Indústria: 9 em cada 10 brasileiros concordam que um setor industrial forte deva ser prioridade

Indústria: 9 em cada 10 brasileiros concordam que um setor industrial forte deva ser prioridade

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Houve quem ousou dizer que “o Brasil deveria deixar de apoiar a indústria e focar-se em suas vantagens comparativas, como o agronegócio e a mineração”. Um número determinante em 2020, porém, vem para mudar a perspectiva dos que ainda insistiam em não acreditar na resiliência e na força do setor industrial brasileiro: 20,4%. Este é o percentual de participação da indústria tanto no Produto Interno Bruto (PIB) quanto no consolidado de empregos formais no Brasil durante o ano passado.

A indústria de transformação, aliás, é a que mais empregou entre todos os segmentos industriais: 70,3%. Os dados foram levantados pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A pesquisa ainda revela que o impacto do setor industrial na economia nacional, em 2020, ultrapassou em valor de produção os setores de serviços e da agricultura.

Estes e outros resultados foram divulgados por meio do hotsite do projeto “Perfil da Indústria Brasileira”. Super dinâmico e com detalhamentos por estado, é possível acessá-lo pelo link: industriabrasileira.portaldaindustria.com.br.

Indústria brasileira na visão da população

Com tantos números favoráveis à economia nacional, não é uma surpresa que a pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira: indústria brasileira na visão da população”, também realizada pela CNI, mostre que nove em cada dez brasileiros concordam totalmente ou em parte que ter uma indústria forte deva ser prioridade para o país. Outro dado também aponta a mesma conclusão: para 84% dos entrevistados “ter uma indústria fraca é ruim para a população do país”. Para a pesquisa foram ouvidas 2002 pessoas, entre 5 e 8 de dezembro de 2020.

A percepção de 97% da população é que, para a economia do Brasil crescer, é necessário que a indústria também cresça. E 94% concordam totalmente ou em parte que o Brasil precisa investir mais em suas indústrias.

Dessa forma, praticamente a totalidade dos brasileiros considera a indústria importante para o desenvolvimento econômico. Entre os entrevistados, 98% acreditam que a indústria é importante ou muito importante para a criação de empregos; 96% acreditam que a indústria é importante para o crescimento econômico; 95% para a melhoria do padrão de vida; e 93% para a inovação.

Setor industrial é o mais importante para o crescimento econômico do Brasil, segundo entrevistados

De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a pesquisa reflete o sentimento da população sobre uma realidade: não existe país forte sem indústria forte. “O Brasil precisa fortalecer o setor industrial, para que ele seja cada vez mais dinâmico e competitivo, ajudando a superar a mais grave crise sanitária, econômica e social que já vivenciamos”, afirma o presidente da entidade.

Com tudo isso, a indústria foi eleita pela população, em conjunto com a agropecuária, como os setores mais importantes para o crescimento econômico do Brasil. O setor industrial, aliás, foi escolhido como o mais importante por 24% dos brasileiros, ficando em primeiro lugar, enquanto a agricultura foi mencionada por 22% do total de entrevistados.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião