Do ERP ao metaverso: Promob explora novas tecnologias para o futuro do setor moveleiro

Do ERP ao metaverso: Promob explora novas tecnologias para o futuro do setor moveleiro

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Promob-ForMóbile-2022-Futuro-do-Setor-Moveleiro-Metaverso

É uma máxima: economia de tempo e dinheiro com a otimização de processos é objetivo básico em qualquer empresa; junte a isso a ampliação dos lucros, a modernização dos serviços e chegamos a um cenário ideal tanto na indústria como no varejo.

Questão que começa quase sempre pela integração e organização dos diversos produtos, serviços e componentes que englobam as etapas de gestão, produção e vendas. E, claro, a tecnologia vem exercendo um papel nunca antes visto nesse sentido.

Do ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) ao metaverso, então, o que podemos esperar para o futuro do setor moveleiro?

Focada no desenvolvimento de soluções de ponta a ponta para o setor de madeira e móvel, a Promob Software Solutions visa atingir esses ganhos nas fábricas, marcenarias, lojas, escritórios de arquitetura e de design, por meio de programas integrados e acessíveis nas mais diferentes etapas da cadeia.

No mercado há quase três décadas, é claro que muita coisa mudou de lá para cá. Com a Promob incorporando-se a outras grandes empresas do setor, como a 2020, a Compusoft e a Focco Soluções de Gestão. Formando-se, assim, o maior grupo de tecnologia direcionada ao setor moveleiro no mundo.

Ampliando, dessa forma, o leque de soluções, bem como criando novos e aprimorando os já conhecidos programas de apoio às empresas e profissionais da área, ao acompanhar e indicar tendências para o setor, que vêm mudando de forma cada vez mais acelerada, especialmente nos últimos anos.

Os softwares para projeto, produção e gerenciamento são desenvolvidos para tornar mais eficiente o relacionamento entre usuário, tecnologia e mercado. Assim, agregando valor e competitividade ao trabalho de fabricantes, lojistas, marceneiros, arquitetos e designers de interiores.

Enquanto as soluções visuais de CPQ (configuração, preço e cotação) simplificam o planejamento, a composição e a visualização para potencializar as vendas no setor de cozinhas, banheiros, móveis, janelas e portas, entre outros. Suportando, dessa maneira, toda a cadeia de valor de vendas, desde fabricantes até os consumidores finais.

E o que vem pela frente? É isso o que a Promob vem tentando descobrir e responder ao mercado

Líderes globais em soluções inovadoras para projetos de ambientes 3D, produção e gestão na indústria moveleira, a Promob e suas empresas parceiras aproveitaram a edição especial da ForMóbile 2022, que ocorreu na última semana (05 a 08 de junho) para realizar e até mesmo testar diversas ações junto a clientes e visitantes.

Uma das principais atrações do estande de 150 m² foi o Espaço Metaverso. Isso mesmo! Conceito ainda pouco difundido no setor moveleiro, que recria uma experiência física em um ambiente totalmente digital, o “metaverso” tem sido um dos assuntos mais comentados — do entretenimento ao mundo dos negócios — nos últimos tempos.

 

“Esta ainda não é uma tecnologia oferecida pela Promob ao mercado. Mas se reconhece a importância de permitir a interação com este recurso, por ser uma dos principais movimentos em ascensão no mundo, já trazendo efeitos em vários setores. Com a Promob cumprindo, portanto, sua missão também de apontar tendências tecnológicas em nossas áreas de atuação”, enfatiza Vanderlei Buffon, fundador e gerente geral da Promob.

Quem foi até o estande da marca pôde viver a experiência de entrar em um ambiente tridimensional e caminhar como se estivesse dentro do projeto, interagindo com o ambiente projetado. “Nossa intenção foi a de proporcionar aos nossos clientes, parceiros e visitantes, uma experiência imersiva desta tendência que está se expandindo, e que tem relação quando falamos de personalização da experiência do cliente”, ressalta Jaqueline Maraschin, head de marketing da Promob.

Futuro do setor moveleiro: metaverso e experiência do cliente

Experiência do cliente que, aliás, tem sido o ponto-chave no planejamento de empresas de todos os setores, em especial aos diretamente ligados ao viver, como é o caso do moveleiro. O tema, inclusive, foi foco da palestra “Como vender mais móveis no cenário atual”, ministrada por Carlos Bessa, CEO da Plataforma Setor Moveleiro, no Palco ForMóbile.

“Com novos comportamentos de compra e novas expectativas dos clientes perpetuando-se, as mudanças estão remodelando a expectativa de experiência de quem compra, que, mais do que um produto, busca por atendimento, serviço e satisfação, seja pessoal ou social”, falou o palestrante. “O preço por si só já não é mais um diferencial. Hoje, mais do que nunca, compra-se valor agregado. Algo geralmente não palpável, mas que traz vantagens reais para a vida de quem compra: seja em agilidade, praticidade, status, identificação, representatividade etc.”

O que se aplica também, claro, aos processos e canais de vendas, que devem ser cada vez mais personalizáveis, responsivos, organizados e intuitivos tanto para gestores e colaboradores como para parceiros e clientes.

E não é só isso, já há lojas virtuais, por exemplo, que facilitam as vendas de e-commerce oferecendo produtos exclusivamente digitais, incluindo tokens não fungíveis, as NFTs, para vestir e hospedar avatares, por exemplo.

Os entusiastas do metaverso, portanto, visto por muitos como o futuro da internet, dos negócios e das relações sociais, acreditam que as empresas que investirem nessa abordagem desde agora poderão obter grandes vantagens a médio prazo. E, sim, o conceito é ainda difícil de ser explicado, mas fica mais fácil de entendermos ao vivenciarmos uma experiência como a possibilitada pela Promob durante a ForMóbile.

Futuro do Setor Moveleiro

E você, leitor, já está inteirado sobre o assunto? Acredita que o metaverso possa impactar os negócios no setor moveleiro? De que maneira? 

Deixe Um Comentário

  • Categories: Varejo

    Varejo de móveis – Continuando com o sobe e desce no setor moveleiro em 2022, numa cadeia que ainda vem […]

  • Categories: Marketing

    Como as marcas podem criar engajamento com consumidores superestimulados, expostos à poluição de dados e ao choque com o as […]

  • Categories: Indústria
  • Categories: Feiras

    Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Biomas do País com a maior biodiversidade do planeta, o Brasil, e […]

  • Categories: Demanda em Foco

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria

    Produção de móveis – Depois de divulgar o balanço do primeiro quadrimestre de 2022, segundo o relatório Conjuntura de Móveis, […]

  • Categories: Varejo

    Preço dos móveis sobe Afinal, aumento no faturamento significa lucro? Se você tem um negócio, sabe muito bem que não. […]

  • Categories: Indústria

    A produção na indústria de móveis registrou queda de 24,9% no primeiro quadrimestre de 2022, de acordo com informações divulgadas […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião