Preloader

Como usar canais do WhatsApp para relacionamento e vendas

Como usar canais do WhatsApp para relacionamento e vendas

Recentemente, em meados de setembro, o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp lançou uma nova funcionalidade. Na aba atualizações, além dos status dos contatos, agora os usuários podem encontrar conteúdos de canais de famosos ou empresas. Os canais do WhatsApp têm potencial para chegar mais perto do público e podem impulsionar as vendas. 

A Plataforma Setor Moveleiro traz mais informações sobre a ferramenta e dicas de como a indústria e o varejo do mobiliário podem utilizá-la para incrementar o relacionamento com o consumidor. 

O que são e como funcionam os canais do WhatsApp?

Os canais funcionam de forma similar às conversas que acontecem via aplicativo. A diferença é que apenas o proprietário do canal vai poder enviar as mensagens. A interação (com os emojis), o encaminhamento, a cópia e a denúncia estão liberadas para os seguidores. 

Hoje, os usuários encontram em destaque canais de streamings, portais de notícias, famosos e influenciadores. A Netflix, por exemplo, uma das mais antigas plataformas de streaming (transmissão) de séries e filmes, já conta com quase 8 milhões de seguidores em seu canal. 

O aplicativo reformulado conta com a aba atualizações, substituindo o antigo espaço dos status. Lá, ainda estão disponíveis as atualizações temporárias dos amigos. Logo abaixo, fica uma espécie de feed dos canais

Além da expansão global, que aconteceu no final da segunda quinzena de setembro, o WhatsApp está introduzindo melhorias. Os usuários poderão descobrir canais relevantes com base em sua localização e popularidade, as atualizações do Canal são mantidas por até 30 dias, assegurando que o conteúdo permaneça relevante ao longo do tempo. A funcionalidade de criação de canais é liberada aos poucos. 

[yotuwp type=”videos” id=”58tpLwHHrwQ” ]

Os canais do WhatsApp podem ser bons para a indústria moveleira?

A resposta é sim, porque eles podem aproximar as marcas dos consumidores. E, embora muitas empresas moveleiras não vendam diretamente para o consumidor, gerar lembrança de marca é sempre importante. “A indústria precisa pensar de forma mais humanizada e com a cabeça do varejo”, sugere a consultora de comunicação de marca e gestão de pessoas e cultura, Débora Prudêncio.

Pelo fato de o WhatsApp dominar a rotina digital da grande maioria dos consumidores, ele acaba se tornando uma plataforma onde todas as marcas querem estar, na avaliação de Gabriel Borges, cofundador da Ampfy.

O profissional explicou ao Meio e Mensagem que as possibilidades de interação com o consumidor se ampliam com a funcionalidade. “Abre-se uma miríade de possibilidades para marcas construírem suas próprias audiências e criar um canal de interação muito próximo com o consumidor para distribuir conteúdo. Vejo possibilidades em todos os segmentos e categorias, da promoção ao branding, da ativação ao conteúdo”, citou o executivo.

A Plataforma Setor Moveleiro já tem o seu canal criado para compartilhamento de conteúdo estratégico para o mercado.

Como criar um canal

  1. Abra o WhatsApp Web e acesse os Canais ao clicar na aba Atualizações.
  2. Clique no sinal de mais (+) > Criar canal.
  3. Clique em Continuar e continue a avançar conforme lhe for pedido na tela.
  4. Adicione um nome ao canal para acabar de o criar. Pode optar por alterar o nome de novo quando quiser.
  5. Personalize o seu canal com a descrição que pode interessar ao seu público.
  6. Clique em Criar canal.

Vale lembrar que a funcionalidade ainda não foi liberada para todos os usuários do aplicativo de troca de mensagens.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também