Informações consolidadas para decisões assertivas: Conheça o mundo do Business Intelligence

Informações consolidadas para decisões assertivas: Conheça o mundo do Business Intelligence

21 de janeiro de 2021Categories: EconomiaTags: ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

mercado moveleiro

Um determinado fornecedor garante o melhor preço possível. No entanto, vive atrasando a entrega da mercadoria, exigindo uma série de adequações na rotina da sua empresa. Um item de seu catálogo está parado no estoque, então você promove uma liquidação das unidades restantes. O que acaba dando muito certo, mas empacando outros itens que eram sucesso de vendas. Por trás de cada oportunidade há custos e riscos ocultos que devem ser analisados de maneira consolidada. A visão isolada sobre produtos e ações pode causar o surgimento de padrões falsos, bastante destrutivos para a saúde do negócio. A resposta para esses problemas pode estar no investimento em soluções tecnológicas para a tomada de decisões assertivas: mais precisamente em Business Intelligence!

A gente já falou bastante sobre isso por aqui, mas não nos custa repetir: Inteligência de Mercado é essencial para a reestruturação de ações e retomada de negócios neste momento (inclusive com efeitos a médio e longo prazo). Claro, a “visão estratégica” sempre fez parte da tomada de decisão no setor moveleiro. No entanto, o que antes se baseava muitas vezes em astúcia e intuição, agora se apresenta como um campo científico. Chamado de “Business Intelligence” (Inteligência de Negócios) ou, simplesmente, BI, tecnologias inovadoras vêm substituindo suposições na previsão e levantamento de tendências e comportamento do consumidor.

Tudo isso, sabemos, pode parecer intimidador. Mas, acredite, com as ferramentas e pessoas certas, o processo de consolidação de Business Intelligence em sua empresa – adequando-se ao tamanho, volume, segmento etc. – pode ser muito mais simples, prático, econômico e assertivo do que você imagina. Quem explica melhor sobre isso é Amitesh Sinha, consultor tecnológico com larga experiência no desenvolvimento de soluções para a cadeia moveleira norte-americana.

Business Intelligence: profundidade na medida certa

Embora os sistemas de BI sejam desenvolvidos por profissionais da tecnologia da informação (TI), seus usuários finais são, na verdade, pessoas como você: membros executivos do mundo corporativo, proprietários, gerentes, profissionais de marketing, vendedores etc. Essa lacuna entre criadores e usuários é um dos principais desafios de sistemas de BI eficientes e econômicos.

Por exemplo, o pessoal de TI é apaixonado pela capacidade de se aprofundar em qualquer nível possível de resolução. No entanto, para um gerente de uma fábrica de móveis, essa profundidade pode mais atrapalhar do que ajudar. Seja devido a falta de familiaridade com a tecnologia ou mesmo pela distração causada pela curiosidade de se obter informações desnecessárias em determinados momentos e estratégias.

O desafio para os profissionais de tecnologia da informação, então, é o de compreender as especificidades de cada nível de gestão e as perguntas precisas que cada profissional na hierarquia organizacional deve responder para realizar seu trabalho. Quanto mais sênior o gestor for, mais global e avançada deve ser a visão que ele recebe do sistema, sem se aprofundar nos detalhes mais sutis. Outros membros da equipe de gerenciamento podem desejar informações mais pontuais. Como as relacionadas ao desempenho individual de produção, de vendas, merchandising, entre outras.

O objetivo de um bom aplicativo de Business Intelligence, portanto, não é refletir dados, necessariamente. Mas, sim, o de apresentá-los de maneira perspicaz, ajudando os gestores a resolver problemas e a definir estratégicas. Para isso, os aplicativos de BI devem ser os mais amigáveis ​​e intuitivos possíveis. Do contrário, eles aumentarão a resistência de seus usuários finais. O que pode levar ao uso ineficaz do sistema ou à rejeição total dele.

Consolidação de múltiplas fontes de dados

Os gestores com experiência em Business Intelligence, especialmente na indústria e no varejo, têm à sua disposição uma incontável variedade de produtos, ferramentas e aplicativos. Por isso, consolidar uma interface e um fluxo de entrada com aparência simples e funcional é essencial no gerenciamento de dados. Quando feita corretamente, essa consolidação permitirá que você compare os produtos de maneira lógica e unificada. Por exemplo, possibilitando que você compare três cadeiras que estão disponíveis em um sistema com duas mesas que estão em outro sistema, chegando a um conjunto para sala de jantar. Sem a consolidação dos dados, isso poderia não ser possível ou se transformaria num erro de sistema.

Uma vez que você tenha segregado os dados de despesas, dados de compra, de atendimento ao cliente, financeiros ou dados de inventário, entre tantos outros, essas informações podem fornecer insights valiosos em diferentes áreas específicas do seu negócio – mas talvez não sejam úteis isoladamente. Dessa forma, todos os elementos e áreas da sua empresa devem estar interligados, recebendo informações e conhecimentos específicos de outros campos, mas que se conectam quando olhamos para o todo.

Portanto, para ajudar em suas habilidades de tomada de decisão, você precisa consolidar a Inteligência de Negócios de várias fontes e apresentá-la de forma coerente. De preferência num único painel, onde seja possível visualizar rapidamente os elementos críticos que precisam ser abordados. Em seguida, você pode se aprofundar ainda mais para obter análises e percepções mais significativas.

Um exemplo:

Você reconhece o móvel que mais vende na sua loja. Ótimo!

Você também reconhece o item de mobiliário que é menos popular entre seus clientes. Muito bom também!

Uma análise isolada, porém, poderá te levar a decidir continuar promovendo os itens que geram mais receita, enquanto movem os outros itens para o depósito ou liquidação. O que não é exatamente uma boa ideia!

Uma análise consolidada, no entanto, pode ajudá-lo a tomar a decisão mais lucrativa de criar uma promoção na qual você agrupa seu produto mais vendido com seu item de mobiliário menos popular. Bem mais inteligente, não é?!

Oportunidades e custos ocultos

Vejamos outro exemplo. Você tem uma rede de varejo de móveis e vem trabalhando com um fornecedor há bastante tempo por acreditar que ele ofereça o melhor valor do mercado. Ok, olhando-se para os números isolados, ao analisar apenas o fator preço, talvez essa seja uma verdade. Mas já parou para analisar a experiência de compra e o valor agregado dela? Ao fazer uma análise mais detalhada, você pode encontrar custos ocultos.

Entre esses custos que facilmente podemos “deixar passar batido” estão: atrasos nas remessas; custos de mão de obra ou materiais excessivos para remover a embalagem; alto custo incorrido para mover o item entre diferentes centros de distribuição – o que, além dos custos logísticos, aumenta o risco de danos; recebimento de produtos errados, atravancando todo o processo; entre tantos outros.

Business Intelligence: Qualidade acima de quantidade

Dessa maneira, o número de fatores que podem ser verificados, rastreados, processados ​​e armazenados em sistemas de Business Intelligence é quase infinito. A fim de extrair a razão e a percepção dos dados, devemos focar nossos esforços na qualidade deles. Buscando, assim, por dados claros, medidos corretamente em várias mensagens e sem conflito interno.

Se os dados que você está recebendo são de qualidade inferior ou muito isolados, seus efeitos no processo de análise podem ser destrutivos. O ruído que é criado e introduzido no sistema pode interromper o reconhecimento de padrões ou até mesmo fazer com que surjam padrões falsos, como é o caso da ideia simplista de preço sobre valor.

A gente fala mais sobre tecnologia e Inteligência de Mercado em nossos próximos artigos aqui na Plataforma de Negócios Setor Moveleiro e em nosso projeto Webinar Setor Moveleiro. Continuem conectados!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião