Internacionalização no setor moveleiro: Tudo o que você precisa saber para começar

Internacionalização no setor moveleiro: Tudo o que você precisa saber para começar

27 de abril de 2021Categories: EconomiaTags: , ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR MOVELEIRO - EXPORTAÇÕES

Com as exportações brasileiras de móveis e colchões em movimento crescente — relembre os últimos dados aqui —, o processo de internacionalização no setor moveleiro nunca foi tão bem-vindo por toda a cadeia. Afinal, se de um lado a variação cambial desfavorável às importações faz aumentar o número de ações com foco no fortalecimento da cadeia produtiva local. Priorizando-se então, fornecedores de insumos e matérias-primas em território nacional. De outro, este mesmo cenário nos abre um novo universo de possibilidades para a disseminação do produto e do design brasileiro ao redor do mundo.

Mas claro, esse processo não é uma tarefa fácil. Porém, pode ser muito mais simples ao buscarmos por orientação profissional e o apoio de instituições e programas direcionados às exportações. Como  é o caso da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), projeto da Confederação Nacional da Indústria (CNI); bem como de uma série de ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a exemplo do Projeto Brazilian Furniture, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), e do Orchestra Brasil, em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

4 dicas para a internacionalização do seu negócio

Pensando em como orientar os empresário para darem o start nas suas exportações, a Agência CNI de Notícias compartilha quatro dicas fundamentais para quem deseja internacionalizar a empresa. Confira!

  1. Informe-se

Estudos, pesquisas e uma assessoria adequada ajudam a definir os mercados para cada produto. Cada país tem regras específicas para exportação e é preciso conhecê-las antes de iniciar a operação. Portanto, a apuração de informações estratégicas sobre potenciais parceiros ou concorrentes também é necessária. Feiras e missões internacionais ajudam muito nesta etapa.

Enquanto ainda não podemos correr o risco da realização de eventos físicos, as rodadas de negócios on-line têm sido uma grande aliada na prospecção e fechamento de parcerias nacionais e internacionais. Nós publicamos recentemente um conteúdo sobre o assunto: “Rodadas de Negócios On-line: o futuro do setor moveleiro?“.

  1. Defina as condições de venda e a logística

Essa etapa é importante para estabelecer o preço do produto. A sua empresa precisa escolher o meio de transporte para despachar a venda, analisar o tempo de entrega, as condições de pagamento internacional, a quantidade mínima de venda, bem como o seguro e os impostos cobrados no destino. Com isso em mente, você pode definir variações de preços a depender das condições.

  1. Exercite sua habilidade de negociação

É importante pesquisar potenciais clientes e participar de encontros de negócios no Brasil e no exterior. Nem sempre as melhores condições para você atendem aos interesses do importador, por isso é importante ajustar as propostas a cada situação. A negociação certamente será mais bem sucedida se você tiver mais informações sobre o mercado onde quer atuar, como hábitos de consumo, preço final, canais de distribuição.

  1. Seja claro e aproveite os acordos comerciais

É fundamental formalizar o contrato com todas as condições acordadas  — volume, prazo, descrição do produto, responsabilidades mútuas — para diminuir riscos. A CNI, por meio de todas as federações de indústria, oferece o Certificado de Origem Digital (COD). Trata-se de um documento que garante benefícios tarifários aos produtos nos países com os quais o Brasil tem acordo comercial e pode funcionar como um diferencial de mercado nos demais.

Panorama do comércio mundial a um clique

INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR MOVELEIRO - EXPORTAÇÕES

 

Para auxiliar as empresas brasileiras e os formuladores de políticas públicas na identificação dos eventuais impactos provocados pela pandemia do Coronavírus no comércio exterior brasileiro, aliás, a Apex-Brasil desenvolveu o Painel de Comércio – Covid-19.

Acessível a qualquer instituição, a ação propõe apresentar a evolução paralela dos indicadores comerciais e dos casos confirmados de Covid-19. Dessa forma, ele permite que o usuário visualize e correlacione os dados de modo ágil, para facilitar os processos de tomada de decisão.

“Dada a natureza interativa e dinâmica do painel, sugere-se que os usuários o mantenham como instrumento permanente de consulta. Para proporcionar a melhor experiência possível, a agência o atualizará constantemente, incluindo novos dados e novas funcionalidades”, afirma a instituição em comunicado. “A Apex-Brasil acredita que o presente momento é de superação e de união de forças para a alavancagem do comércio exterior brasileiro. Juntos somos mais Brasil.”

Para acessar o Painel de Comércio – Covid-19 é só clicar neste link direto. A agência também disponibiliza um manual de uso da ferramenta para otimizar a experiência do usuário (acesse aqui).

Cartilha ao Exportador no contexto do Coronavírus: Internacionalização no setor moveleiro

Quer ainda mais informações? A Apex-Brasil disponibiliza também uma cartilha contendo orientações gerais ao empresário; checklist de perguntas para elaboração de plano de ação de exportação; e exemplos de medidas que organizações têm adotado face à crise atual.

O conjunto de informações, baseado em sites oficiais e benchmarking de mercado, não tem por objetivo substituir as orientações fornecidas por órgãos oficiais do governo brasileiro, tampouco as de consultorias customizadas para o seu negócio, mas oferecem um bom direcionamento inicial. Acesse pelo Portal da Apex-Brasil.

E aí, preparados para levar a sua marca para todos os continentes?

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião