Segundo a WGSN, lojas devem valorizar experiência do cliente em 2024

[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]

 
O que vai fazer a diferença no ano que vem para o sucesso do varejo é a experiência do cliente nas lojas, de acordo com a WGSN. De acordo com o da consultoria global de tendências, o encantamento será fundamental para a experiência na loja. 

É isso que vai incentivar novas visitas e aumentar o tempo de permanência desse consumidor. Consequentemente, crescem as possibilidades de vendas para esse consumidor. 

Leia também – Tendências do varejo de móveis: insights do NRF Big Show 2024

Nesta matéria, a Plataforma Setor moveleiro fala mais a respeito de ações que podem fazer com que a experiência do cliente na loja seja o mais bem sucedida possível. 

Retomada do sensorial na experiência do cliente

Depois de anos de COVID-19 como emergência de saúde global, pessoas em casa e crescimento do e-commerce, há uma certa urgência em voltar a fazer as compras também off-line. A experiência híbrida é uma realidade. E a Plataforma Setor Moveleiro tem uma matéria sobre o h-commerce.

Esse retorno ao presencial pede que as marcas sejam criativas e criem experiências sensoriais para o cliente. “A escassez de toque, herança da pandemia, tornou as experiências táteis e multissensoriais mais importantes para o consumidor”, diz o texto da consultoria.

Tecnologia como aliada na criação de experiências

O uso de Realidade Aumentada e Realidade virtual – que também já foram assunto na Plataforma, pode ser uma solução de acordo com a WGSN para promover ações para os clientes nas lojas. “Para estimular o público a visitar a loja física, as marcas podem investir em experiências digitais e multidimensionais no espaço físico”. 

Veja mais – Pesquisa investiga arrependimento de compra. Como minimizar erros no setor moveleiro?

A consultoria lembra que marcas e varejistas devem “transformar suas lojas em espaços tecnológicos para oferecer experiências, eventos comunitários e iniciativas de cocriação. No entanto, é preciso ter um propósito claro: a tecnologia deve ser útil e resolver problemas, não adicionar uma camada desajeitada e prescindível.”

Criação de comunidades e prestação de serviços 

Chamar o consumidor para uma palestra sobre estilo de vida e decoração pode ser interessante para o varejo de móveis. Aproximá-lo da marca e contar mais sobre os processos de produção também. 

“As lojas estão se transformando em incubadoras, estabelecendo uma relação mais recíproca com os consumidores e moldando uma nova era de varejo baseado em serviço”, destaca a WGSN.

A montagem de móveis é um exemplo bastante importante para o setor moveleiro, por exemplo. E, por mais que o serviço aconteça na casa do consumidor, é na loja que começa a garantia de que ele será bem sucedido. 

Cliente no centro sempre 

Em tese, o que tudo isso significa é que o cliente precisa ser o centro das estratégias varejistas. Apenas com pesquisa e informações sobre o consumidor as lojas poderão levar a melhor experiência do cliente e garantir vendas e, o mais importante, fidelização e relacionamento.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também