A Plataforma Setor Moveleiro já trouxe informações sobre o aumento das vendas de móveis pela internet. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento deve movimentar R$186 bilhões até o final do ano, crescendo 9,5% em relação a 2022. Além da colaboração entre a indústria e as plataformas de venda, é necessário garantir a experiência online do consumidor.
Uma pesquisa da da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, indica que 87% dos consumidores se sentem seguros em fazer compras online. Mas a segurança é apenas uma etapa do processo. Oferecer informações relevantes e o mais fiéis possíveis ao produto anunciado é também importante.
“Hoje, o consumidor tem a variedade para comprar tanto no varejo físico, quanto no e-commerce, o que torna o ambiente encorajador para desenvolvimento de novas tecnologias, melhora no atendimento ao consumidor e experiência”, explica Maurício Salvador, presidente da ABComm.
Para 2023, o ticket médio esperado por cliente, segundo a ABComm, é de R$470, com 395 milhões de pedidos. Em 2022, os mesmos índices foram, respectivamente, R$460 e 368,7 milhões.
Informação para melhorar a experiência online do consumidor
Quem fala mais sobre o assunto é o vice-presidente da Madeira Madeira, Santiago Antoranz Pons. Ele lembra que foi durante a pandemia da covid-19, que produtos sem tanto potencial para vendas pela internet tiveram um crescimento importante. “Tratam-se de categorias com componente sensorial, como colchões e estofados”, detalha.
Afinal, que consumidor se imaginava, pouco tempo atrás, comprando um colchão pela internet, sem testar seu conforto? Esse problema é solucionado, hoje em dia, com um conteúdo muito bem produzido, reforça o vice-presidente da Madeira Madeira.
As duas ferramentas mais relevantes neste processo são a parceria com as indústrias – os primeiros especialistas no produto que será vendido – e a satisfação do consumidor, para que ele possa fazer avaliações e resenhas que irão ajudar os demais consumidores a tomar a decisão de compra.
“Esse relacionamento com a indústria tem evoluído e se aperfeiçoado muito. Durante o período que tenho trabalhado na área, percebi um progresso muito forte e a indústria entendendo, cada vez mais, que assim a conversão de compra será mais fácil”, avalia.
A diretora comercial da Patrimar, Patrícia Guimarães, concorda. Para ela, existem duas palavras chaves na compra de móveis: confiança e informação. “O consumidor está atento: pesquisa, vai atrás de informações, se há reclamações, comentários nas mídias sociais, se é marca relevante nos buscadores, visita os sites das indústrias e assim por diante”, pondera.
Montagem facilitada e entrega rápida
Para melhorar a experiência do consumidor online, Patrícia reforça que a indústria concentra seu mix de produtos vendidos pelo canal em monovolumes ou com poucos volumes, dentro do conceito “monte você mesmo”. “São produtos que têm um bom giro nos sites e facilitam a vida do consumidor, que não vai precisar contratar um serviço de montagem”, explica.
Santiago reforça que o cliente, cada vez mais, quer receber e ter seu produto ambientado com maior rapidez. Por isso, em relação à logística e entrega, ele conta que a Madeira Madeira trabalha com o dropshipping, sistema em que os fornecedores mantém os estoques, não as lojas online. “Toda essa otimização depende da conexão muito coordenada com a indústria. Assim, reduzimos substancialmente os prazos de entrega”, conclui.
Parceria ajuda fabricantes a entender necessidades e ganhar confiança do consumidor
Além de fazer a diferença na conversão de compra, a relação próxima entre os fabricantes e o e-commerce ajuda a entender as demandas do cliente, reforça Santiago. “Nossas plataformas devem servir como ferramenta para a indústria, já que a maior parte dos polos moveleiros do país ficam distantes dos principais centros de consumo”, explica.
A diretora comercial da Patrimar acrescenta que a venda dos produtos em sites que tenham a confiança do consumidor ajudam também no reconhecimento das marcas. “A Patrimar é uma marca reconhecida nas lojas físicas, e queremos ter essa confiança e esse reconhecimento no digital também”, diz Patrícia.
Para isso, conta, a empresa vem investindo em marketing para levar conhecimento da marca aos consumidores que fazem a compra de móveis pela internet. E, nesse ponto, as informações que vêm das plataformas de e-commerce são fundamentais.