Que a geração Z é uma potência econômica, nós já sabemos disso! Já falamos sobre isso aqui na Plataforma Setor Moveleiro, em ”Jovens e disruptivos: geração Z, a próxima potência econômica, quer ter influência na inovação de produtos”.
No entanto, junto com o crescimento e empoderamento dessa nova geração também surgem várias oportunidades e desafios, já que eles têm um jeito muito diferente de se comunicar e consumir. Entretanto, é fato que as empresas precisam gerar conteúdo para as redes sociais. Conforme também já foi dito aqui pela consultora de comunicação de marca e gestão de pessoas e cultura organizacional, Débora Prudêncio, que trabalha com algumas marcas do setor moveleiro. Débora aconselha a buscar colaboradores dentro da empresa que façam parte da Geração Z. De acordo com ela, eles têm talento natural para esse tipo de trabalho, mas precisam de orientação.
- Leia a matéria completa:
Redes sociais são ferramentas importantes também para a indústria moveleira.
Hoje, vamos nos aprofundar mais no comportamento dos jovens no TikTok e entender por que essa rede social tem atraído a atenção de tantas empresas.
Explorando o poder da geração Z no TikTok
Entretenimento e consumo podem coexistir em um só espaço? Segundo a geração Z, esses conceitos não estão somente próximos, mas se misturam, em plataformas que ganham cada vez mais força e influenciam tendências de consumo. O TikTok, segundo estudo a Statista, foi o aplicativo móvel mais baixado em todo o mundo, em 2022.
Além disso, a hashtag #TikTokMeFezComprar tem mais de 310 milhões de visualizações, provando a potência de consumo da plataforma, ligada a necessidade dessa geração de compartilhar e adquirir produtos virais, com base na avaliação espontânea de influenciadores digitais.
A busca pela palavra móveis têm ganhado destaque no TikTok, com a hashtag #móveisdemadeira liderando com quase 100 mil views (99.7K), enquanto a hashtag #móveis acumula impressionantes 54 milhões de visualizações (54.4M).
Muito além das “dancinhas”
A plataforma tem movimentado diversos segmentos, como música, moda, beleza, e muitos outros. No entanto, nos últimos tempos, os empreendedores notaram que os vídeos curtos são ótimas ferramentas para captar clientes, impulsionar vendas, posicionar a empresa, trocar insights e humanizar as marcas, gerando maior conexão com os consumidores da geração Z.
Com algoritmos que recomendam conteúdo personalizado, com base em interações (curtidas, comentários, compartilhamentos), sons, hashtags, legenda e a localização geográfica dos usuários, o TikTok se tornou um facilitador para as empresas que desejam produzir conteúdo relevante. Através dessa plataforma, as marcas têm a oportunidade de alcançar a geração Z de forma efetiva.
O marketing autêntico e relevante
Aquele ditado de “quem não é visto não é lembrado”, se aplica perfeitamente. A geração Z está constantemente exposta à tecnologia e ao marketing influenciador, e alimentar suas redes sociais com conteúdo autêntico e relevante faz parte de sua rotina. Com tantas opções nas redes, estes jovens desenvolveram um jeito único de escolher seus produtos e bens de consumo, optando por marcas com posicionamento em causas sociais relevantes, como sustentabilidade e combate ao racismo. Além disso, valorizam um marketing estratégico, cheio de originalidade e uma comunicação apurada para seu nicho.
Resultados reais através do TikTok
As empresas estão adotando estratégias para atender a essas exigências. Por exemplo, a PerfumeBoss Ltd, em 2022, era apenas uma pequena empresa antes de ingressar no TikTok Shop (ferramenta do TikTok que possibilita aos usuários a compra diretamente pelo aplicativo). A empresa realizou uma live de vendas já nos primeiros dias na plataforma, mesmo com um baixo número de seguidores. Após 2 meses, a marca aumentou a sua receita líquida em 438%, o volume de pedidos em 369% e conquistou 32% mais seguidores. Isso porque a marca se comprometeu com seus clientes e realizava cinco lives por semana.
Diferente de outras redes sociais, não é necessário ter um grande número de seguidores para atingir um grande público no TikTok. Patrocínios e colaborações (colabs) com pequenos influencers, que possuem menos de 100 mil seguidores, estão trazendo ótimos resultados para as empresas.
Oportunidade para o setor de móveis
Nesta plataforma o tempo de atenção dos usuários é limitado, portanto, é crucial apresentar conteúdo relevante e visualmente atraente. A Colchões Castor tem investido fortemente no TikTok, utilizando a hashtag #UmSonhoDeColchão e um adorável castorsinho em todas as postagens. Em abril, eles atingiram a marca de 20 mil seguidores e continuam crescendo, com mais de 26 mil seguidores atualmente. Isso demonstra a grande oportunidade que o setor de móveis tem para se conectar e se comunicar com este público.
@colchoescastor Quando você ama mais a sua caminha do que qualquer festa… Cadê os amigos do fim? 👀 #ColchõesCastor #UmSonhoDeColchão ♬ som original – Castorzinho
Vídeos que mostram a funcionalidade de móveis que atendem às necessidades do dia a dia de forma criativa ganharam força com o crescimento do home office. Parcerias com empresas imobiliárias para decorar ambientes e torná-los atraentes para seus compradores também têm sido exploradas. As possibilidades vão desde a oferta criativa dos produtos, até uma conversa informal sobre os valores, visão, missão e posicionamentos da empresa.
É verdade que os usuários ainda procurem informações sobre a marca principalmente nos sites das empresas. Portanto, é importante que a página inicial (home) contenha os ícones de todas as redes sociais. Assim, a sua empresa também será mais facilmente localizada para conexão com o público.
E aí? A sua empresa ainda não está dentro dessa plataforma? Confira o TikTok do Setor Moveleiro e das principais marcas parceiras:
https://www.tiktok.com/@setormoveleiro
https://www.tiktok.com/@kappesberg
https://www.tiktok.com/@colchoescastor