Desconto ou frete grátis? Frete grátis!

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Frete grátis – A tomada de decisão de compra passa por diversas etapas. Com detalhes, então, que podem ser cruciais para a opção final por determinada loja ou produto. Na semana passada, por exemplo, falamos em nossa série “O Futuro do Varejo”, sobre diversas modalidades de entrega em ascensão

Enquanto é óbvio, contudo, que a busca pela entrega de um produto de qualidade seja a base de qualquer negócio, o que mais pode ser agregado, de forma a melhorar a experiência do cliente e fazer com que ele volte a procurar sua marca ou loja? 

De acordo com pesquisa conduzida pela Outbrain, 52% dos consumidores classificam a velocidade na entrega como o principal fator de influência na hora da compra. Na sequência, com 38%, aparece frete grátis ou com desconto.

Entrega rápida e barata

Outro estudo, este conduzido pela Econsultancy, aponta que cerca de 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro ocorrem por conta do preço do frete.

Outra pesquisa, da Locaweb, que ouviu milhares de consumidores brasileiros para entender quais os principais motivos que levam uma pessoa a comprar em determinado e-commerce, indicou que 54% dos entrevistados apontaram o frete grátis como a principal razão para comprarem em pequenas e médias lojas virtuais. Preço baixo e produtos de qualidade aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Frete grátis é tática na fidelização de clientes: uma realidade possível no varejo de móveis?

Se por um lado  fica clara a importância que o consumidor brasileiro dá para a entrega rápida e barata, ou, ainda, melhor, para a entrega grátis, é claro que este é um luxo que nem todas as empresas podem oferecer, principalmente as menores. Por mais que o frete gratuito seja bastante atrativo e tenha, sem sombra de dúvida, potencial para otimizar as vendas, pode não se tratar de uma prática rentável.

Como já falamos AQUI na Plataforma Setor Moveleiro, porém, é preciso que a gestão da empresa avalie se abrir mão de uma margem da lucratividade para agregar valor à experiência que o cliente terá ao consumir seu produto é viável para o atual momento da operação.

Trata-se, portanto, de uma avaliação cuidadosa e que pode definir os rumos do seu negócio. Obviamente, o que funciona para uma companhia nem sempre surtirá os mesmos efeitos em outra. A única coisa que podemos ter certeza é que esse é o tipo de comportamento que o consumidor espera por parte da empresa. Que haja cuidado, dedicação e humanização na hora de vender.

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