Como as empresas devem responder aos consumidores em 2022?

“Os modelos de negócios tradicionais e as redes de logística estão sendo desafiados.” É assim que duas importantes especialistas da Euromonitor International definem o impacto das atuais tendências de consumo em ascensão no Brasil e no mundo. Para elas, as empresas precisam evoluir tão rapidamente quanto o comportamento do consumidor está mudando. Num mundo em que, mesmo com um certo retorno à “normalidade”, os hábitos de compra que conhecíamos anteriormente, não necessariamente implicam em lealdade à marca atualmente.

Empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre setores, marcas, economias e consumidores do mundo todo, a Euromonitor foi responsável por levantar as “10 tendências globais de consumo” que apresentamos durante as últimas semanas aqui na Plataforma Setor Moveleiro.

Para as pesquisadoras, os negócios de sucesso a partir de agora serão aqueles que atenderem aos consumidores nos termos deles, desde o desenvolvimento de produtos até o atendimento, negociação e entrega.

Ou seja, o relacionamento com o cliente não poderá mais ser puramente transacional. O desenvolvimento de conexões profundas e de apoio vai impulsionar as empresas para além da compra para que sejam vistas como aliadas. “Os consumidores vão preferir e confiar nas marcas que se mostrarem mais humanizadas”, reforçam Alison Angus, Head de Pesquisa de Estilos de Vida, e Gina Westbrook, Diretora de Tendências de Consumo da Euromonitor International.

Para além de consumidores, pessoas: a humanização dos negócios

Para tal, a experiência do cliente precisará ser multifacetada. “As empresas correm o risco de perder clientes se a experiência não for integrada e personalizada. Modelos híbridos eficazes permitem que as empresas possam alternar entre compromissos presenciais e virtuais, enquanto o futuro próximo ainda permanece imprevisível”, completam.

Para isso, será fundamental não só simplificar a tecnologia para iniciantes como também explorar o metaverso e personalizar as experiências digitais de acordo com o público-alvo.

A sustentabilidade é outro ponto que já é uma vantagem competitiva renovada. Com os consumidores gravitando em torno de produtos e comunidades ecologicamente corretos. Novos canais de distribuição e avenidas de comércio, como estratégias de vendas diretas ao consumidor ou programas de recompra, também podem oferecer fontes de receita adicionais.

As empresas devem, portanto, considerar parcerias com outros atores em todos os setores para compartilhar recursos, bem como expandir o alcance de seus produtos e serviços. Buscando atingir, assim, objetivos além de suas capacidades operacionais atuais. O que conversa especialmente bem com uma cadeia tão definida e estruturada como a moveleira.

Por fim, as especialistas em estilo de vida e tendências de consumo reforçam: “Os clientes estão se movimentando. As empresas deverão se movimentar com eles ou correrão o risco de perdê-los”.

Tendências globais de consumo

As 10 Principais Tendências Globais de Consumo apontadas todos os anos pela Euromonitor International são identificadas por meio de um trabalho em equipe, aproveitando ao máximo a ampla cobertura internacional da empresa, em cerca de 100 países. Englobando, para tanto, desde análises de mercados industriais até pesquisas quantitativas com consumidores globais.

Veja nosso último conteúdo da série clicando em: “Paradoxo da socialização: um retorno conflituoso à vida e ao consumo” 

 

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