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Vantagens da IA no atendimento ao cliente

Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Esse é um lema bastante interessante quando se trata de inteligência artificial (IA). E, muito além do temor da substituição dos seres humanos em suas tarefas, a IA tem ferramentas que podem ajudar em muitas áreas da gestão das empresas. Entre as aplicabilidades, muito já se fala sobre a IA no atendimento ao cliente.

De acordo com dados da agência de SEO Conversion, as empresas devem gastar mais de US$500 bilhões em soluções de IA ainda em 2023. E, até 2024, o mercado global de IA deve atingir mais de meio trilhão de dólares americanos. Com base nessas estatísticas, espera-se que a indústria de IA atinja US$1,5 trilhão e gere crescimento econômico de até US$13 trilhões até 2030.

IA no atendimento ao cliente: uma aliada

Para Raphael Bueno, CRM Manager da Corebiz, a inteligência artificial e o CRM (Customer Relationship Management) são aliados para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço. “O CRM é capaz de identificar padrões de comportamento que possibilitam, por exemplo, antecipação de demandas, rapidez na resolução de problemas e melhor experiência de compra em todas as etapas da jornada”, diz. 

“Já a AI otimiza operações, aumentando a produtividade e a agilidade de tarefas, e ainda fornece insights valiosos para a tomada de decisão, elevando o nível do relacionamento com o consumidor”, completa. Ele reforça que as empresas brasileiras já estão dentro da tendência e que, uma pesquisa realizada pela Deloitte mostra que 70% das organizações consultadas investirão em IA ainda em 2023.

Quando integrados, a IA ajuda a fornecer uma perspectiva ainda ampla do comportamento do consumidor, facilitando a criação de campanhas de marketing com conteúdo relevante e personalizado em grande escala e a abordagem da área de vendas.

Como a IA pode ajudar?

Com o uso de chatbots

Chatbots – ou robôs de chat – são ferramentas de IA responsáveis por responder aos consumidores de forma automatizada. Isso pode acontecer por meio de mensagens ou ligações telefônicas. Há duas formas de programação possíveis para a ferramenta: com uma árvore de decisão (mapas de resultados possíveis em um chat de atendimento) ou com a IA, que faz o cruzamento das informações de vendas e dúvidas dos clientes.

Mas é preciso ter uma ferramenta específica no site para esse atendimento? Não necessariamente. Os Chatbots podem ser implementados diretamente em aplicativos de mensagem como o WhatsApp. Além de automatizar o atendimento, ele pode ficar disponível 24 horas por dia.

Os chatbots são grandes aliados do atendimento ao cliente. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, entre 2021 e 2022, o total de bots desenvolvidos aumentou de 216 mil para 317 mil, representando um aumento de 47%. 

Com o ChatGPT

Já o ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial Generativa criada pela OpenAI, pode ser integrada a um sistema de atendimento ao cliente, às redes sociais, ou a aplicativos e sites como um chatbot. Também é possível programá-lo para compreender as emoções que os consumidores estão sentindo no momento do contato.

Além do atendimento ao cliente, o ChatGPT também pode fazer recomendações de produtos e serviços aos consumidores, baseado em seus históricos de compras. E, ainda, coletar feedback dos clientes. Isso, sem contar com a possibilidade de gerar ideias para as equipes responsáveis por estas estratégias de atendimento.

Por que isso pode ser importante para o setor moveleiro?

Fornecer informações e tirar dúvidas do consumidor é ainda mais essencial quando se trata da compra de móveis. E o mesmo vale para o atendimento no pós-venda. Necessidades de troca de produtos, informações sobre entrega e montagem desses móveis, tudo isso pode ser solucionado com um bom atendimento ao cliente.

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