A experiência do consumidor e soluções que visam ao sono de qualidade e o bem-estar, uma entrevista exclusiva com Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner – Pró-Espuma

A experiência do consumidor e soluções que visam ao sono de qualidade e o bem-estar, uma entrevista exclusiva com Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner - Pró-Espuma

Na indústria colchoeira, a busca pela boa experiência do consumidor não se limita apenas à estética e funcionalidade dos produtos. Cada vez mais, as empresas estão reconhecendo a importância da experiência do consumidor em seu processo de compra, especialmente quando se trata de itens destinados ao descanso e bem-estar. Nesse contexto, o quadro Vitrine Setor Moveleiro recebe Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner – Pró-Espuma, que, em entrevista, compartilha insights importantes para empresas do setor.  

Nesta quinta-feira (2), o canal Setor Moveleiro recebe, em seu quadro Vitrine Setor Moveleiro, a executiva Débora Fernandes, que, atualmente, ocupa o cargo de diretora-executiva do Iner (Instituto Nacional de Estudo do Repouso) – Pró-Espuma, que tem como principal objetivo promover escolhas conscientes para um sono saudável, com base em conhecimento técnico, tendências de mercado, estudos científicos, comportamentos de consumo e tecnologia.

Ao longo da entrevista, Fernandes oferece aos gestores da indústria colchoeira e do setor moveleiro informações importantes sobre a atuação do Iner – Pró-Espuma, além de insights importantes para empresas e lojas que querem se destacar ao oferecer uma boa experiência ao consumidor.

A diretora-executiva aponta, ainda, alguns dos principais fatores que orientam a atuação do Instituto, destacando a intersecção entre pesquisa científica, inovação tecnológica e as necessidades reais dos consumidores.

A experiência do consumidor e soluções que visam ao sono de qualidade e o bem-estar, uma entrevista exclusiva com Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner - Pró-Espuma
Nesta quinta-feira (2), o canal Setor Moveleiro recebe, em seu quadro Vitrine Setor Moveleiro, a executiva Débora Fernandes, que, atualmente, ocupa o cargo de diretora-executiva do Iner – Pró-Espuma

Quem é Débora Fernandes?

Em 2023, Débora Fernandes assumiu a diretoria executiva do Iner – Pró-Espuma. A executiva, que é graduada em direito e propaganda e marketing, tem pós-graduação em administração de marketing e o título de especialista em marketing digital e inovação.

Conforme aponta Fernandes, sua trajetória profissional, que envolveu a atuação em empresas dos segmentos de luxo, do varejo e de bens de consumo, foi essencial para sua atuação no Iner.

“Minhas experiências profissionais foram o que me fizeram ter um olhar bastante ampliado do mercado de uma forma geral. Dentro das empresas que trabalhei, atuei nos departamentos de gestão de relacionamento, negócios, eventos, marketing digital e branding e tudo isso me trouxe essa bagagem ampliada”, detalha.

Após passar por uma imersão de seis meses no setor colchoeiro e assumir a posição de diretora-executiva do Instituto, a executiva conta que tudo foi uma novidade, já que a profissional nunca havia tido uma especificação de mercado.

“O setor colchoeiro é muito diferente de todos os outros segmentos que trabalhei, especialmente pela movimentação constante. Esse é um mercado que tem me motivado muito, porque temos muitas coisas para desenvolver.”

Soluções que visam ao sono de qualidade e o bem-estar, uma entrevista exclusiva com Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner - Pró-Espuma
O Iner foi o primeiro instituto a criar um selo que certifica a qualidade das matérias-primas utilizadas na fabricação dos colchões, o Pró-Espuma

Experiência do consumidor e atuação do Iner – Pró-Espuma

O Iner – Pró-Espuma foi criado em 1984 com o objetivo principal de promover escolhas conscientes para o sono saudável, com base em conhecimentos técnicos e estudos científicos.

O Instituto foi pioneiro ao desenvolver a Tabela de Biotipo, que consiste na primeira norma técnica para colchões de espumas do Brasil, o que mudou a forma como as empresas fabricam e a maneira como os consumidores compram colchões nos últimos 40 anos.

O Iner também foi o primeiro instituto a criar um selo que certifica a qualidade das matérias-primas utilizadas na fabricação dos colchões, o Pró-Espuma. Para conquistar o selo, as empresas do setor colchoeiro devem passar por rigorosos testes de qualidade.

Quatro décadas após sua fundação, o Instituto continua a liderar o segmento, impulsionando o desenvolvimento de pesquisas e normativas para nortear o desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade no Brasil, tudo isso sob os pilares da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Atualmente, como diretora-executiva do Iner – Pró-Espuma, Fernandes conta que está passando por um momento de vivência do mercado, no qual se dedica a não somente compreender as especificidades do segmento, como também conhecer os especialistas da área.

“Meu grande desafio no Iner – Pró-Espuma é transformar a forma como as pessoas compram e vendem colchões, já que, durante minha imersão, pude perceber que a jornada do consumidor ao comprar um colchão não é satisfatória”, comenta.

A experiência do consumidor e soluções que visam ao sono de qualidade e o bem-estar, uma entrevista exclusiva com Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner - Pró-Espuma
“Meu grande desafio no Iner – Pró-Espuma é transformar a forma como as pessoas compram e vendem colchões”, afirma Fernandes

“Inovação não é só tecnologia”

Ao longo da entrevista, Fernandes cita que é comum que as pessoas relacionem inovação somente à tecnologia. Para a diretora-executiva, a inovação é um conceito mais amplo, que abrange outros fatores.

“O selo Pró-Espuma é um exemplo de inovação para o mercado colchoeiro, porque trouxe parametrização nas normativas e ajudou as empresas e lojas a transmitir mais credibilidade para o consumidor final”, explica.

De acordo com a executiva, a inovação, na atualidade, está relacionada ao ato de se conectar. “Inovar é, agora, melhorar a experiência do consumidor no segmento colchoeiro. Precisamos nos conectar para transformar as pessoas que estão à frente dos negócios nesse mercado.”

Soluções que visam ao sono de qualidade e o bem-estar, uma entrevista exclusiva com Débora Fernandes, diretora-executiva do Iner - Pró-Espuma
Fernandes afirma ver as constantes mudanças do setor colchoeiro como um desafio e, ao mesmo tempo, como uma oportunidade

Desafios e oportunidades para a experiência do consumidor no setor colchoeiro

Fernandes aponta, durante a entrevista, que a conexão deve acontecer, também, com os consumidores, visto que a escolha de um colchão é algo muito individual e importante para as pessoas de uma forma geral.

“Vejo que proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor é uma grande oportunidade que temos no setor colchoeiro. Nosso propósito é fazer com que o cliente faça escolhas conscientes para que possa ter um sono saudável”, argumenta.

A diretora-executiva conta, ainda, que vê as constantes mudanças do setor colchoeiro como um desafio e, ao mesmo tempo, como uma oportunidade.

“Sou a pessoa que tem a tendência de olhar o copo sempre cheio, então vejo os desafios como possibilidades que me movem. Tenho essa característica de fazer desafios virarem oportunidades, então acredito que temos a chance de fazer a transformação do mercado colchoeiro”, finaliza.

Todas as contribuições e todos os insights compartilhados por Débora Fernandes podem ser conferidos no vídeo publicado no quadro Vitrine Setor Moveleiro.

Assista ao material e tenha acesso à entrevista completa:

Veja também