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O que vai fazer a diferença no ano que vem para o sucesso do varejo é a experiência do cliente nas lojas, de acordo com a WGSN. De acordo com o da consultoria global de tendências, o encantamento será fundamental para a experiência na loja.
É isso que vai incentivar novas visitas e aumentar o tempo de permanência desse consumidor. Consequentemente, crescem as possibilidades de vendas para esse consumidor.
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Nesta matéria, a Plataforma Setor moveleiro fala mais a respeito de ações que podem fazer com que a experiência do cliente na loja seja o mais bem sucedida possível.
Retomada do sensorial na experiência do cliente
Depois de anos de COVID-19 como emergência de saúde global, pessoas em casa e crescimento do e-commerce, há uma certa urgência em voltar a fazer as compras também off-line. A experiência híbrida é uma realidade. E a Plataforma Setor Moveleiro tem uma matéria sobre o h-commerce.
Esse retorno ao presencial pede que as marcas sejam criativas e criem experiências sensoriais para o cliente. “A escassez de toque, herança da pandemia, tornou as experiências táteis e multissensoriais mais importantes para o consumidor”, diz o texto da consultoria.
Tecnologia como aliada na criação de experiências
O uso de Realidade Aumentada e Realidade virtual – que também já foram assunto na Plataforma, pode ser uma solução de acordo com a WGSN para promover ações para os clientes nas lojas. “Para estimular o público a visitar a loja física, as marcas podem investir em experiências digitais e multidimensionais no espaço físico”.
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A consultoria lembra que marcas e varejistas devem “transformar suas lojas em espaços tecnológicos para oferecer experiências, eventos comunitários e iniciativas de cocriação. No entanto, é preciso ter um propósito claro: a tecnologia deve ser útil e resolver problemas, não adicionar uma camada desajeitada e prescindível.”
Criação de comunidades e prestação de serviços
Chamar o consumidor para uma palestra sobre estilo de vida e decoração pode ser interessante para o varejo de móveis. Aproximá-lo da marca e contar mais sobre os processos de produção também.
“As lojas estão se transformando em incubadoras, estabelecendo uma relação mais recíproca com os consumidores e moldando uma nova era de varejo baseado em serviço”, destaca a WGSN.
A montagem de móveis é um exemplo bastante importante para o setor moveleiro, por exemplo. E, por mais que o serviço aconteça na casa do consumidor, é na loja que começa a garantia de que ele será bem sucedido.
Cliente no centro sempre
Em tese, o que tudo isso significa é que o cliente precisa ser o centro das estratégias varejistas. Apenas com pesquisa e informações sobre o consumidor as lojas poderão levar a melhor experiência do cliente e garantir vendas e, o mais importante, fidelização e relacionamento.
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