O maior evento de varejo da América Latina, o Latam Retail Show, começa na próxima terça-feira (19/9), em São Paulo. A programação, promovida pela Gouvêa Ecosystem, deve trazer temas relevantes e informações para o enfrentamento de um cenário desafiador. Quem fala mais sobre o assunto é o diretor de Operações da empresa e da Mosaiclab, Eduardo Yamashita.
“Durante o evento, serão apresentadas oito pesquisas inéditas, haverá grandes palestrantes e líderes para discutir o momento atual e as suas visões de mercado”, conta Yamashita. “São temas que estão transformando o varejo e que vão provocar os empreendedores a transformar seus negócios”, completa. O tema é “Back to the Future” (De volta para o futuro).
Momento atual do varejo

De acordo com Yamashita, o varejo continua bastante pressionado. Isso em função da taxa de juros (que apenas recentemente passou a apresentar queda) e do orçamento comprometido do consumidor. “Apesar de a renda do brasileiro ter atingido o maior patamar em alguns anos, o aumento de custos, como os de alimentação, por exemplo, fazem com que ele repense alguns gastos”, explica.
Dentro desses gastos que exigem cautela do consumidor está o segmento de eletromóveis, pondera o diretor da Gouvêa Ecosystem. Já que assumir a compra de itens com maior valor, como os móveis e eletrodomésticos demanda aumento da confiança. Além de garantia de emprego e renda.
Mas há boas perspectivas para eletromóveis
As perspectivas para os próximos meses, até o início de 2024, são positivas, reforça Yamashita. De acordo com ele, o consumo deste tipo de produto é cíclico. “Se o segmento de móveis e eletros tem um desempenho ruim em crises, o contrário acontece em momentos de retomada”, avisa. “E a categoria tende a crescer acima da média do varejo na retomada”, completa.
O que também pode colaborar com esse crescimento é a venda pela internet. Yamashita lembra que mais de 40% das vendas de eletroeletrônicos já são digitais. E isso faz com que haja uma grande movimentação entre os varejistas nacionais, diz ele. “Todo esse processo também estimula players regionais, que investem para concorrer em iguais condições”, comenta.
O segmento de Casa e Móveis foi o que mais apresentou crescimento de buscas no Relatório Setores do E-Commerce, da Conversion, com 8%. Em seguida, aparecem os marketplaces (6,3%), que também contemplam muitos produtos domésticos. Em vendas, segundo a NuvemShop, pequenos e médios e-commerces movimentaram cerca de R$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023 — um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2022.
Entre os setores que registraram o maior crescimento no faturamento médio por loja em comparação com a primeira quinzena de fevereiro estão Móveis (+20,6%), Acessórios de Viagem (+8,4%) e Artigos Religiosos (+5,7%). Os setores que tiveram uma queda nas vendas foram Artigos Esportivos (-23,4%), Saúde (-18,9%) e Casa e Jardim (-17,5%).
O investimento em digitalização, em desenvolvimento de novos canais e personalização de experiências serão assuntos tratados no Latam Retail Show.
Sobre o Latam Retail Show
A edição deste ano é a segunda presencial após a pandemia da covid-19. Ao todo, o evento já teve sete edições, mais de 50 mil participantes, mais de 1,2 mil palestrantes nacionais e internacionais, além de mais de 400 marcas.
Durante as primeiras 5 edições, o Latam Retail Show se consolidou nacionalmente e internacionalmente, tornando-se um dos mais importantes fóruns de varejo e consumo da América Latina
Em 2021, foi realizado em formato 100% digital e com uma Expo virtual. A edição teve as primeiras edições de eventos que discutiam muito mais do que o varejo e consumo, como o Matching Brasil-China e o Latam Business Ecosystem Summit.
O Latam Retail Show revela novidades e tecnologias para o mercado do varejo e consumo. É dentro deste evento que marcas e empresas conhecem soluções para o varejo, e se preparam para enfrentar todos os desafios do setor.