Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento no setor moveleiro
Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento no setor moveleiro
Compartilhe nas redes!
Compartilhe nas redes!

Você, leitor da Plataforma de Negócios Setor Moveleiro, já deve ter ouvido muito a pergunta: Qual o maior patrimônio da sua empresa? E muito provavelmente já esteja cansado de fingir surpresa ao ouvir a resposta: PESSOAS. Sim, empresas são feitas de pessoas para pessoas! Bens, instalações, máquinas e equipamentos, carteira de clientes, saldo positivo. Tudo isso, então, são objetivos que só podem ser alcançados por meio de um time proativo e focado em resultados. Mas se o capital humano é o maior patrimônio, uma liderança eficaz é, por consequência, o coração de qualquer negócio.
Afinal, como diz o velho e conhecido provérbio árabe: “Um exército de ovelhas liderado por um leão pode vencer um exército de leões liderado por uma ovelha”. A frase foi usada como introdução por Alan Sant’Anna em seu webinar “Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento”. Palestrante e autor de quatro livros, Sant’Anna – que é consultor em liderança, vendas e gestão do tempo -, explica que mesmo equipes com deficiências podem produzir resultados muito positivos quando bem conduzidas. Por outro lado, mesmo o melhor time do mundo não é nada sem uma boa liderança.
Liderança eficaz como fator decisivo nos negócios

Para isso, então, sua principal característica deve ser uma boa comunicação. Enfatizando-se, assim, a capacidade de fazer com que outras pessoas sigam seus pensamentos, sugestões, crenças e valores. É, afinal, este bom relacionamento com seus liderados que irá diferir um chefe de um líder. Com este último mostrando-se comprometido não só com o sucesso dos negócios, mas também de seus colaboradores – sempre com foco no crescimento e superação em concordância.
Criando oportunidades
Justamente nesse sentido, uma das lições mais básicas do líder é o pensamento estratégico. O que envolve a sabedoria para enxergar o conjunto e fazer o diagnóstico, bem como o prognóstico, tanto da empresa quanto do mercado. Ou seja, estamos falando aqui da habilidade de perceber ameaças e oportunidades. E quando não encontrar estas últimas, criá-las. “Esta visão do líder, que se torna mais necessária em momentos de crise, vem do conhecimento teórico, da experiência e da disposição em ir a fontes primárias”, destacou o palestrante do Webinar Setor Moveleiro.
Para ele, o líder que consegue reunir tudo isso permite o desenvolvimento de uma visão sistêmica para que a tomada de decisões conduza a empresa ao alcance dos seus objetivos. “Nas crises, como as mudanças são bem mais rápidas e com mais riscos, esta habilidade de ver o conjunto, fazer diagnóstico e prognóstico, transitar entre todas as fontes, será o diferencial das empresas e a responsável pela tomada de decisões da melhor qualidade”, afirmou Sant’Anna.
Webinar Setor Moveleiro
Durante o evento online, o especialista ainda apresentou um conjunto de ideias, princípios e técnicas voltadas ao fortalecimento da liderança e desempenho das equipes de trabalho. Entre os tópicos estavam o que é liderança; missão dos líderes; construção e exercício da liderança; técnicas de influência; feedback e feedforward; crítica e elogios inteligentes; sinergia como força de equipe; gerenciamento de reuniões e gestão de crises; além de reposicionamento no mercado. Tudo muito bem-vindo pelo setor moveleiro.
Quer conferir ou relembrar a apresentação de Alan Sant’Anna? É só dar o play!
Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]
Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]
Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]
Notícias em Destaque
Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]
Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]
A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]
Assine
a nossa
Newsletter