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Da cadeia de fornecimento ao ponto de venda: lições aprendidas na NRF 2023

Da cadeia de fornecimento ao ponto de venda lições aprendidas na NRF 2023 - Plataforma Setor Moveleiro

Todos os anos, a NRF Big Show atua como um palco para a apresentação das soluções tecnológicas mais avançadas, inovadoras e, cada dia mais importante, sustentáveis para o setor varejista. Enquanto na semana passada falamos aqui na Plataforma Setor Moveleiro sobre como o varejo sustentável depende também de fornecedores igualmente engajados, hoje exploramos um pouco mais das previsões e dos ensinamentos deixados pela NRF 2023 quando o assunto é essa conexão entre a cadeia de fornecimento e os pontos de venda. 

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Nesse sentido, três tendências-chave dominaram o evento em Nova York (EUA) neste ano: operações simplificadas da cadeia de fornecimento, interação de alta qualidade com o cliente (que está no centro de tudo) e PDVs sem interrupção.

Quem explica mais aprofundadamente sobre como essa macrotendencias refletem na prática é é a vice-presidente de marketing e parcerias na Teamwork Commerce, Amber Hovious.

Racionalização da cadeia de fornecimento

Os varejistas reconhecem a necessidade de eficiência operacional. Visando não apenas tornar seus processos mais rápidos e econômicos, mas talvez ainda mais importante, para melhorar a experiência geral do cliente. A crescente demanda por melhores soluções na cadeia de fornecimento ficou clara na NRF 2023, com várias organizações demonstrando sua capacidade de melhorar o controle de estoque e a gestão de pedidos. Tudo em benefício do consumidor final 

A fim de implementar com sucesso soluções em cadeia que melhorem a experiência do cliente, os varejistas devem encontrar maneiras de integrar perfeitamente as soluções dos seus fornecedores com tecnologias de varejo mais amplas, desde plataformas de comércio eletrônico a pontos de venda sem interrupções, objetivando proporcionar uma experiência verdadeiramente omnicanal.

Criar uma cadeia de suprimento flexível, eficiente e econômica melhora as operações e torna todo o processo tanto para os fornecedores e varejistas quanto para os entregadores, montadores e, por fim, para os consumidores finais mais ágil. Com os últimos anos em mente, esta é certamente uma área que vale a pena investir a longo prazo.

Interação de alta qualidade com o cliente

Em um ambiente de varejo competitivo, o nível correto de interação com o cliente pode diferenciar os varejistas de seus concorrentes. Na NRF, os participantes testemunharam algumas das mais fascinantes inovações disponíveis. Novas tecnologias de exposição, soluções holográficas e de experimentação virtual foram algumas das alternativas vistas em todos os cantos dos três andares do evento.

Dessa forma, é importante dizer que a estética desempenha claramente um papel proeminente na interação com o cliente, mas a NRF também mostrou que o aproveitamento dos dados corretos ainda é uma clara prioridade neste campo para os varejistas. 

Outra tendência pungente da feira foi a abundância de dados e tecnologia analítica disponível no mercado atual. Para que os varejistas tenham um desempenho acima da concorrência, eles devem ter acesso aos dados corretos e com segurança. Com um sistema seguro de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), bem como uma análise de dados e relatórios aprimorados, os varejistas podem conhecer melhor seus clientes de maneira individual e personalizar suas experiências tanto on-line quanto na loja. 

Além disso, os varejistas que são capazes de integrar sistemas CRM com sistemas de POS (Pontos de Vendas) podem ajudar os profissionais de vendas a fornecer uma experiência de alto nível ao cliente com todo o conhecimento necessário na ponta de seus dedos.

Entrega sem atrito

Talvez a atração mais popular para os participantes do Big Show deste ano tenha sido a contínua evolução dos sistemas de PDV nas lojas. Nos últimos anos, o mundo varejista testemunhou melhorias significativas nos pontos de vendas, desde pagamentos sem contato racionalizando a eficiência dos caixas até terminais móveis de PDV que diminuem filas em todas as lojas. Entretanto, a NRF 2023 ampliou ainda mais os limites.

Os caixas movidos a RFID (identificação por radiofrequência, facilitando a leitura das etiquetas) tornou-se a atração principal para alguns expositores. E se a tecnologia puder ser utilizada em massa em toda a indústria, a fila de espera pode realmente se tornar uma coisa do passado. Os clientes simplesmente colocam sua cesta de compras ou as tags dos produtos que estão comprando, independentemente de quantos itens sejam, em uma área designada no terminal de caixa e todos os produtos são escaneados em segundos, graças às etiquetas RFID e ao software integrado a elas.

Além disso — e potencialmente ainda mais impressionante —, os visitantes da NRF 2023 puderam testemunhar demonstrações antecipadas do serviço “tap to pay” no iPhone, que pode permitir aos varejistas aceitarem pagamentos por smartphone sem nenhum terminal ou hardware extra. Em algum momento no futuro, os colaboradores da loja só precisarão de um dispositivo móvel em seus bolsos para poder verificar os clientes onde quer que estejam na loja. As oportunidades em torno dos POS são fascinantes e devem estar no radar de todos os varejistas que pensam no futuro em 2023.

Uma previsão para 2023

A NRF tipicamente dita como o setor do varejo continuará a se desenvolver durante o resto do ano, e o evento de 2023 não decepcionou. Como os varejistas continuando a reconhecer a importância de permanecer ágeis às mudanças no comportamento dos consumidores, suas ações seguirão o exemplo. Seja por meio de cadeias de fornecimento ais eficientes, alavancando dados corretamente ou tornando o processo de checkout o mais simples possível para os clientes, 2023 tem muito a oferecer aos varejistas que procuram tornar sua experiência na loja mais atraente para os consumidores enquanto fortalecem suas capacidades e presença omnichannel.

 

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