O bom relacionamento da empresa com os colaboradores – e entre eles – faz toda a diferença nos resultados de vendas no final do mês. E isso se consegue com os esforços para manter uma comunicação interna efetiva. Esse é o assunto desta reportagem da Plataforma Setor Moveleiro, que traz mais informações sobre técnicas de comunicação interna e sobre como ela pode fazer a diferença na sua indústria.
Quem fala mais sobre o assunto em uma entrevista exclusiva é o especialista em endomarketing, Daniel Costa, também autor de livros sobre comunicação interna. Seu título mais recente – o “Vamos conversar? Histórias e outros caminhos para a Comunicação Corporativa” – fala, principalmente, sobre as mudanças trazidas pela pandemia, nas relações dentro das empresas.
O que é a comunicação interna?
A comunicação interna deve fazer parte das estratégias de comunicação integrada de uma organização. Em geral, se pensa muito no público externo em ações de propaganda e redes sociais. A comunicação interna efetiva foca as suas ações nos colaboradores da empresa.
E ela nada mais é do que o compartilhamento de informações que sejam relevantes e estratégicas para o negócio. O objetivo é manter todos os colaboradores alinhados com o discurso e com as metas da empresa.
A comunicação interna efetiva promove a melhoria do clima organizacional e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores. Com isso, também acontece a redução do turnover – rotatividade dos colaboradores.
O papel da comunicação interna nas vendas
Daniel Costa lembra que o principal insumo de quem trabalha com vendas é a informação. “Por isso, é tão importante ter informação consistente, clara e sólida sobre o produto ou serviço”, justifica. “Isso não apenas vai fazer com que esse profissional tenha clareza, mas também confiança”, completa.
- Leia mais – Gerenciamento de crises no setor moveleiro: estratégias de comunicação para prevenção e gestão
O desempenho da equipe de vendas também será diretamente impactado pela gestão, acrescenta Daniel. Portanto, a comunicação do líder para a equipe deve acontecer de forma a mantê-la estimulada e engajada. “Costumo dizer que o colaborador engajado tem o propósito no coração e a estratégia na cabeça. Quem promove isso é o líder”, conta o especialista.
Toda empresa tem problemas de comunicação
Ainda que seja importante, Daniel Costa reconhece que toda empresa tem problemas de comunicação. De acordo com os diagnósticos que faz já há mais de 20 anos, eles são frequentes e recorrentes. “Uma performance superior é consequência direta de uma comunicação efetiva. Isso vale para o desempenho de vendas e de toda a organização”, avalia.
Neste sentido, é a comunicação entre as áreas é a que apresenta mais problemas. E isso vai gerar, conforme reforça o especialista, perdas financeiras para a empresa e/ou para o cliente, retrabalho e frustração.
Comunicação interna se faz com escuta e diálogo
Embora a comunicação digital seja quase predominante, principalmente no pós-pandemia, Daniel Costa afirma que o resgate da conversa com escuta e diálogo é fundamental. E para isso, pondera, o canal é o menos importante. “Não é sobre eliminar as tecnologias, mas sobre encontrar o equilíbrio”, finaliza.