Qual é a perspectiva de uma empresa que, em 2024, completa meio século de existência com um olhar ainda voltado para celebrar o futuro? Certamente, é a continuidade de uma história sólida no Brasil, iniciada por seu fundador, Massimo Brivio. É a construção de um legado de responsabilidade, união, amor e respeito, sempre valorizando o trabalho de todos dentro dessa grande família e empresa italiana chamada Maclinea.
Desde 1974, a Maclinea no Brasil tem impulsionado a indústria de móveis para novos patamares de excelência e estratégia com as suas soluções prospectivas e assertivas. “Desde seu início, a Maclinea não só acompanhou, mas também antecipou as rápidas e intensas mudanças às quais estamos submetidos. De maneira exemplar, provou ser uma aliada inestimável para os negócios da indústria moveleira e madeireira no Brasil”, destaca Carlos Bessa, fundador da plataforma Setor Moveleiro.
O Setor Moveleiro teve a honra de conversar com os filhos de Massimo Brivio e sócios da Maclinea, os conselheiros Attilio Brivio e Susanna Brivio, responsáveis pela gestão e visão de sucesso da empresa. Assista à entrevista completa no canal Vitrine Setor Moveleiro no YouTube e confira agora os destaques nesta matéria.
Maclinea 50 anos celebrando o futuro
Attilio Brivio conta que a Maclinea teve sua origem em uma viagem organizada pela Associação Mecânica Italiana. Durante essa viagem, Massimo Brivio e seu amigo e parceiro Lazzaro Cremona visitaram Curitiba e se apaixonaram imediatamente pelo Brasil, especialmente pela cidade. Em 1974, fundaram a Maclinea com outros dois parceiros, os engenheiros Nicolini e Colombo. O objetivo era de estabelecer uma base fora da Europa, devido às dificuldades de trabalhar na Itália naquela época.
“Hoje celebramos 50 anos desta história principalmente para homenagear o trabalho daqueles que vieram antes de nós, como Marcello Luparia e os quatro sócios, além de todos os funcionários que contribuíram para tornar a Maclinea importante”, destaca Attilio.
Susanna Brivio ressalta que a Maclinea não é apenas um negócio; é muito mais, pois ambos os conselheiros também são apaixonados pelo Brasil desde que vieram da Itália aos 11 anos de idade.
O segredo de manter-se no auge aos 50
A motivação para inovação geralmente surge da necessidade de atender às demandas dos clientes. Segundo Susanna, isso é alcançado viajando e visitando muitos clientes por todo o Brasil, “para conhecer e entender quais são as suas aspirações e seus interesses”, disse.
Atualmente, a Maclinea está posicionada para um futuro promissor, com uma história sólida a seu favor. A empresa está implantando uma metodologia moderna de controle de custos e análise de dados, além de estar passando por uma reestruturação no setor de engenharia. Isso inclui novas máquinas e a parceria comercial com Masterwood para satisfazer todas as exigências dos clientes.
Para Attilio, as indústrias 4.0 e 5.0 são inevitáveis, mas devem ser abordadas com cautela, priorizando sempre a confiabilidade.
Cultura de responsabilidade e crescimento na Maclinea
Na Maclinea, a responsabilidade é mais do que uma palavra; é um compromisso fervoroso com todos os colaboradores e o respeito aos clientes. Os sucessores da empresa acreditam firmemente que enfrentar desafios é uma tarefa de equipe. É a maturidade que exige especialização em todos os setores e a união de todas as competências presentes na empresa. Por isso, a Maclinea adota um sistema de reuniões, debates de ideias e discussões para fomentar o crescimento contínuo. Afinal, o desenvolvimento individual de cada colaborador é essencial para o crescimento coletivo da empresa, por exemplo.
Festa da Maclinea e sua equipe
Uma atmosfera festiva marcou o evento comemorativo dos 50 anos da Maclinea, destacando o papel fundamental das pessoas na história da empresa. Os conselheiros concordam que, antes de ser uma empresa de máquinas, a Maclinea é uma empresa de pessoas. “As pessoas fazem a diferença”, acreditam.
Assista à transmissão ao vivo do evento de comemoração dos 50 anos da Maclinea no canal do Setor Moveleiro: Link para o vídeo. E acompanhe essa entrevista completa com os conselheiros Attilio Brivio e Susanna Brivio, no link a seguir: