Circuito Fuorisalone, em Milão, recebe mostras brasileiras

Circuito Fuorisalone, em Milão, recebe mostras brasileiras

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Começa hoje a tão esperada edição da Semana de Design de Milão, marcando o retorno do maior circuito de eventos, o Fuorisalone, e da maior feira do mobiliário do mundo ao seu formato tradicional, o Salone del Mobile.Milano.

Com mais de dois mil expositores, o Brasil também está representado no iSaloni, como falamos por aqui na última semana — clique para saber mais —, mas não é só dentro dos pavilhões do Rho Fiera Milano, onde ocorre o evento, que o design brasileiro contará sua história, que ganha também as ruas de Milão, na Itália, como parte da programação do Fuorisalone.

Entre as principais mostras e ações brasileiras por lá estão as organizadas e/ou apoiadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Brasil no Fuorisalone: ‘Design Transforma’

Entre elas, destaque para a mostra “Design Transforma Milão”, que é realizada pela primeira vez e ocorre já como parte do circuito oficial de eventos do Fuorisalone, entre 06 e 12 de junho de 2022

Pensada em formato de exposição, sob curadoria do escritório Moreira do Valle, o evento reunirá o resultado de um rico trabalho realizado entre 12 renomados designers brasileiros e 21 indústrias de móveis, que atuaram de forma conjunta no período da pandemia para o desenvolvimento de produtos e coleções assinadas, unindo o industrial e o feito à mão, acompanhando, p

“O conceito da ‘Design Transforma’ é estimular uma imersão no design brasileiro em pleno centro de Milão, permitindo que os visitantes do Fuorisalone naveguem livremente em um espaço formado por contêineres envidraçados sobre um gramado verde com jardins, dando a sensação de uma praça brasileira”, conta José Roberto Moreira do Valle, curador da mostra. 

Ele explica: “A exposição é composta por produtos criados e desenvolvidos por 21 designers e 24 empresas, que apresentam ao público internacional as técnicas inovadoras e sustentáveis da produção industrial de móveis do Brasil. Para tanto, revisitando produtos e designs, bem como reutilizando materiais, equipamentos, maquinário e processos que já faziam parte da estrutura do negócio, transformando o design em algo novo e único!”.

A ação é realizada por meio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que faz parte do escopo do Projeto Setorial Brazilian Furniture. “Esforços que têm levado o móvel brasileiro cada vez mais longe, destacando-se pela absorção e releitura de recursos e características únicas e particulares do País. Tais como as mais de 20 mil espécies de madeiras nativas; texturas e elementos como as rendas e tramas; os couros e a lã meridional; as cores e padrões festivos; a marcenaria clássica; o artesanato regional e muito mais”, ressalta a ABIMÓVEL. 

Além das peças criadas por intermédio do programa, o espaço celebrará também a cultura e o saber brasileiro, além de matérias-primas genuinamente nacionais.

A instalação será organizada na Piazza Santo Stefano 12 N 04, entre a Università Degli Studi di Milano e o Duomo di Milano, uma das regiões mais atrativas para o turismo e representativas para o design e a arquitetura milanesa. 

Conheça as indústrias participantes: 

design-transforma-milao

Poesia do Cotidiano: Brasil na INTERNI

Outra ação que faz parte da programação do Projeto Brazilian Furniture na Semana de Design de Milão 2022, é a mostra “Poesia do Cotidiano”, na Università Degli Studi di Milano, que recebe, mais uma vez, diversos setores produtivos ligados à casa e à decoração se encontrarão. Parte da programação do “Design Re-Generation”, evento oficial da INTERNI, criadora do Fuorisalone, a mostra é organizada pela ApexBrasil com curadoria de Bruno Simões. 

Nome que retrata tanto a sensibilidade quanto a casualidade descontraída, mas elegante do design brasileiro, a mostra acolhe obras de quase 50 marcas e designers de todo o Brasil em diferentes áreas, contando com oito empresas ligadas ao Brazilian Furniture. São elas: Breton, By Kamy, Decormade, St. James, Tramontina, Saccaro, Líder, Modalle e mais de uma dezena de designs.

Segundo o curador, a escolha das peças seguiu princípios de conexão à história, paisagem e cultura brasileira, tanto a artesanal como a industrial. Uma tentativa de homenagear os 200 anos de  Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna por produtos que exaltam o olhar  brasileiro original. 

“Eu queria criar uma mistura entre tradição e ousadia, entre passado e futuro. Temos desde o primeiro canivete fabricado no país de forma industrial, o modelo Santa Bárbara [1911], da Tramontina, até um exemplar do filtro de barro São João, da Cerâmica Stéfani [1934]. São objetos e marcas que integram nosso dia a dia há gerações e que aqui são reconhecidos como criações geniais ao lado de peças de grandes nomes do nosso modernismo, como Lina Bo Bardi e  Jorge Zalszupin; bem como contemporâneos de destaque como Sérgio J. Matos, Ronald Sasson e  Domingos Tótora”, pontua Bruno Simões.  

“Como não podia deixar de faltar, apresento também nomes absolutamente inéditos ao grande  público nacional e internacional, como a Ovny Company, o Molu Design, a Marcenaria Olinda, entre tantos outros que integram as 55 empresas participantes”, finaliza. Toda essa pluralidade de cores, materiais, formas, conceitos e sentidos podem ser vistos até o dia 12 de junho de 2022.

 

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião