Painéis MDF e MDP – “Nomadland”, obra que retrata a vida de uma “nômade moderna” após um colapso econômico em sua cidade, levou o Oscar 2021 de melhor filme. Ao mesmo tempo, vimos o estado de saúde mundial levar (ou obrigar) milhões a trabalharem (e fazerem praticamente tudo) dentro de casa.
Duas situações, uma na vida real e outra na ficção, mas que em muito ilustram o mundo atual. Levando-nos, então, a um mesmo ponto: o desabar das paredes que delimitavam os espaços de trabalho, do morar, dos estudos etc. etc. Novos problemas e soluções, portanto, que fazem surgir diferentes hábitos de vida e tendências de consumo, especialmente quando o assunto é o mobiliário. E, claro, como fabricante de painéis MDF e MDP para a indústria do móvel, a Eucatex se soma aos que buscam encontrar formas de responder às expectativas e necessidades desses novos perfis de consumidores no mercado moveleiro.
Hora de pensar nas próximas coleções
No mês passado, a Interzum, feira de alcance mundial, foi realizada pela primeira vez exclusivamente no mundo virtual, ou seja, de maneira remota. Confirmando, mais uma vez, as mudanças pelas quais estamos passando, onde o universo físico se encontra com o digital, derrubando barreiras.
Por meio da interzum@home, como foi chamado o evento, mesmo que virtualmente pudemos observar as macrotendências para o morar e para o trabalho. Na tentativa de elencar alguns dos pontos mais importantes e representativos levantados por lá, podemos citar o movimento dos “nômades modernos”, sobretudo os “digitais” — agora libertos de um local fixo de trabalho. Trata-se de uma nova geração de trabalhadores móveis, muitos em constante movimento; outros mudando para o campo ou em busca do contato com a natureza; uns ainda procurando por interiores mais envolventes, com maior integração dos espaços de dentro e de fora, in-out; enfim…
Diversas são as mudanças e adaptações ocorrendo ao mesmo tempo e agora. O que inclui, é claro, a forma como já pensamos nas próximas coleções de painéis MDF e MDP para fabricação de móveis.
Casas inteligentes
Entre os diversos pontos discutidos pelos participantes e apresentados pelos expositores, a feira reforçou a busca por soluções projetuais da casa com novos atributos essenciais para o novo morar. Tais como a segurança e a higiene para os ambientes, assim como para as superfícies dos móveis. O que parte, sobretudo, do investimento em tecnologia. Que, se antes ostentada, hoje passa despercebida, mas desempenha um papel transformador na vida contemporânea.
Nesse sentido, outro exemplo é o das casas inteligentes ou smart homes. Os espaços de convivência do lar estão mudando e se conectando cada vez mais. Ao promover, então, uma integração total entre os ambientes, os móveis, eletrodomésticos e os diversos itens que a rodeiam por meio de conexões elétricas.
Permitindo a visão da casa em rede, portanto, essas conexões não são aparentes. Sendo “mascaradas” por superfícies e tampos, como painéis MDF e MDP, que devem estar em sintonia com o estilo dos ambientes e dos móveis. O que significa que qualquer móvel pode armazenar seus aparelhos móveis como celular e laptop, oferecendo dispositivos USB com ou sem fio para carregá-los, por exemplo, porém, sem interferir na decoração dos espaços.
Ambientes e móveis multifuncionais
Além da conexão, outro ponto bastante em pauta é o da otimização da eficiência de uso dos espaços. Ou seja, a multifunção ou multifuncionalidade dos ambientes tornou-se uma das características mais levantadas pelos designers na criação de móveis versáteis e econômicos, que possam ser usados tanto para atividades pessoais como profissionais, sem perderem em valor estético e conforto.
Pensando nos diferentes usos para um mesmo ambiente, aliás, muitas empresas investem em dispositivos e ferragens para sistemas de armários que podem ocultar ambientes completos, como uma cozinha ou uma sala de estar, adaptando o espaço para o trabalho, exercícios físicos, confraternizações ou outras atividades.
Painéis MDF e MDP: o papel das superfícies de móveis no novo morar
Todos esses pontos, claro, exigem superfícies flexíveis e versáteis, que circulem do básico para o moderno, do trivial para o extraordinário por meio dos detalhes. Nesse sentido, a mistura de materiais nobres e rústicos, brutos e delicados, naturais e digitalizados podem possibilitar uma gama de combinações ao mesmo tempo únicas e plurais, que se adequam aos diferentes momentos e possibilidades da casa. O que é economicamente viável graças à tecnologia aplicada nas superfícies de painéis MDF e MDP, permitindo a simulação de praticamente qualquer padrão e tipo de material.