O pensamento estratégico se torna ferramenta essencial para adaptarmos os negócios às grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos tempos. Cientes de nosso papel, visamos formas de levar conteúdo para o maior número de canais possíveis. Com este intuito, contamos com uma coluna mensal no Portal da Feira ForMóbile – empresa patrocinadora da Plataforma de Negócios Setor Moveleiro – , onde buscamos levantar, compreender e compartilhar as tendências comportamentais e de consumo que vêm impactando às estratégias de design na concepção de produtos para o “novo morar”. Leia a seguir o segundo conteúdo da série: Móveis para áreas externas
Em nosso último conteúdo em colaboração entre a Plataforma de Negócios Setor Moveleiro e a ForMóbile Digital começamos a falar sobre como os novos comportamentos induzidos pela pandemia do Coronavírus vêm influenciando nas dinâmicas do morar e, consequentemente, na produção moveleira no Brasil e no mundo. Entre os principais pontos, então, apontamos a consolidação do home office como um elemento decisivo na busca por soluções cada vez mais híbridas. Especialmente agora que rompemos muitas das limitações entre a vida pessoal e profissional. Mas não é só isso! Esse hibridismo também se aplica entre espaços públicos e privados, internos e externos. Com muitas paredes desabando, literal e figurativamente!
Áreas externas
Diante de todos os recentes acontecimentos, passamos a olhar o mundo de dentro para fora. Com a vida acontecendo no interior de nossos lares. Nesse sentido, as áreas externas, como as sacadas, que por algum tempo ficaram esquecidas ou até mesmo viraram depósitos em meio a correria do dia a dia – em que mal passávamos tempo em casa -, tornam-se espaços de luxo. Concedendo-nos aquela dose diária de vitamina D tão necessária e possibilitando, assim, uma conexão entre os espaços internos e o mundo exterior. Quem não se lembra, aliás, da comoção gerada durante o lockdown na Itália. Com pessoas reunidas em suas varandas para cantarem, conversarem e se unirem, mesmo que à distância?
A tão falada varanda gourmet
Essa dinâmica, claro, aumenta a preocupação com a ambientação desses espaços. A começar pelo mobiliário. Para quem conta com sacadas espaçosas, a criação de espaços gourmet e de entretenimento são uma ótima pedida. Para esse público, então, pensar em móveis com superfícies nobres, como as inspiradas em madeiras, pedras e metais é essencial. Investir em tecnologia também. Das mais simples, como às próprias superfícies de fácil limpeza; passando por ferragens ergonômicas e flexíveis; àquelas mais sofisticadas, como os chamados móveis inteligentes – com o mobiliário conectando-se a diferentes dispositivos, aplicativos e eletrodomésticos.
Otimizando áreas externas
Entendemos, no entanto, que essa não é a realidade da maior parte dos projetos arquitetônicos no Brasil, especialmente nas grandes cidades, com imóveis cada vez menores. Para quem ainda tem a sorte de ter uma varanda, mas com pouco espaço, a sugestão é investir em móveis dobráveis e empilháveis. Bem como peças triangulares e com espaço para armazenamento. Otimizando, assim, os chamados “cantos mortos” das sacadas. Em tempo, pensar no ambiente no sentido vertical, com mobiliário mais alto, com linhas finas e formas mais puras, pode ajudar a criar uma sensação de maior fluidez. Fica a dica para os industriais!
De dentro para fora: Conexão com o mundo exterior
![](https://setormoveleiro.com.br/wp-content/uploads/2020/09/shutterstock_282159782.jpg)
Esqueça a frieza do estilo escandinavo. Madeiras e fibras naturais com aspecto quente e iluminado – com fundo dourado, alaranjado ou avermelhado – estão com tudo. Trazendo sensação de acolhimento e conforto aos lares. Além de criarem um contraste super legal com materiais como o concreto, pedras e metais, que continuam em alta. As pelúcias e tecidos de trama larga e aspecto macio ajudam a completar essa vibe do cocooning, convidando a um momento especial de introspecção e autocuidado.
Dessa forma, com adaptações simples, conseguiremos desenvolver coleções e trazer soluções cada vez mais assertivas e em sintonia com os novos anseios dos consumidores. Que, aliás, estão investindo amplamente em mobiliário neste momento, provocando um aquecimento muito bem-vindo no setor. Não perca o timing!