por móveis e artigos para casa, a Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira, poderá ser um divisor de águas neste semestre. “Após a Black Friday, o consumidor deverá mostrar se ele vai continuar com esse apetite por móveis ou não. Na semana que vem iremos começar a sentir isso de uma maneira um pouco mais consistente”, acredita o CEO da ADDE – Indicadores de Apoio à Gestão, Laércio Comar.

É ele, aliás, quem traz um compilado bastante rico sobre os principais movimentos produtivos e econômicos no Brasil, colaborando para tornar esse quebra-cabeça de informações mais intuitivo para os empresários do setor moveleiro. Apesar das dúvidas, Comar enxerga a possibilidade de estabilização da economia — com retorno aos números de 2019 — ao final do próximo ano, mas aconselha: “Convém, principalmente no primeiro trimestre [de 2021], não fazer investimentos altos e cuidar com o nível de estoque [na indústria de móveis]”.

 

Veja mais em nosso Drops Setor Moveleiro de ontem: https://www.instagram.com/tv/CH89TI7hZUo/?igshid=e8qix9s6atop

 

 

 

Veja também