Caro leitor, o que eu vou dizer neste artigo vai confirmar muitas coisas que você já sabe, mas muitas das coisas que eu vou dizer aqui farão você mudar sua maneira de identificar líderes que geram os resultados que a sua empresa merece.
Eu imagino que seria um sonho para você encontrar líderes que tenham uma vontade inabalável de fazer o que precisa ser feito da forma necessária para alcançar os objetivos e dividir uma carga tão pesada que você carrega há anos na construção do seu negócio.
Até acredito que você já tenha encontrado um ou outro líder assim e ele está com você há anos, te ajudando nos desafios, mas esse líder representa pelo menos 10% do seu corpo de líderes dentro da empresa.
Eu não sei se você se lembra, mas no artigo anterior eu te falei que a participação nos lucros e uma série de outros benefícios pouco adiantam se você não tiver a liderança certa.
Também te falei que se você quiser garantir uma ótima performance da sua equipe precisará assegurar a formação e contratação destes líderes.
Aqui está o que eu descobri no setor moveleiro e que pode te ajudar na contratação de líderes certos.
A grande descoberta
Era um sábado, estávamos em um círculo de negócios na cidade de Ubá, conversávamos sobre liderança. Era um grupo de empresários que se reunia, mensalmente, para falar de desenvolvimento de colaboradores. Isso aconteceu em 2019.
Naquela época eu estava começando a prestar consultoria no Polo Moveleiro e eu estava ajudando empresários na implementação de um RH mais estratégico, focado em resultados.
Ali, sentada eu olhei para um dos empresários e falei:
– Eu vou criar uma metodologia para te ajudar a encontrar os líderes certos, vou entender o mercado moveleiro, vou identificar características específicas de grandes líderes e vou criar uma metodologia para multiplicar esses líderes em nosso Polo.
A primeira reação dele foi perguntar:
– Como você vai criar uma metodologia se em nosso Polo não tem profissionais preparados? Ou você encontra líderes focados em pessoas ou focados em resultados, os dois juntos eu não encontro.
Isso me deixou inquieta por dias de tanta ansiedade para responder a esta pergunta, porque eu sou do tipo apaixonada por pessoas e obcecada por encontrar soluções. Eu precisava encontrar aquela resposta e precisava ser rápido.
Aquilo ficou martelando na minha mente.
Como eu consigo identificar líderes movidos por uma necessidade de gerar resultados contínuos?
Foi quando alguns dias depois, conversando com outro empresário eu tive um “eureka”: vou visitar o máximo de indústrias moveleiras possível, vou aplicar avaliação comportamental com todos os líderes e vou entender exatamente o que separa os líderes que geram resultados, dos líderes que não geram.
É aqui que você começa a anotar o que vou dizer!
Eu não sei como é a promoção e contratação de líderes em sua empresa, mas o passado das empresas do Polo condenam. Um histórico de contratações de líderes baseados na alta qualidade operacional.
Ou seja, uma indústria tem um excelente operador de máquinas, produz com perfeição, é comprometido, não falta e nem apresenta atestados ou uma indústria tem um excelente vendedor, bate metas, se relaciona muito bem com os clientes. O que a indústria faz? Promove-o a líder.
Pronto! Agora ela não tem mais o melhor operador ou vendedor e nem tem um líder certo.
Porque líderes certos não são necessariamente bons na operação, na tratativa com os clientes ou na qualidade, líderes certos são bons em gerar resultados, em incentivar e direcionar para que as pessoas façam e façam rapidamente e com a qualidade desejada.
Ou como eu costumo dizer, em menor tempo, com menor custo e melhor qualidade.
Então, vamos aos fatos…
William Marston, psicólogo e pai do detector de mentiras, criou o teste de perfil comportamental e em seus estudos descobriu um modelo eficaz para compreender estilos de liderança e mapeamento cerebral.
Identificou que líderes dominantes tendem a exibir padrões de atividade cerebral associados à tomada de decisões rápidas e assertivas, enquanto líderes influentes mostram atividade cerebral ligada à empatia e comunicação persuasiva.
Líderes estáveis demonstram padrões de atividade cerebral relacionados à paciência e a ouvir pessoas, enquanto líderes conformes exibem atividade cerebral orientada aos processos e ao alto padrão de qualidade, perfeccionistas.
Para cada empresa em que visitamos, fizemos os testes de perfil comportamental e fizemos a seguinte pergunta ao empresário: Qual ou quais são os seus melhores líderes?
Após ouvirmos a resposta, fizemos uma comparação direta com os resultados do mapeamento comportamental.
Agora, pasme!
Nas empresas em que o gestor relatou que o líder é muito focado em resultados e que tem problemas nas relações com pessoas, percebemos uma grande presença de dominância em seu perfil.
Nas empresas onde o gestor relatou que o líder é muito focado em resultados e também na qualidade, além da dominância, percebemos uma presença de conformidade no teste comportamental daquele líder.
Nas empresas em que o gestor relatou que o líder é muito bom, mas se perde nos processos, não verifica indicadores ou é muito bonzinho, identificamos uma forte presença de influência e estabilidade.
E, nas empresas em que o gestor relatou que o líder é muito operacional, que prefere operar a máquina a administrar pessoas ou liderar de verdade, percebemos uma grande presença de conformidade.
Não satisfeitos, fomos analisar livros de grandes pesquisadores mundiais como Gallup, Jim Collins, Marcus Buckingham, Curt Coffman, literaturas sobre líderes de alto desempenho.
Nesses estudos encontramos uma relação fascinante entre as características encontradas no mapeamento comportamental destes líderes e as relatadas por estes escritores.
É assim que você vai identificar os líderes certos!
Etapa 1: teste de perfil comportamental para líderes
Através de um teste de perfil comportamental, você vai encontrar as respostas para as atitudes que seu colaborador tem no dia a dia da empresa. Aplique em todos os seus colaboradores, implemente no processo de contratação:
Etapa 2:
Líderes certos tem alta dominância, alta cautela e baixa estabilidade e média influência ou seja líderes certos são altamente focados em fazer os resultados, acontecem analisando os nuances e indicadores no caminho precavendo-se dos perigos e ao mesmo tempo influenciando as pessoas para que eles gerem os resultados esperados.
Etapa 3: invista em potencializar os pontos fortes dos seus líderes
Muitos empresários alcançaram o sucesso com base na determinação e na experiência prática, sem dependerem necessariamente de uma formação acadêmica e por isso não valorizam a capacitação dos seus líderes.
No entanto, investir na capacitação dos potenciais líderes não apenas fortalece o desempenho individual, mas também impulsiona o progresso da sua empresa. Sabemos que a experiência é valiosa, mas o aprendizado contínuo é indispensável para sustentar e ampliar o sucesso que você deseja para sua empresa a longo prazo.
Faça isso e nunca mais passe o dia treinando pessoas erradas para ocuparem cargos de liderança em sua empresa:
1. Identifique os líderes certos.
2. identifique o perfil dos líderes certos.
3. Busque por outros profissionais que tenham o mesmo estilo comportamental dos líderes certos.
4. Treine-os até ficarem bons.
Até breve!
Escreveu esse artigo:
Carla Botelho, especialista em gestão de pessoas e sucessão. Também é fundadora do Instituto Moveleiro e CEO da Universidade Moveleira.