A gente não cansa de ressaltar: os consumidores estão cada vez mais exigentes. Buscando, então, por experiências híbridas que combinam a fluidez digital acelerada pela pandemia com a familiaridade e intimidade de tempos anteriores. Como, então, comunicar sua marca e conquistar a confiança do consumidor em 2023?
Num mundo que sai de uma pandemia global em plena polarização na política e conflitos geopolíticos, além de entraves econômicos, bem como graves problemas climáticos, para pontuar apenas algumas questões, é natural que busquemos refúgio na segurança de memórias afetivas e que o consumo se desenvolva sobre um forte protagonismo das pautas sociais, de ideologias políticas e valores pessoais. Incluindi uma visão de mundo pluridiverso e do anseio por mais equidade nas relações entre marcas, consumidores e o que está à sua volta.
Tudo apontando para um cenário disruptivo de inovação tecnológica, que deverá ser gerenciado e alimentado pelas empresas e executivos já a partir deste ano. Com a comunicação de negócios e as relações públicas, portanto, sendo essenciais para criar pontes de interação e integração entre marcas e público-alvo.
Para comunicar sua marca e conquistar a confiança do consumidor
Dessa forma, apenas ofertar um produto de qualidade por um preço competitivo já não é mais o suficiente para convencer o consumidor. É preciso passar uma mensagem, estabelecer valores, demonstrar preocupação prática e proporcionar, se não soluções, ao menos alternativas para a criação de um mundo melhor. O que envolve produção e distribuição limpas, modelos de trabalho mais justos, compliance, diversidade e inclusão, e, importantíssimo, um uso adequado das novas tecnologias.
Entre os caminhos, nesse sentido, ressaltam-se:
E são essas nem tão novas, mas muito atuais tendências de relações públicas, comunicação e cenários da economia criativa, que começaremos a explorar a partir de hoje em nossa nova série aqui na Plataforma Setor Moveleiro, desenvolvida a partir do Guia Oficial 2023, idealizado pela Oficina Consultoria, especializada em reputação e gestão de relacionamento para empresas.
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Transparência, rastreabilidade e sustentabilidade
Em um contexto de “cybertopia” — ou seja, de novas ferramentas tecnológicas em um mundo descentralizado, tais como blockchains, criptomoedas, NFTs, web3, entre outros exemplos —, a consultoria orienta as corporações a se manterem na base da transparência, da rastreabilidade e da sustentabilidade. Isso, para conquistar e manter a confiança junto a seus públicos. Além da construção das habilidades comportamentais e de alfabetização digital, de consultoria e de desenvolvimento estratégico, de gestão da reputação com as partes interessadas e de comunicação de crise.
Lembrando que, em qualquer tempo, os negócios devem trabalhar para manter a confiança do público, com foco nas pessoas e no planeta, de modo a se tornarem promotoras de equilíbrio.
“A nossa recomendação é de renovação na aposta genuína na agenda ESG [ambiental, social e de governança]. Trata-se de um tripé virtuoso e inevitável dos negócios sustentáveis. De fato, os únicos capazes de geração de valor a longo prazo”, opina Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria. Ela acredita que há espaço para otimismo sobre o que está por vir em 2023.
Nas comunicações das marcas no mercado atual, por sua vez, o desafio será o domínio da Inteligência Artificial por demanda e baseada em dados, que abrirá novas fronteiras tecnológicas. “A inteligência artificial generativa virá como um turbilhão para os negócios da área de comunicação criativa, que podem se beneficiar com essa parceria homem-máquina inteligente. Novos aplicativos de IA despontam poderosos, com infinitas possibilidades”, destaca Patrícia. Para ela, as corporações terão que entender a profundidade da IA e as aplicações em cada ação de comunicação e de relações públicas.
Macrotendências para prestar atenção:
- Polarização e conflitos geopolíticos;
- Nova visão de mundo pluridiverso: equidade nas relações;
- CyberTopia: conveniência, hibridismo, regulações;
- Inteligência artificial abre novas fronteiras tecnológicas;
- Transparência, rastreabilidade e sustentabilidade são vetores centrais;
- Distopia climática e utopia tecnológica;
- Protagonismo das pautas sociais;
- WEB3 impulsiona descentralização e maior autonomia a usuários;
- Crescimento do mercado de réplicas digitais (digital twins, novas identidades);
- Saúde mental vira imperativo no pós-pandemia;
- Cidades se reinventam como smart cities.
No próximo conteúdosobre o tema a gente fala mais aprofundadamente sobre algumas dessas tendências.