Como as tendências do design de interiores impactam a indústria moveleira?

Tendências do design de interiores no setor moveleiro

[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]

As tendências do design de interiores nada mais são do que reflexo do estilo de vida das pessoas e das mudanças que acontecem na sociedade. Não faz muito tempo que o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19 transformou as casas em home offices, por exemplo. Da mesma forma, existe o movimento de famílias menores, vivendo em espaços reduzidos e, ainda, o envelhecimento da população. Tudo isso tem impacto direto na indústria moveleira.

Esse impacto na produção de móveis, portanto, vai desde a necessidade de mudanças da matéria-prima às formas de produção. Vai, ainda, da multifuncionalidade à dimensão dos produtos desenvolvidos. E, também, do minimalismo aos detalhes. 

Sustentabilidade entre as tendências do design de interiores 

Ano após ano, com alguma variação de nome ou característica, a sustentabilidade faz parte das tendências do design de interiores. Isso porque é cada vez mais frequente entre os consumidores a preocupação com o assunto. Preocupação essa, que tem levado, cada vez mais compradores, a buscar informações sobre a atuação das empresas e sua conduta em relação ao meio ambiente. 

Em uma edição do Demanda em Foco no Setor Moveleiro, em setembro do ano passado, a Plataforma Setor Moveleiro divulgou a percepção do consumidor em relação à sustentabilidade no setor. De acordo com a pesquisa, conduzida pelo IEMI – Inteligência de Mercado, 61% dos entrevistados buscavam saber se a peça tinha ou não matéria-prima sustentável na hora da compra.

Para a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), a indústria moveleira está atenta a esse processo. “A sustentabilidade é, de fato, uma das maiores marcas de nosso setor, que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, seguindo seu Guia de Sustentabilidade”, conta a diretora-executiva da entidade, Cândida Cervieri.

Ela cita o uso de madeira certificada, de gestão ou de manejo sustentável, como obrigatoriedade, assim como o não uso de substâncias não restritas, como é o caso de metais pesados.

Um dos exemplos dessa aplicação é o desenvolvimento de uma linha sustentável pela fabricante de Tanabi, no interior de São Paulo, a JB Bechara. A empresa lançou a linha Impact0 no final de 2022, com o primeiro produto – um conjunto de copa, composto por mesa e banquetas. “Provocamos os stakeholders e conseguimos insumos verdadeiramente sustentáveis. Até a embalagem pode ser reaproveitada, sem gerar resíduos”, diz o CEO, Rodrigo Bechara.

Cores e texturas também trazem natureza e tendências para dentro de casa

É nesse conceito que se baseia um dos últimos lançamentos do Grupo Eucatex, a Coleção Origens. A consultora de marketing da Eucatex, Andrea Krause, conta que a coleção é inspirada nas riquezas naturais brasileiras. A coleção contextualiza o toque natural, o apelo sustentável, a inovação e um estilo de vida mais voltado às conexões. “A neutralidade das cores, associada ao acabamento matte [fosco] das superfícies está em evidência no mercado global e é uma realidade no Brasil”, reforça.

Essas são as principais características do acabamento Matt Soft, da Coleção Origens, que apresenta efeito mate – acabamento fosco, que não reflete diretamente a luz que o ambiente recebe e minimiza o aparecimento de marcas de dedos, além de superfície com toque macio e suave. “Com isso, conseguimos traduzir acolhimento e conforto visual e também maior amplitude aos espaços, sem perder de vista a funcionalidade, que vai ser determinante na escolha do consumidor”, explica Andrea.

Espaços multifuncionais e menores nas tendências do design de interiores

A Móveis Belo atuou exclusivamente no mobiliário corporativo por mais de quarenta anos, quando o mundo foi surpreendido pela pandemia da covid-19, no início de 2020. As mudanças pelas quais a sociedade passou (e ainda vem passando) impactaram e ampliaram até mesmo o público-alvo da indústria de Arapongas, no Paraná. 

“O Mobiliário Belo oferece liberdade criativa. Não seguimos os padrões ditados pelo mercado de móveis. Criamos um conceito de Mobiliário que pode ser adaptado às tão diversas e incríveis realidades de cada pessoa”, reforça Rosana.

Feiras e eventos garantem informação atual e de qualidade

Para se manter atuante no mercado, acima de tudo, é fundamental o acesso a informações de qualidade a respeito das tendências do design de interiores. A diretora da catarinense Estofados Jardim, Adriana Stähelin, conta que o desenvolvimento de produtos é guiado pelo estudo do comportamento das pessoas.

“Nossa busca acontece em multicanais, incluindo a visitação em feiras de móveis e design, como o Isaloni em Milão. Além de monitoramento constante de revistas especializadas, blogs, redes sociais, mostras como a Casa Cor e instituições de pesquisa para obter insights valiosos”, comenta.

A partir daí, um comitê de produtos faz uma análise criteriosa para determinar as tendências que se aliam às preferências dos clientes.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também