Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita inteligência emocional, um olhar estratégico em relação às diversas etapas da vida e do mundo, atualização e manutenção constante.
Não, você não está na plataforma de conteúdo errada.
Como Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, bem pontuou na penúltima edição do Demanda em Foco Setor Moveleiro — veja aqui —, empresas são comparáveis a seres vivos, passando por diferentes etapas em seu desenvolvimento. O que é chamado de “lei biológica dos negócios”.
Permanecerão no topo do mercado, portanto, aquelas que se posicionarem de maneira estratégica, atualizada e sustentável. Otimizando, para tal, os fatores da gestão e da produção que deram certo; bem como abrindo-se às inovações que possam trazer ainda mais ganho e visibilidade à marca.
60 anos de Colchões Castor
É com este posicionamento, então, que a Colchões Castor celebra seis décadas, firmando-se como um case no que diz respeito às etapas de desenvolvimento na vida da empresa e na evolução do setor como um todo.
Para se tornar esta referência, no entanto, a empresa enfrentou muitos desafios, é claro. Superando não só obstáculos típicos do mercado, como crises micro e macroeconômicas. O que, em vez de desmotivar, incentivou a empresa a profissionalizar sua gestão e modernizar sua fábrica cada vez mais, apostando e muito em qualificação profissional e inovação tecnológica para a fabricação de colchões e complementos para casa.
“O processo de evolução foi contínuo e planejado, sempre com os pés no chão. Tudo isso para fabricar produtos com a mais alta qualidade, nossa missão primordial”, reforça Hélio Antonio Silva, CEO da Colchões Castor.
O pioneirismo, aliás, é uma marca da empresa que, em 1988, foi uma das primeiras a aderir ao programa Pró-Espuma, que garante o mais alto padrão de qualidade em seus produtos.
Já em 1992, foi instalado um laboratório próprio na fábrica de Ourinhos (SP) para testar as amostras de todos os lotes produzidos. No intuito, assim, de certificar mais uma vez a qualidade total das peças, desde a matéria-prima ao produto final.
Essa preocupação, inclusive, fez da Castor uma das primeiras do setor a receber a certificação ISO 9001, em 1993. Indo ao encontro de diretrizes sustentáveis, tanto no que diz respeito ao fator econômico quanto ambiental: toda madeira utilizada para produção dos colchões ortopédicos, estofados e acessórios são de reflorestamento; além do processo de reciclagem, onde se aproveitam resíduos de espumas para fabricação das espumas aglomeradas.
Marketing como ferramenta estratégica
Mas não é só dentro da fábrica que uma empresa deve crescer. O marketing se tornou uma das ferramentas estratégicas mais importantes para o fortalecimento de marcas e, consequentemente, a manutenção das vendas no mundo atual.
Para manter as tradições e o forte posicionamento, a Castor investe em mega campanhas publicitárias, colocando a marca como Top of Mind no setor.
“Apostamos em grandes ações e parcerias nas mídias televisivas e plataformas digitais, além de outros meios de comunicação tradicionais. A Castor também possui outdoors instalados em pontos estratégicos por todo o país. Sem contar com a forte presença nas mídias sociais, gerando conteúdo e dicas relevantes para todos os clientes e seguidores da marca”, pontua o CEO da empresa.
Veja mais uma grande ação de mídia em comemoração aos 60 anos da Colchões Castor: