Canadá é mercado em potencial para a indústria de móveis brasileira

Canadá é mercado em potencial para a indústria de móveis brasileira

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

canada-mercado-potencial-industria-de-móveis-brasileira

Sendo a 11ª maior economia do mundo e o 5º país mais atrativo para negócios, segundo o Índice de Mercado Potencial, embora o Canadá tenha uma indústria moveleira forte e focada no mercado interno, ainda é bastante dependente do produto importado, sendo um mercado interessante para indústrias de móveis com experiência em exportação.

É o que indica o “Estudo de Oportunidades para Empresas com Potencial e Exportadoras – Edição Canadá”, desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado com exclusividade para os associados do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Setor moveleiro no Canadá

Segundo o estudo, a indústria de móveis canadense passou por significativas transformações após a perda de competitividade internacional para os produtos asiáticos e o aumento do valor do dólar canadense.

Apesar disso, o consumo interno aparente de móveis no país foi de aproximadamente US$ 9,7 bilhões (valores sell -in) em 2020. O que representa um aumento de 1,7% no período de 2016 a 2020.

Além disso, mais dois indicadores podem ser extraídos dessa relação construída para o consumo aparente, são eles: participação das importações no consumo e participação das exportações na produção.

“Em 2020, a participação das exportações sobre a produção foi de 32,5%, enquanto cerca de 42,3% do consumo interno aparente de móveis e colchões no Canadá foi suprido pelas importações. Ou seja, apesar de focar sua produção no mercado interno, o país depende das importações para impulsionar o crescimento econômico e atender a demanda dos consumidores”, analisa a ABIMÓVEL.

Exportações da indústria de móveis brasileira para o Canadá

Dessa forma, o Canadá é um mercado interessante para empresas exportadoras, já que depende dos produtos importados, porém, que sejam mais experientes, visto que o país possui uma indústria moveleira consolidada e de forte reputação.

Dentre os principais fornecedores de móveis para o Canadá, aliás, o Brasil ocupa a 13ª posição, com um preço médio menor que a média geral, mas 82,1% maior que o preço praticado pela China, como é possível ver no gráfico abaixo.

canada-mercado-potencial-industria-de-móveis-brasileira

Logo, é possível inferir a partir deste indicador de preço, de maneira geral, que boa parte dos móveis exportados pelo Brasil estão fortemente direcionados ao mercado de meio/baixo valor agregado canadense.

Móvel brasileiro na América do Norte

O Canadá é, aliás, um dos mercados-alvos das ações do Brazilian Furniture nos Estados Unidos em 2022. Além de levar sete empresas aos pavilhões da ICFF (The International Contemporary Furniture Fair), que ocorre entre os dias 11 e 17 de maio, o projeto também reúne 24 fabricantes e 19 designers de móveis num dos mais conhecidos distritos de design nova-iorquino, o SoHo, com a mostra CASA BRASIL Nova York, entre 11 e 25 de maio, promovendo diversas atividades. Entre elas destaca-se a Missão Comercial com rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais, em especial da América do Norte e da América Central.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião