Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento no setor moveleiro

Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento no setor moveleiro

21 de janeiro de 2021Categories: IndústriaTags: , ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Você, leitor da Plataforma de Negócios Setor Moveleiro, já deve ter ouvido muito a pergunta: Qual o maior patrimônio da sua empresa? E muito provavelmente já esteja cansado de fingir surpresa ao ouvir a resposta: PESSOAS. Sim, empresas são feitas de pessoas para pessoas! Bens, instalações, máquinas e equipamentos, carteira de clientes, saldo positivo. Tudo isso, então, são objetivos que só podem ser alcançados por meio de um time proativo e focado em resultados. Mas se o capital humano é o maior patrimônio, uma liderança eficaz é, por consequência, o coração de qualquer negócio.

Afinal, como diz o velho e conhecido provérbio árabe: “Um exército de ovelhas liderado por um leão pode vencer um exército de leões liderado por uma ovelha”. A frase foi usada como introdução por Alan Sant’Anna em seu webinar “Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento”. Palestrante e autor de quatro livros, Sant’Anna – que é consultor em liderança, vendas e gestão do tempo -, explica que mesmo equipes com deficiências podem produzir resultados muito positivos quando bem conduzidas. Por outro lado, mesmo o melhor time do mundo não é nada sem uma boa liderança.

Liderança eficaz como fator decisivo nos negócios

A verdade é que o líder é o condutor de todos os projetos, metas, estratégias e objetivos de um negócio. Sendo figura central não só na tomada de decisão, mas durante todo a jornada de construção até se chegar a este momento decisivo. Se é um mal condutor, portanto, guiará o time todo ao abismo. Independentemente das habilidades daqueles que seguem ao seu lado. Se conduz com disciplina, foco e sabedoria, alcançará não só um ótimo destino de maneira eficaz, econômica e segura, quanto esculpirá talentos e moldará oportunidades no trajeto.

Para isso, então, sua principal característica deve ser uma boa comunicação. Enfatizando-se, assim, a capacidade de fazer com que outras pessoas sigam seus pensamentos, sugestões, crenças e valores. É, afinal, este bom relacionamento com seus liderados que irá diferir um chefe de um líder. Com este último mostrando-se comprometido não só com o sucesso dos negócios, mas também de seus colaboradores – sempre com foco no crescimento e superação em concordância.

Criando oportunidades

Justamente nesse sentido, uma das lições mais básicas do líder é o pensamento estratégico. O que envolve a sabedoria para enxergar o conjunto e fazer o diagnóstico, bem como o prognóstico, tanto da empresa quanto do mercado. Ou seja, estamos falando aqui da habilidade de perceber ameaças e oportunidades. E quando não encontrar estas últimas, criá-las. “Esta visão do líder, que se torna mais necessária em momentos de crise, vem do conhecimento teórico, da experiência e da disposição em ir a fontes primárias”, destacou o palestrante do Webinar Setor Moveleiro.

Para ele, o líder que consegue reunir tudo isso permite o desenvolvimento de uma visão sistêmica para que a tomada de decisões conduza a empresa ao alcance dos seus objetivos. “Nas crises, como as mudanças são bem mais rápidas e com mais riscos, esta habilidade de ver o conjunto, fazer diagnóstico e prognóstico, transitar entre todas as fontes, será o diferencial das empresas e a responsável pela tomada de decisões da melhor qualidade”, afirmou Sant’Anna.

Webinar Setor Moveleiro

Durante o evento online, o especialista ainda apresentou um conjunto de ideias, princípios e técnicas voltadas ao fortalecimento da liderança e desempenho das equipes de trabalho. Entre os tópicos estavam o que é liderança; missão dos líderes; construção e exercício da liderança; técnicas de influência; feedback e feedforward; crítica e elogios inteligentes; sinergia como força de equipe; gerenciamento de reuniões e gestão de crises; além de reposicionamento no mercado. Tudo muito bem-vindo pelo setor moveleiro.

Quer conferir ou relembrar a apresentação de Alan Sant’Anna? É só dar o play!

 

 

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião