Dois em Um: Assertividade e Agilidade

Dois em Um: Assertividade e Agilidade

19 de janeiro de 2021Categories: ColunistasTags: ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

gestão da indústria moveleira

O momento exige mais estratégia do que nunca. Aumentar a produtividade da equipe e entregar resultado com valor agregado e focado no cliente final, por exemplo, é, sim, possível, mas não sem método. Ter uma rotina e uma disciplina é imprescindível para obtenção de resultados positivos, e neste artigo eu quero compartilhar um método bastante eficaz: o “Dois em Um”. 

Vou chamá-lo assim, por ele unir duas ferramentas, o Design Thinking + o Scrum – dos quais falamos mais detalhadamente a seguir -, possibilitando um trabalho bastante abrangente, assertivo e direcionado, por meio da aplicação do Design Thinking com o resultado ágil do Scrum. Afinal, ajustar o mindset da empresa aos desejos do consumidor vai colaborar na redução dos riscos e aumentar a assertividade. 

Leia mais: Mais design, por favor !

Com o Design Thinking podemos compreender a necessidade do usuário final minimizando  a possibilidade de erros e, consequentemente, acelerando a definição do produto para start da produção. Isso porque, por meio dessa estratégia pensamos o design de fora pra dentro, ou seja, ele é baseado nas informações que o próprio usuário nos fornece. 

Dessa maneira, além do foco no usuário em si, o produto desenvolvido por meio do Design Thinking leva em consideração a melhor adequação aos processos da empresa. Tornando mais tangível, orientando e viabilizando, tecnologicamente e economicamente, o desenvolvimento do produto. 

O Scrum, por sua vez, é um framework de gerenciamento de projetos que garante entregas em etapas mais assertivas e ágeis. Todas as atividades são priorizadas, cada uma com seu prazo e personagens definidos em um curto espaço de tempo. Possibilitando, ainda, a identificação rápida da necessidade de melhoria e a busca de soluções. O que permite a redução de erros e retrabalhos. 

A aplicação das ferramentas em conjunto proporciona um projeto mais flexível, com maior qualidade, comunicação mais efetiva e maior produtividade. O gráfico abaixo mostra um pouco do caminho que é percorrido e como as duas ferramentas se unem oportunizando um método “TOP”.

Essa é uma das uniões mais inteligentes para empresas que precisam desenvolver com assertividade e agilidade. Entre tantos projetos dos quais já participei, esse, sem dúvidas, é o método que mais se compara à técnica alemã de desenvolvimento. Particularmente, sou fã! 

Nos próximos posts, continuaremos a viagem pelo fantástico mundo do design e suas parcerias estratégicas. Afinal, não se vence guerra sem ter a certeza de onde atacar!

CL CONSULTORIA 

Claudia Lens – https://www.instagram.com/cl_consultoria/

Um Comentário

  1. marcos 24 de fevereiro de 2021 at 16:33 - Reply

    Muito bom e útil este site!
    Gostei muito.
    Parabéns!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Economia

    A soma das riquezas produzidas pelo País caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto […]

  • A dinâmica é simples: menos renda, menos consumo. A variação de renda no Brasil somada ao aumento da informalidade no […]

  • Categories: Design
  • Categories: Colunistas

    A internacionalização de empresas vem se tornado uma possibilidade bem interessante para os negócios, especialmente para aqueles que descobriram após […]

  • Categories: Marketing

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião