Em meio a um ‘novo normal’, um ‘novo morar’

Comportamento do Consumidor

O pensamento estratégico se torna ferramenta essencial para adaptarmos nossos negócios às grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos tempos. Cientes de nosso papel, visamos formas de levar nosso conteúdo para o maior números de canais possíveis. Com esse intuito, lançamos nossa coluna mensal no Portal da Feira ForMóbile – empresa patrocinadora da Plataforma de Negócios Setor Moveleiro – na busca por levantar, compreender e compartilhar tendências comportamentais e de consumo que já impactam às estratégias de design na concepção de produtos para o “novo morar”. Leia a seguir o primeiro conteúdo da série!

Muito se discute sobre as possíveis transformações no mundo pós pandemia. A verdade, porém, é que o “novo normal” já começou e veio mesmo para ficar. Já que mesmo quando nossa rotina social retornar ou voltar a se aproximar da “velha normalidade”, serão os comportamentos adotados durante este período que determinarão os rumos do viver a partir de agora. Causando, assim, mudanças permanentes na forma como consumimos, socializamos, trabalhamos e, claro, moramos, entre tantos outros pontos.

Dessa maneira, quando falamos em tendências de design para móveis e interiores atualmente, muito mais do que previsões para o futuro, devemos buscar por soluções para atendermos hoje às novas demandas que já surgem todos os dias. Isso porque, o momento em que vivemos culminou na aceleração de tendências. Fator que fez com que muitos dos movimentos que vinham em ascensão para os próximos anos, encontrassem-se de uma só vez em 2020. Numa espécie de resposta às situações nada agradáveis, tampouco esperadas, que nos obrigaram a passar a maior parte de nosso tempo e a fazermos praticamente tudo dentro de casa.

Home office como tendência definitiva no novo morar

Nesse cenário, um dos pontos que mais causaram impacto em nosso dia a dia foi, com certeza, achegada definitiva do home office. Há muito tempo falamos sobre trabalho remoto, nomadismo digital e globalização dos negócios. Enfatizando, dessa forma, a necessidade de pensarmos em espaços e móveis cada vez mais híbridos. Dos escritórios aos aeroportos, passando por cafeterias e, claro, nossos lares. A diferença agora é que o que era uma tendência, tornou-se uma realidade. Pesquisa realizada pela Cushman & Wakefield estima que 74% das empresas no Brasil deverão adotar o home office de forma definitiva em suas rotinas organizacionais.

Se a adaptação de espaços e objetos vinha funcionando até o momento, sendo preciso apenas adicionar um laptop e uma luminária à mesa de jantar para transformá-la em uma estação de trabalho, por exemplo. Depois de tantos meses trabalhando em casa e se expondo ao mesmo ambiente, essas adaptações que antes pareciam simples, práticas e suficientes, tornaram-se um problema para essas mesmas pessoas, que passaram a enfrentar questões como falta de privacidade e de ergonomia, bem como cansaço visual e estafa emocional.

 

Setor moveleiro e o novo morar

O desafio para os fabricantes de móveis a partir de agora, portanto, será criar móveis residenciais que atendam às demandas corporativas e suas necessidades funcionais, mas sem que se perca em design. Ou seja, o mobiliário voltado ao trabalho deverá conversar com a decoração dos espaços, contando e fazendo parte da história da casa. Rompendo, assim, com a estética conservadora. Indo muito além da sobriedade na escolha de materiais e das formas frias com que geralmente esses móveis se apresentavam no mercado popular.

Claro, todas essas são observações bastante simples e em linhas gerais. E é justamente por isso que essa coluna não para por aqui. Ao longo dos meses nos aprofundaremos em mares nunca antes navegados ao falarmos sobre movimentos e tendências de design para o “novo morar”. Afinal, a casa nunca esteve tão em evidência, colocando o setor moveleiro como um dos mais determinantes nessa reconstrução do viver. Continue nos acompanhando por aqui e por meio da ForMóbile Digital.

Veja também