Design estratégico: Para um novo momento, uma nova forma de pensar e agir

Design estratégico no setor moveleiro

Como promessa é dívida, e inadimplência é assunto para outro artigo aqui na Plataforma de Negócios Setor Moveleiro, continuamos com nossa série de conteúdos sobre design estratégico – a metodologia que você deve aplicar agora na rotina do seu negócio! A questão é: falamos tanto sobre marketing estratégico, que esquecemos de realizar uma interface imprescindível com o design, perdendo – e muito! – em termos de profundidade e atributos no desenvolvimento de produtos, campanhas e ações.

Isso porque, o design estratégico nos permite – obriga, aliás – ir além do pensamento sobre o design apenas em termos de resultados isolados e de ordem criativa, seja no desenvolvimento de um produto, um serviço, um site, um material de marketing etc. Em vez disso, ele nos convida a olhar para o “problema” como um todo – tanto do ponto de vista interno quanto externo, considerando a cultura organizacional, o comportamento do mercado ou as mudanças sociais e ambientais, enfim, tudo o que possa impactar no processo. Usando, assim, ferramentas e métodos apropriados para alcançarmos soluções adequadas e integradas.

Mas tanta “problematização” não nos tomaria mais tempo? Quando atuamos de maneira multidisciplinar, adequada e responsiva, eliminamos erros e falhas no processo de análise e execução, evitando refação, criando consenso e coesão, e, especialmente, alinhando toda a equipe e desenvolvimento de maneira sistêmica, consequentemente, resolvendo problemas / produzindo de maneira muito mais rápida e assertiva.

Não há fórmula mágica!

Estamos em um momento que nos forçou a aprender a fazer tudo de uma forma que muito provavelmente não fazíamos antes. Ou até de colocar em prática em poucos meses, o que estava nos planos dentro de um ou dois anos. Tudo isso gera ansiedade, claro. O primeiro pensamento é que se enfrentamos todos o mesmo problema, provavelmente precisaremos todos da mesma solução, correto? Não! “Não há uma fórmula mágica que vá funcionar igual para todas as empresas, mesmo dentro de um mesmo segmento. E é justamente este o papel do design estratégico: desenvolver a melhor solução para o seu negócio, demanda, serviço ou produto”, explica Claudia Lens, consultora de processos e produção.

Para isso, ela explica que existem muitas ferramentas de design estratégico disponíveis e suas aplicações dependerão das especialidades de cada time de profissionais envolvidos no projeto (designers, marketing etc.), bem como do modelo, tipo e setor de atuação do negócio. Bastante atuante no setor moveleiro, a especialista trabalha com uma metodologia desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da qual fez parte, e hoje tem a oportunidade de ser uma das replicadoras em nível nacional.

Check-up

Nessa etapa, ocorre o alinhamento das expectativas do projeto, a apresentação do plano de trabalho e o cronograma para o desenvolvimento deste. São utilizadas algumas ferramentas para a realização de benchmarking, análise de tendências e macrotendências, análise do setor e o diagnóstico da empresa.

Análise

Aqui é o momento onde são trabalhadas as informações coletadas anteriormente e, com o uso de mais algumas ferramentas, essas informações dão origem à identificação de oportunidades. Normalmente, essas oportunidades são trabalhadas em um workshop, com o envolvimento de um time multidisciplinar da empresa, gerando a seleção das oportunidades que são mais relevantes para o momento dos negócios. Isso vai orientar o plano de ações que será trabalhado a curto, médio e longo prazo.

Estratégia

Nesse ponto é traçada a estratégia baseada no plano de ações. O foco aqui é o que chamamos de tríade estratégica, considerando produto, serviço e comunicação. Por isso, o resultado costuma ser mais efetivo. Afinal, não se tratam de ações pontuais, mas, sim, ações integradas, o que alavanca a chance de sucesso e assertividade.

Monitoramento

Essa etapa apoia a empresa para garantir que as ações sejam realmente efetivadas. Caso necessário, faz-se pequenos ajustes para que o ciclo se complete, monitorando-se os resultados por um período, que pode ser combinado entre as partes. Isso é importante para que a empresa tenha segurança na contratação do serviço.

Conclusão

Embora enfrentemos todos a mesma tempestade, não estamos todos no mesmo barco. Cada empresa possui sua bagagem pós-pandemia, bem como suas individualidades de modo geral – financeiras, estruturais, setoriais, geográficas… Se compartilhamos de um pensamento generalista, porém, é que o design estratégico possa ser, sim, um dos métodos mais eficientes para o reposicionamento da sua empresa no mercado, sendo um abraço da Inteligência de Mercado, criando, assim, uma nova mentalidade de marketing e vendas, bem como agregando cada vez mais valor e conceito à sua marca, produto e serviço – questões essenciais para criar diferenciação entre os novos perfis de consumidores, cada vez mais atentos, informados e questionadores (falamos mais sobre mindful consumption aqui).

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