A inteligência artificial vem ganhando um protagonismo central nas ações de marketing e comunicação nas empresas. Por isso, merece um conteúdo exclusivo sobre o assunto aqui na Plataforma Setor Moveleiro. E como prometemos na última semana, é sobre isso que falaremos hoje, em mais um conteúdo inspirado no Guia Oficial 2023, idealizado pela Oficina Consultoria, especializada em reputação e gestão de relacionamento para empresas.
Na semana passada, nós apresentamos alguns dos principais drivers de tecnologia que devem ser explorados pelo marketing do seu negócio a partir deste ano para sair na frente, ganhar em agilidade e alcance — veja aqui. Hoje, mostramos as ferramentas de IA disponíveis ou que deverão chegar logo ao mercado, devendo facilitar e ampliar as possibilidades de comunicação da sua marca.
Para o CEO da Intuit, Sasan Goodarzi,empresa americana de desenvolvimento de programas de computador, a IA é a maior mudança de plataforma desde a eletricidade e a Internet. O que quer dizer, que sim, é hora de ficarmos ligados. “Achamos que pode ser realmente ainda mais dramático do que isso. Estimulando a inovação em todo o mundo.”
Para Fei – Fei Li, codiretora da Stanford Institute for Human-Centered, “nesse processo de criação e implantação de IA, ela afetará todas as nossas vidas, e é muito importante incluirmos todas as partes interessadas dessa tecnologia no processo de design.”
De cidades a pessoas, em tudo surgirão novas identidades digitais, com avatares nos espaços virtuais. O principal exemplo é o aplicativo Lensa, que faz avatares mágicos e se tornou “febre” nas redes sociais. E o “problema” é justamente este, enquanto muito em pesquisa e desenvolvimento já foi aplicado em inteligência artificial, fazendo dela uma ferramenta revolucionária para diversos setores e em diferentes escalas, ainda há mais IA aplicada em filtros do Instagram do que nas empresas e governos, como aponta Brian Schimpf, CEO da Anduril Industries, empresa de produtos de defesa que desenvolve tecnologia para agências militares e vigilância de fronteiras.
Inteligência artificial e novas possibilidades para o futuro
Novas possibilidades, portanto, exigem maior conscientização e responsabilidade na adoção de ferramentas tecnológicas. Os espaços, as empresas e as próprias cidades devem se reinventar, passando a atuar como startups, com conceitos inovadores e explorando novas oportunidades.
Entendida como a próxima geração de aplicativos para autoprogramação e desenvolvimento de artes visuais e criativas em ciências exatas e humanas, a tecnologia é capaz de replicar parte da capacidade criativa humana e, ao que tudo indica, veio mesmo para ficar.
IA generativa ganha protagonismo central
A IA Generativa, por exemplo, ou seja, a inteligência artificial capaz de criar conteúdo novo e original, avança de maneira vertiginosa. Desde IAs que podem produzir vídeos de apenas algumas palavras até modelos que podem gerar áudio com base em trechos de uma música.
IA Generativa, portanto, é o termo genérico para IA que não apenas analisa dados existentes, mas cria novos textos, imagens, vídeos, trechos de código e muito mais. “É a nova mania do Vale do Silício e está ofuscando a criptomoeda e o metaverso. Todos querem falar e conhecer o novo boom de IA”, ressalta o time da Oficina Consultoria.
O Google, por exemplo, anunciou uma série de avanços em IA generativa, incluindo um sistema que combina seus dois modelos de IA de texto para vídeo, Phenaki e Imagen. O Phenaki permite que o sistema gere vídeos com uma série de prompts de texto que funcionam como uma espécie de script. Enquanto o Imagen torna os vídeos em maior resolução.
Assim como a Meta, eles também já construíram seus próprios geradores de imagem, mas ainda não divulgaram ao público.
Prepare-se para um “modelo universal de fala”
Por falar no Google, o novo projeto Google AI, para desenvolver um “modelo universal de fala” foi treinado em mais de 400 idiomas e anunciado em evento recente. Se der certo, o projeto representará um grande avanço nas capacidades dos grandes modelos de linguagem, ou LLMs.
O LLM BLOOM da startup de IA chamada Hugging Face foi treinado em 46 idiomas. O modelo de linguagem grande (LLM) BLOOM é de código aberto e gratuito. O projeto quer democratizar o acesso e a pesquisa sobre inteligência artificial.
A Meta, por meio da Meta AI, também tem trabalhado em modelos de inteligência artificial que podem traduzir centenas de idiomas em tempo real.
Por fim, ferramentas como Chat GPT e DALL-E, ou seja, a IA aberta (Open AI), dominam debates de executivos globais, convertendo textos em imagens e sendo capazes até de escreverem poemas.
E o marketing da sua empresa, está preparado para esse futuro que já bate à porta?