Eucatex, “Cultivando o Amanhã”: uma trajetória de 72 anos de sucesso

Eucatex, "Cultivando o Amanhã": uma trajetória de 72 anos de sucesso

O lema “Cultivando o Amanhã” encapsula o forte propósito de existência de uma empresa celebrando 72 anos de história. Como o maior fabricante mundial de chapas de fibra, o Grupo Eucatex oferece um portfólio completo de soluções para construção e indústria moveleira. Este inclui painéis, MDF e MDP, pisos laminados, rodapés, portas divisórias, ripados, tintas, vernizes imobiliárias, vinílicos e porcelanatos. Além disso, a empresa está presente em mais de 40 países, com seis fábricas no Brasil, incluindo Salto, Botucatu, e Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco.

Para compartilhar essa trajetória de sucesso, o CEO da plataforma Setor Moveleiro, Carlos Bessa, entrevistou Flavio Maluf, presidente da Eucatex, no canal Vitrine Setor Moveleiro no YouTube. Com mais de 35 anos no mercado moveleiro, Maluf destaca que o sucesso pertence ao setor como um todo, sendo a Eucatex uma fornecedora essencial de matéria-prima.

Flavio Maluf, presidente da Eucatex
Flavio Maluf, presidente da Eucatex.

Em uma indústria que passou por transformações significativas, Flavio Maluf observa que, embora o setor moveleiro representasse 40% das vendas no varejo em seu início, as preferências do consumidor mudaram com o tempo. O dinheiro do consumidor agora é direcionado principalmente para o setor de serviços, com celulares e assinaturas de programas dominando a preferência. Portanto, sendo fornecedora de matéria-prima, a Eucatex destaca a necessidade de evoluir e se adaptar às tendências em constante mudança no setor moveleiro.

Cultivando o Amanhã: evoluindo com o setor 

“Cultivando o amanhã” foi uma evolução do slogan anterior, “Facilitando a sua Vida”, no qual a Eucatex continua a se posicionar como uma empresa de produtos práticos e soluções integradas, atendendo às necessidades de uma vida moderna. Dessa forma, a empresa se destaca por proporcionar praticidade ao consumidor. Em particular, possibilitando realizar tarefas como a instalação de pisos, portas e aplicação de tintas de forma acessível, sem a necessidade de grandes reformas.

“A gente visita muitas feiras pelo mundo, e tenta captar o momento que o consumidor está vivendo para poder dar ferramentas aos nossos parceiros. O nosso desafio e de todo setor, é justamente disputar o dinheiro e a preferência do consumidor com tantos segmentos que existem”, destaca.

Compromisso com sustentabilidade e parceria ESG

“Essa parte toda de sustentabilidade é uma coisa que está muito na moda. Tem muitas empresas usando a ferramenta ESG como uma ferramenta de marketing, quando o objetivo dela é uma ferramenta de propósito”, ressalta. Ele destaca a parceria com a Comerc e a entrada no mercado livre de energia. São iniciativas alinhadas com a busca contínua por um mundo mais sustentável, por exemplo.

Maluf compartilha a iniciativa inovadora da Eucatex na aquisição de 30% de uma usina solar, proporcionando flexibilidade e redução de custos no setor de painéis. Ele destaca a importância de buscar formas de reduzir os custos de energia elétrica, alinhando-se aos propósitos sustentáveis e aproveitando as regulamentações favoráveis. Como resultado, essa é uma operação de 15 anos que contribui para a sustentabilidade da empresa.

Reciclagem e sustentabilidade ambiental

O presidente destaca a longa tradição de usinas de reciclagem na Europa, enfatizando a sua importância. Maluf relata que, desde os anos 2000, a Eucatex iniciou a prática de resgatar toda a madeira destinada a aterros sanitários, dentro de um raio de 100 km, transportando-a para a fábrica. Essa iniciativa, que possibilitou a utilização da madeira na produção de energia térmica e em diversos produtos, como pregos, plásticos, papel e até mesmo areia por meio de equipamentos específicos, tem sido um sucesso.

“Foi uma iniciativa feliz, e hoje processamos cerca de 10 mil toneladas por mês de madeira, utilizando parte na produção, enquanto a maioria é destinada à energia térmica. Isso resulta numa economia de aproximadamente 1.500 hectares de plantio por ano”, pondera. A empresa, que possui 35 mil hectares de terras, atualmente produz 1,8 milhão de metros cúbicos de madeira por ano. “O ciclo da madeira é de 7 anos, plantamos cerca de 6 mil hectares por ano, permitindo-nos fechar nosso ciclo de forma sustentável”, destaca.

No contexto do setor moveleiro, ele enfatiza seu papel predominante nas práticas de ESG. “Nosso setor desempenha um papel crucial, pois a principal matéria-prima é o eucalipto reflorestado”, afirma. Ele ressalta a necessidade, no Brasil, de possuir o próprio plantio para tocar uma indústria de base com custos de capital de giro viáveis.

“Dessa forma, temos aproximadamente 50 milhões de árvores cultivadas em um viveiro supermoderno, responsável pela geração dessas mudas. Isso nos permite ser cada vez mais produtivos e utilizar menos área para o mesmo volume de produção”, conclui.

Transparência: além das certificações e troféus

Durante a entrevista, foram abordados temas cruciais de gestão e governança, destacando também a conquista do prestigioso Troféu Transparência pela empresa este ano. “A Eucatex é uma empresa de capital aberto (S.A.), o que implica que temos milhares de acionistas – todos aqueles que adquirem nossas ações na bolsa de valores são proprietários da companhia. Este troféu de transparência reafirma que estamos trilhando o caminho certo para comunicar de forma transparente tudo o que ocorre na empresa, proporcionando uma visão clara do presente e das perspectivas futuras”, afirma.

Certificações desempenham um papel fundamental para muitos fabricantes, e a Eucatex destaca sua posição pioneira ao obter o selo FSC. “Fomos uma das primeiras empresas do Brasil a conquistar o selo FSC. Isso não apenas nos enche de orgulho, mas é também um atributo valorizado por nossos parceiros e clientes na produção de seus móveis”, destaca Maluf. Ele enfatiza que o setor de móveis, na verdade, é um segmento de decoração, onde os detalhes fazem toda a diferença. “Assim como um puxador, cor ou textura pode influenciar a decisão de compra de um móvel, ser uma empresa sustentável e comprometida com o meio ambiente é um atributo que certamente ganhará mais valor ao longo do tempo”, disse. No entanto, o presidente reforça que a Eucatex não usa a sustentabilidade como um mero instrumento de marketing.

Investindo em conscientização e valorização dos móveis

Quanto ao futuro, o Flavio Maluf abordou a temática da reforma tributária e do imposto IVA, enfatizando a importância de tomar medidas proativas. “As empresas no mercado de móveis precisam investir para conscientizar os consumidores de que os móveis não são meros objetos de luxo; são bens duradouros, presentes em nossos lares por 10, 20, 30 anos. São essenciais, proporcionando a paz de espírito tão necessária nos momentos em que estamos em casa”, conclui.

Leia também:
Harmonia de estilo e inovação: aos 72 anos, Eucatex apresenta soluções perfeitas em superfícies e padrões integrados

Assista a essa entrevista completa, em nosso canal no YouTube:

Veja também