É possível aplicar o lean na indústria moveleira?

É possível aplicar o lean na indústria moveleira?

25 de janeiro de 2021Categories: IndústriaTags: , ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

chao-fabrica-moveleira

Para falar sobre uma das filosofias produtivas que mais crescem e trazem resultados positivos para o setor industrial ao redor do mundo, a Terzoni – empresa de consultoria e treinamentos especializada na metodologia lean – traz hoje mais um conteúdo sobre o tema em sua coluna na Plataforma Setor Moveleiro

Em nossa primeira contribuição por aqui, falamos sobre os benefícios do lean manufacturing – também conhecido como “produção enxuta” – nas indústrias em que o método é aplicado. Um ponto muito importante a se levantar, porém, é que esses benefícios dependem diretamente da implantação adequada da metodologia, bem como do comprometimento das pessoas envolvidas nos processos operacionais e administrativos. Do contrário, como citamos na ocasião, a solução pode, sim, se tornar um problema. Implicando, entre outros pontos, na limitação da capacidade produtiva da fábrica. E é sobre como realizar a melhor implantação, aplicação e otimização desses processos que falaremos a partir de agora.

Embora o lean tenha começado na indústria automobilística, com o Sistema Toyota de Produção, a filosofia pode ser aplicada em empresas de diversos setores e segmentos, inclusive na indústria moveleira. Pensando nisso, listamos cinco dicas essenciais para te ajudar nessa nova jornada de implantação da metodologia lean em sua fábrica de móveis. Leia a seguir!

1.  Faça o mapeamento dos processos

Entender exatamente como o seu negócio está operando e como a produção está sendo feita na fábrica é um dos primeiros pontos a se levar em consideração ao aplicar o lean na empresa. Ou seja, para começar a pensar em aplicar a metodologia é preciso entender realmente como o seu negócio está funcionando.

O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que consiste em analisar e compreender como os negócios estão operando, documentando cada passo da operação na fábrica. Por meio dessa ferramenta é possível identificar tarefas desnecessárias, falhas nos processos de produção e reduzir atrasos ou retrabalhos. Tendo, assim, mais controle dos processos e sendo possível melhorar a satisfação do cliente.

 2. Atenda a demanda de acordo com os pedidos dos clientes

Em fábricas de móveis, a produção geralmente é feita em larga escala e empurrada para o cliente. Com o lean, porém, a produção da fábrica será puxada pela demanda gerada por esses clientes. Ou seja, produzir no tempo certo de acordo com os pedidos já realizados.

Com a produtividade direcionada ao que o cliente precisa, a empresa evita grande ocupação do estoque e móveis parados. Esse tipo de produção é aplicado no lean como Just in Time – “na hora certa”. Baseado no princípio de só produzir quando há necessidade, o sistema Just in Time consiste em fazer exatamente o que o cliente precisa, no momento ideal e na quantidade necessária.

Dessa forma, a sua fábrica elimina desperdícios no processo de produção e estoque, reduzindo custos por meio de fornecimento de recursos na quantidade correta e no momento exato em que eles são solicitados.

Nota do editor: Para isso, porém, é necessário sempre se manter a regularidade da entrega de matéria-prima para produção. Um problema para a indústria moveleira neste momento, que viemos buscando respostas na última semana.

3. Elimine os desperdícios

Não podemos deixar de falar sobre desperdícios quando falamos na metodologia lean. O lean manufacturing, quando bem aplicado, pode te ajudar a identificar os principais desperdícios que comprometem os resultados da fábrica. São eles: espera, transporte, movimentação improdutiva, processamento desnecessário, estoque, excesso de produção, defeitos e desperdício intelectual.

É importante entender o que são cada um deles e como esses desperdícios influenciam na produtividade da sua fábrica. Depois, eliminá-los!

4. Preze pela qualidade da fabricação dos seus móveis

Reduzir os custos, aumentar a produtividade e fazer mais com menos… Você deve conquistar tudo isso sem perder o foco na qualidade da produção da sua fábrica.

O objetivo do lean manufacturing, então, é agregar mais valor ao cliente com a redução de desperdícios. Por isso, em cada etapa da linha de produção da sua fábrica de móveis, a equipe deve focar na qualidade dos itens produzidos e na padronização do trabalho a fim de atender às necessidades de quem compra. Uma vez que o cliente está no centro do pensamento da filosofia lean, é fácil entender porque a qualidade é importante.

5. Aperfeiçoe os processos

Na metodologia lean, ainda, existe a filosofia Kaizen, que significa “mudança para melhor” e propõe a seguinte metodologia: “Ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje”.

Essa filosofia entende que o ser humano tem a capacidade de melhorar a cada dia. Aprendendo e aprimorando suas capacidades. Com elas sendo assim utilizadas como uma ferramenta de melhoria contínua.

O Kaizen é adotado como parte do lean para que a empresa busque sempre os melhores resultados e aperfeiçoe os processos operacionais, como um alpinista em busca do seu topo mais alto.

Lean manufacturing na indústria moveleira

Como vimos hoje, a metodologia lean na indústria moveleira já é uma realidade e a sua aplicação é fundamental para fazer mais com menos sem perder a qualidade e atendendo às exigências de clientes. O lean implantado na indústria de móveis, dessa forma, pode vir a garantir resultados positivos e contínuos. Surgindo como uma nova abordagem de gestão mais enxuta para uma fábrica mais eficiente.

A gente continua falando sobre o assunto em nossos próximos artigos!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião