Brasil lidera o ranking de ataques cibernéticos: como se proteger?

Brasil lidera o ranking de ataques cibernéticos: como se proteger?

[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]

A segurança de rede no ambiente corporativo está se tornando uma preocupação cada vez mais urgente. Isso devido ao rápido avanço das ameaças cibernéticas e à crescente dependência de tecnologias e sistemas digitais. É essencial que as empresas adotem melhores práticas e tecnologias disponíveis para proteger seus negócios contra ataques maliciosos. Isso inclui proteção de informações confidenciais de fabricantes de móveis e designers com criações exclusivas, bem como lojas de e-commerce, que também se tornaram alvo frequente de hackers e invasores.

Essas ameaças incluem malware, phishing, ataques de negação de serviço (DoS), ransomware, e muito mais, conforme detalharemos nesta matéria. Ao adquirir  conhecimento, as empresas podem fortalecer suas defesas contra ameaças cibernéticas, minimizar riscos e proteger seus dados. Isso, por sua vez, garante a continuidade dos negócios e a confiança dos clientes.

As organizações, seus sistemas de informação e redes de computadores estão constantemente expostos a diversos tipos de ameaças, como fraudes eletrônicas, espionagem e sabotagem. Recentemente, a Plataforma do Setor Moveleiro enfrentou uma situação crítica com três arquivos infectados, resultando em instabilidades até que o antimalware fosse implementado com sucesso.

Aumenta frequência de ataques cibernéticos 

Neste exato momento em que você lê esta matéria, algum site está sendo alvo de invasão ou hackeamento. Conforme o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o Brasil lidera a lista dos 10 países mais atacados. De janeiro a agosto de 2023, foram registrados mais de 240 mil incidentes (54,43%) no país, deixando China em segundo lugar com 52 mil incidentes (11,80%). Na sequência, estão os Estados Unidos, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Rússia, Índia, Holanda e Vietnã.

Top 10 países com incidentes notificados

top 10 países com ataques cibernéticos

Ataques de ransomware frequentes

Neste ano, as redes KFC e Pizza Hut também relataram terem sido vítimas de um ataque de ransomware. Trata-se de uma ameaça cibernética que envolve a criptografia e sequestro de dados em alguns sistemas de tecnologia da informação. Esse ataque, por sua vez, resultou no fechamento temporário de cerca de 300 de suas lojas no Reino Unido. A empresa agiu prontamente ao detectar a violação, iniciando protocolos de resposta que incluíram a adoção de medidas de contenção, como deixar certos sistemas offline, por exemplo.

“Por essa razão, a plataforma Setor Moveleiro também esteve funcionando fora da sua normalidade, enquanto usuários comprometidos com vírus eram detectados. Agora estamos com o sistema antimalware rodando no site”, esclarece Carlos Bessa, CEO da plataforma.

O papel dos profissionais de segurança de rede

No cenário atual, os profissionais de segurança de rede desempenham um papel fundamental. Eles são responsáveis por identificar e analisar vulnerabilidades, desenvolver políticas e procedimentos de segurança e implementar soluções de proteção. Além de monitorar constantemente a rede em busca de atividades suspeitas para responder a incidentes de segurança de forma eficiente.

Na segurança de rede, a gestão de firewalls é fundamental. Firewalls são dispositivos para filtrar tráfego e controlar acesso. Profissionais de segurança configuram e gerenciam firewalls, aplicando políticas de segurança e permitindo tráfego autorizado. Eles também lidam com soluções de detecção e prevenção de intrusões (IDS/IPS), identificando e bloqueando atividades maliciosas, alertando sobre ameaças e reduzindo tempo de resposta a incidentes.

No entanto, a segurança de rede não se resume apenas a tecnologia e ferramentas. Além disso, é necessário promover uma cultura de segurança entre os colaboradores, incentivando a criação de senhas fortes e a não abertura de emails ou links suspeitos.

Exemplos recentes de ataques ocorridos em um mês

  • Em 09 de setembro de 2023, o preço da moeda digital ethereum (ETH) despencou até 4,8% após o perfil no X (antigo Twitter) do co-fundador da criptomoeda, Vitalik Buterin, ter sido invadido por hackers. Eles conseguiram drenar quase US$ 700 mil dos seus seguidores.
  • Em 12 de setembro de 2023, o site do Aeroporto de Guarulhos sofreu um ataque cibernético. Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, não houve impacto nas operações nem foram feitas alterações no site.
  • Em 17 de setembro de 2023, um hacker virou alvo da PF após invadir o Sistema do Tribunal Regional Federal e alterar o parecer do Ministério Público Federal em pelo menos seis processos em que era réu. Ele alterou a decisão do juiz para ser absolvido. 
  • Em 24 de setembro de 2023, a Polícia desmantelou uma quadrilha com mais de 20 milhões de logins e senhas da polícia, Exército e Justiça. Um adolescente de 14 anos é apontado como líder.

Prevenção de ataques cibernéticos

A prevenção representa a melhor defesa contra ataques cibernéticos. Os usuários precisam evitar mensagens de erro suspeitas, especialmente aquelas que solicitam o download e a instalação de soluções de fontes não confiáveis, fora do ambiente do Google Chrome. É essencial baixar aplicativos exclusivamente das lojas ou sites oficiais dos desenvolvedores. Além disso, é fundamental manter os softwares de segurança sempre ativos e atualizados, juntamente com o sistema operacional.

“Manter o software e os plugins atualizados e adotar medidas de segurança cibernética, como firewalls e sistemas de detecção de intrusões, é de vital importância para reforçar a proteção do seu site”, afirma Flávio Fernandes da Silva, programador especialista em ChatGPT/Inteligência Artificial na ID Agência Digital. “Além disso, configurar alertas automáticos para atividades incomuns, como várias tentativas de login maliciosas ou mudanças na estrutura do site, é essencial”, recomenda.

Flávio Fernandes da Silva, programador especialista em ChatGPT
Flávio Fernandes da Silva, programador especialista em ChatGPT.

Verificação de ataques cibernéticos

Um checklist valioso para verificar possíveis invasões no seu  negócio ou site inclui os seguintes itens:

  1. Conteúdo não autorizado: fique atento a qualquer conteúdo publicado no site que não tenha sido adicionado pela equipe, como publicações em idiomas estranhos ou conteúdo suspeito, por exemplo.
  2. Aumento de contatos em idiomas estrangeiros: mantenha-se vigilante diante de um repentino aumento nos contatos por e-mail em idiomas estrangeiros ou de países inesperados.
  3. Formulário de contato: monitore o uso do formulário de contato, especialmente se notar mensagens incomuns ou repetitivas.
  4. Redirecionamento indevido: Esteja alerta caso visitantes estejam sendo redirecionados para páginas não relacionadas ao conteúdo do seu site.
  5. Alertas de segurança: Verifique regularmente o e-mail cadastrado nos alertas de segurança.

Glossário digital de segurança cibernética

Aqui está uma descrição das atividades incluídas em cada uma das categorias:

  • DoS (Denial of Service – Ataque de Negação de Serviço): refere-se a notificações de ataques nos quais um atacante utiliza um computador ou um conjunto de computadores para tirar de operação um serviço, dispositivo ou rede.
  • Fraude: engloba as notificações de tentativas de fraude, ou seja, incidentes para se obter vantagens, que podem ou não serem financeiras. O uso da palavra fraude é feito segundo Houaiss, que a define como “qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; logro”. Esta categoria, por sua vez, é dividida em: 
    • Phishing: envolve notificações de casos que variam desde páginas falsas com o objetivo de obter vantagem financeira direta, como bancos, cartões de crédito, meios de pagamento e sites de comércio eletrônico, por exemplo. Até tentativas mais amplas envolvendo serviços de webmail, acessos remotos corporativos, credenciais de serviços de nuvem, entre outros.
    • Malware: notificações sobre códigos maliciosos utilizados para furtar informações e credenciais.
  • Invasão: um ataque bem-sucedido que resulte no acesso não autorizado a um computador ou rede.
  • Scan: inclui notificações de varreduras em redes de computadores, tentativas de força bruta de senhas, exploração malsucedida de vulnerabilidades e outros ataques que não obtiveram sucesso contra serviços de rede disponibilizados publicamente na Internet.
  • Web: um caso particular de ataque visando especificamente o comprometimento de servidores web ou desfigurações de páginas na Internet.

A preparação e a vigilância são as melhores defesas

Como observado nos casos das redes KFC e Pizza Hut e na plataforma Setor Moveleiro, os ataques cibernéticos podem ter consequências graves. Desde o fechamento temporário de operações até o comprometimento de dados sensíveis. À medida que as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, a preparação e a vigilância são as melhores defesas.

Ao implementar as melhores práticas de segurança e fazer investimentos em tecnologias de proteção, as empresas conseguem assegurar a integridade de seus sistemas e conquistar a confiança de seus clientes, especialmente em um cenário digital em constante evolução.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também