Como o design pode responder às novas demandas do morar?

setor moveleiro,

Nós temos falado bastante aqui na Plataforma de Negócios Setor Moveleiro sobre as novas demandas do morar e como a dinâmica tradicional dos espaços domésticos vem mudando. Exigindo um novo olhar para esses ambientes e uma maior atenção com a nossa saúde e bem-estar, agora em que levamos cada vez mais atividades do universo urbano para dentro de casa. Seja por meio de pequenas reformas, uma repaginada na decoração ou a simples reorganização no layout, o desafio do momento é pensar na forma de adaptar velhos cômodos a diferentes funções. Com nossos lares abraçando as novas rotinas e estilos de vida que tendem a ganhar força nos próximos anos.

Insights estes, importantíssimos para os fabricantes de móveis na definição de estratégias e concepção de novos produtos para atender às demandas do viver no “novo normal”. Por isso, olhos atentos e mente aberta para a leitura do conteúdo a seguir! Confira algumas das tendências e soluções reunidas pela equipe de design e marketing da Impress Decor Brasil.

  • Um ano de transformações: O que esperar para o futuro do setor moveleiro?

Novas demandas do morar: Comecemos com o básico!

As cores são importantíssimas neste cenário de introspecção. Com diversos estudos comprovando o poder terapêutico e vibratório delas. Mas quando o assunto é decoração e arquitetura funcional, o papel das cores vai muito além. Em casas com ambientes multifuncionais, por exemplo, separar as funções dos espaços por cor pode ser uma ótima ideia! Se sua sala de estar também é seu escritório e área de jantar, criar “divisores visuais” no ambiente, explorando diferentes blocos de cor nas paredes ou nas superfícies dos móveis, deixa a casa mais bonita e organizada sem que se perca um centímetro de área.

Por falar em cores, paredes estreitas devem receber tonalidades quentes. Dessa maneira, a impressão é de que se trata de um ambiente aconchegante, não de um espaço pequeno. Outra dica para elevar a sensação de acolhimento é optar por materiais com aspecto natural. Os revestimentos melamínicos são ótimos aliados nesse sentido, trazendo versatilidade e bom custo-benefício aos projetos. Isso porque ele possibilita a reprodução de uma infinidade de superfícies, tais como madeiras, pedras, fibras e tecidos. Vale ressaltar que padrões com texturas, catedrais, veios e tramas com movimentos mais orgânicos turbinam a vibe natural e relaxante dentro de casa, atendendo às novas demandas do morar.

Dá para ser confortável e estiloso, sim!

Aliás, a partir do momento que começamos a passar grande parte dos nossos dias em espaços fechados, percebemos mais do que nunca o valor de ambientes bem iluminados. Por isso, nunca bloqueie janelas; aposte em espelhos localizados em posições estratégicas para rebater a luz natural por todo o espaço; e invista em luminárias portáteis (de chão, clique ou arandelas), que além de funcionais, dão um toque super legal na decoração.

Almofadas, mantas e tapetes, bem como superfícies com padrões lúdicos ou unicolores, também conferem conforto aos ambientes e podem ser usados para dar um up no décor. Funcionando, assim, como pontos focais de cor e inserindo estampas que ajudam a levantar o astral dos nossos lares. Formas geométricas no revestimento de móveis e paredes, por exemplo, estão bastante em alta e trazem uma pegada moderna e criativa ao projeto. Além disso, esses itens também permitem criar efeitos óticos. Enquanto tapetes pequenos recortam os espaços, os largos trazem efeito de fluidez e continuidade.

Mobiliário multiuso para ambientes multifuncionais

Outras dicas essenciais se dão em relação à otimização desses espaços, o que tem tudo a ver com o bem-estar. Afinal, ambientes com muita informação ou com pouca área de circulação podem causar uma estafa emocional. A primeira sugestão é investir nos móveis certos. Mesas redondas, de preferência com até 80 cm de diâmetro, são ideais para casas e apartamentos pequenos, além de serem bastante estilosas. Móveis dobráveis e empilháveis também são boas opções nesse quesito.

Modern living room by Transition Interior Design Modern

by Transition Interior Design

Além disso, pufes que podem ser utilizados como mesinha de centro, camas com gavetas embutidas, bem como painéis de MDF revestido que permitam suspender aparelhos eletrônicos e utensílios domésticos, também aumentam a funcionalidade dos espaços. Em tempo, pensar na casa no sentido vertical, com mobiliário mais alto e com formas mais puras, pode ajudar a criar uma sensação de maior fluidez entre os ambientes.

Novas demandas do morar vão muito além da estética

E não esqueça de aproveitar cada cantinho de forma inteligente e agradável. Como, por exemplo, optando por portas de correr; usando ganchos nas paredes e atrás das portas; bem como utilizando móveis triangulares para preencher “cantos mortos” da casa. Essas dicas, aliás, são ideais para criar “mini halls de entrada” – tendência que segue o aumento da preocupação com a higiene pessoal e a assepsia dos ambientes – em casas que não contam com esse espaço extra. 

E aí, moveleiro, captou as mensagens?!

Veja também