Entendendo o caminho para as compras: gastadores impulsivos e outros perfis de consumidores

Entendendo o caminho para as compras: gastadores impulsivos e outros perfis de consumidores

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

caminho para as compras - gastadores impulsivos - euromonitor international - plataforma setor moveleiro

Nas últimas semanas nós chegamos ao fim da nossa série “10 tendências globais de consumo”. No entanto, em um momento de tantas transformações, buscar alternativas para desvendar as necessidades, desejos e peculiaridades dos novos perfis de consumidores é um dever diário para varejistas e industriais no setor moveleiro. Cientes do papel da comunicação nesta jornada, iniciamos hoje nossa nova série: “Entendendo o caminho para as compras”. O conteúdo é apoiado, mais uma vez, em um estudo publicado pela Euromonitor International — referência mundial no levantamento de tendências e hábitos de consumo.

Baseando-se nas atitudes e características pessoais dos consumidores — tais como consumo de mídia, comportamento de compra e aspirações individuais —, as informações do estudo objetivam capacitar as empresas a pensar criativamente sobre como atingir clientes em potencial, criando campanhas e produtos adaptados aos novos perfis em ascensão.

Afinal, como os consumidores estão recebendo mensagens constantes sobre novos produtos e serviços, as empresas precisam alinhar suas ofertas e a experiência de compra aos interesses desses consumidores para se destacar da concorrência e permanecer bem-sucedidas.

Um consumidor que planeja cuidadosamente suas compras é mais influenciado por promoções? Aquele que segue todas as tendências mais recentes tem mais probabilidade de ser influenciado pelas mídias sociais e endossos de celebridades? E um consumidor que se preocupa profundamente com o meio ambiente, está verdadeiramente disposto a pagar mais por produtos ecologicamente adequados? Um que está se concentrando em viver um estilo de vida equilibrado tem menos probabilidade de fazer compras por impulso? São essas e outras perguntas que procuraremos responder a partir de hoje.

Veja abaixo os principais “tipos de consumidores” identificados pela Euromonitor International em 2021:

caminho para as compras - gastadores impulsivos - euromonitor international - plataforma setor moveleiro

Caminho para as compras: Gastadores impulsivos

E o primeiro perfil a ser explorado é o do “consumidor/gastador impulsivo”. Esses consumidores gostam de fazer compras — seja no online ou no offline. Dessa forma, estão dispostos a visitarem lojas físicas ou virtuais, mesmo quando não planejam consumir.

Eles estão sempre interessados nas últimas tendências e tentam acompanhá-las por meio de atividades de mídia social e envolvimento com a marca. No entanto, embora impulsivos, esse perfil é muito mais propenso a valorizar experiências do que bens materiais. Dessa forma, a jornada de compra precisa ser adaptada às suas necessidades e características individuais.

Por exemplo: embora sejam cautelosos ao compartilhar informações pessoais online, os gastadores impulsivos estão dispostos a fazer concessões se isso lhes permitir acessar e experimentar produtos e serviços que atendam aos seus desejos e valores. Ao fazer compras, os gastadores impulsivos são movidos por preços baixos, mas, sobretudo, pelo valor agregado pelo dinheiro e qualidade, ou seja, o custo-benefício, muitas vezes fazendo compras impulsivas se acreditarem que encontraram uma pechincha.

caminho para as compras - gastadores impulsivos - euromonitor international - plataforma setor moveleiro

Custo-benefício e experiência omnicanal 

Juntamente com a probabilidade de experimentar novos produtos, eles estão abertos para comprar produtos de marca própria junto com marcas conhecidas e itens de luxo se estiverem dentro de seu orçamento ou se os itens e serviços oferecerem recursos que se alinham com suas características e valores pessoais.

Os consumidores nesta categoria buscam conveniência em suas vidas e muitas vezes estão dispostos a pagar para conseguir isso. Seu estilo de vida é uma mistura perfeita de plataformas e serviços online com atividades da vida real. Marcas e empresas que oferecem uma experiência de compra cross-channel e adaptada às necessidades do consumidor têm grande probabilidade de repercutir entre eles.

caminho para as compras - gastadores impulsivos - euromonitor international - plataforma setor moveleiro

Caminho para as compras: melhores maneiras de conquistar os gastadores impulsivos

  • Serviços de compras convenientes e fáceis de usar para facilitar compras rápidas;
  • Experiências de compra sob medida e personalizadas;
  • Promoção clara de preços e descontos, destacando especificamente o custo-benefício;
  • Disponibilidade de plataformas de compras online e offline, criando um experiência omnicanal.

 

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Com organização do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol, o SIMM, a edição 2022 da Movinter começa amanhã, 28 […]

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião