Nas últimas semanas nós chegamos ao fim da nossa série “10 tendências globais de consumo”. No entanto, em um momento de tantas transformações, buscar alternativas para desvendar as necessidades, desejos e peculiaridades dos novos perfis de consumidores é um dever diário para varejistas e industriais no setor moveleiro. Cientes do papel da comunicação nesta jornada, iniciamos hoje nossa nova série: “Entendendo o caminho para as compras”. O conteúdo é apoiado, mais uma vez, em um estudo publicado pela Euromonitor International — referência mundial no levantamento de tendências e hábitos de consumo.
Baseando-se nas atitudes e características pessoais dos consumidores — tais como consumo de mídia, comportamento de compra e aspirações individuais —, as informações do estudo objetivam capacitar as empresas a pensar criativamente sobre como atingir clientes em potencial, criando campanhas e produtos adaptados aos novos perfis em ascensão.
Afinal, como os consumidores estão recebendo mensagens constantes sobre novos produtos e serviços, as empresas precisam alinhar suas ofertas e a experiência de compra aos interesses desses consumidores para se destacar da concorrência e permanecer bem-sucedidas.
Um consumidor que planeja cuidadosamente suas compras é mais influenciado por promoções? Aquele que segue todas as tendências mais recentes tem mais probabilidade de ser influenciado pelas mídias sociais e endossos de celebridades? E um consumidor que se preocupa profundamente com o meio ambiente, está verdadeiramente disposto a pagar mais por produtos ecologicamente adequados? Um que está se concentrando em viver um estilo de vida equilibrado tem menos probabilidade de fazer compras por impulso? São essas e outras perguntas que procuraremos responder a partir de hoje.
Veja abaixo os principais “tipos de consumidores” identificados pela Euromonitor International em 2021:
Caminho para as compras: Gastadores impulsivos
E o primeiro perfil a ser explorado é o do “consumidor/gastador impulsivo”. Esses consumidores gostam de fazer compras — seja no online ou no offline. Dessa forma, estão dispostos a visitarem lojas físicas ou virtuais, mesmo quando não planejam consumir.
Eles estão sempre interessados nas últimas tendências e tentam acompanhá-las por meio de atividades de mídia social e envolvimento com a marca. No entanto, embora impulsivos, esse perfil é muito mais propenso a valorizar experiências do que bens materiais. Dessa forma, a jornada de compra precisa ser adaptada às suas necessidades e características individuais.
Por exemplo: embora sejam cautelosos ao compartilhar informações pessoais online, os gastadores impulsivos estão dispostos a fazer concessões se isso lhes permitir acessar e experimentar produtos e serviços que atendam aos seus desejos e valores. Ao fazer compras, os gastadores impulsivos são movidos por preços baixos, mas, sobretudo, pelo valor agregado pelo dinheiro e qualidade, ou seja, o custo-benefício, muitas vezes fazendo compras impulsivas se acreditarem que encontraram uma pechincha.
Custo-benefício e experiência omnicanal
Juntamente com a probabilidade de experimentar novos produtos, eles estão abertos para comprar produtos de marca própria junto com marcas conhecidas e itens de luxo se estiverem dentro de seu orçamento ou se os itens e serviços oferecerem recursos que se alinham com suas características e valores pessoais.
Os consumidores nesta categoria buscam conveniência em suas vidas e muitas vezes estão dispostos a pagar para conseguir isso. Seu estilo de vida é uma mistura perfeita de plataformas e serviços online com atividades da vida real. Marcas e empresas que oferecem uma experiência de compra cross-channel e adaptada às necessidades do consumidor têm grande probabilidade de repercutir entre eles.
Caminho para as compras: melhores maneiras de conquistar os gastadores impulsivos
- Serviços de compras convenientes e fáceis de usar para facilitar compras rápidas;
- Experiências de compra sob medida e personalizadas;
- Promoção clara de preços e descontos, destacando especificamente o custo-benefício;
- Disponibilidade de plataformas de compras online e offline, criando um experiência omnicanal.