Preloader

Inteligência artificial no recrutamento ajuda a encontrar os melhores profissionais

inteligência artificial no recrutamento ajuda a encontrar os melhores profissionais

[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]Usar a inteligência artificial no recrutamento pode ser uma opção para ajudar a resolver o problema da falta de mão de obra no setor moveleiro? De acordo com o diretor da LandTech e cofundador do Talenses Group, Paulo Moraes, isso pode acontecer em parte. 

Isso porque a tecnologia aliada à escolha de colaboradores promete diminuir o tempo de duração dos processos, além de torná-los mais assertivos na busca pelos perfis desejados pelas empresas. Mas, o gargalo da formação de profissionais ainda acontece e é algo que pode entrar na mira da inteligência artificial.

Como é utilizada a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Moraes reforça que a área de recrutamento vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, com o surgimento de diversas ferramentas de gestão e automação dos processos de busca de profissionais. Esse é o cenário do surgimento dos algoritmos mais sofisticados para filtrar perfis na internet, redes sociais, redes profissionais, plataformas e bancos de currículos. 

Leia também

“Eles permitiram otimizar dramaticamente os processos de seleção, reduzindo milhares de inscrições a um número bem menor de perfis, mais compatíveis com o cargo buscado. E, eliminando horas e horas investidas por recrutadores em pesquisas e mapeamento de mercado”, conta. 

Agora, reforça o especialista, além dos filtros, é possível delegar à inteligência artificial o trabalho de entender as responsabilidades de um determinado cargo e pesquisar potenciais perfis aderentes nas mais diferentes plataformas.

No entanto, avisa, ainda há espaço para aperfeiçoamento nas ferramentas de IA e isso deve acontecer à medida em que elas aprendem. “Há também muito questionamento sobre a real capacidade de IA conseguir avaliar aspectos comportamentais de um profissional como empatia, capacidade de adaptação e entrega de resultados, entre outros”, completa.

No setor moveleiro 

O cofundador do Talenses Group ainda destaca que a inteligência artificial no recrutamento pode ser usada por qualquer segmento e também para processo de seleção de qualquer tipo de posição e nível. O importante, diz ele, é saber utilizar a tecnologia da melhor maneira para tornar o seu processo de recrutamento mais eficaz.

“É fortemente recomendável que as empresas do setor moveleiro aproveitem a tecnologia para otimizar seus processos, mapeando e identificando os melhores perfis para suas vagas”, indica. 

Com IA, explica, há a possibilidade de identificar profissionais que, eventualmente, não seriam abordados ou mapeados por recrutadores em um processo de busca convencional por estarem em outras regiões ou países ou mesmo, por falta de tempo hábil para mapear o maior número possível de pessoas 

Entretanto, ele reforça que encontrar as melhores pessoas, não vai, necessariamente, resolver o problema de escassez de mão de obra de um setor ou área específica. “Em tecnologia, por exemplo, a falta de material humano é crônica e a previsão é que, em 2030, por exemplo, 30% da força de trabalho de hoje estará desqualificada”, compara. “Talvez valha começar a pensar em IA para resolver este problema também”, completa.

 Vantagens da utilização

Quais as vantagens de utilizar inteligência artificial no recrutamento e seleção?

– Menor tempo
Processos mais rápidos em função da automatização de etapas. O software lê os currículos, ao invés dos recrutadores. Nesse caso, os candidatos também recebem as respostas com mais agilidade. 

– Maior assertividade
O software com tecnologia de IA pode analisar perfil dos candidatos. E, então, identificar personalidades e habilidades mais condizentes com a cultura e com as necessidades do momento da empresa.

Redução de turnover (rotatividade de colaboradores)

A inteligência artificial seleciona os candidatos mais próximos ao perfil desejado e à cultura organizacional, diminuindo a chance de uma saída. Uma alta taxa de turnover pode aumentar os custos da empresa.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também