No universo de vendas online, até mesmo o setor moveleiro enfrenta desafios. A publicidade desempenha um papel essencial nos negócios modernos, especialmente em um ambiente digital saturado de anúncios que disputam a atenção do consumidor a cada segundo. Neste cenário, o Retail Media emerge como uma estratégia poderosa para se destacar na concorrência e impulsionar as vendas, alcançando o consumidor no momento exato.
Um estudo do Boston Consulting Group (BCG) em colaboração com o Google, prevê que o Retail Media está remodelando o varejo e gerará um lucro de cerca de US$75 bilhões até 2026. Isso significa um crescimento anual de 22% nos gastos dos anunciantes em plataformas de varejo. Grandes players do varejo já estão investindo nessa estratégia. No Brasil, essa tendência ainda está em estágio inicial, mas seu potencial de retorno deve acelerar sua adoção rapidamente.
Afinal, o que é Retail Media?
O Retail Media é uma estratégia de publicidade que envolve a veiculação de anúncios em sites, aplicativos e outras plataformas digitais pertencentes a empresas varejistas. O grande diferencial é sua capacidade de atingir usuários que já estão em processo de compra. Com isso, tornando a mensagem publicitária altamente receptiva e personalizada com base nos dados cadastrais dos usuários fornecidos pelos varejistas.
A Amazon é um exemplo de varejista que já domina o Retail Media em sua rede desde 2020, quando lançou o Amazon Advertising ou Amazon Ads. Um serviço de publicidade do marketplace que permite que agências e anunciantes, independentemente de venderem ou não na Amazon, promovam produtos de várias maneiras. É possível inserir vídeos, áudios, confeccionar banners, gráficos, até mesmo pesquisas e anúncios para as redes sociais.
As empresas anunciantes pagam uma quantia específica para promover produtos nas plataformas de varejo. Com isso, aproveitam os dados do varejista para direcionar seus anúncios a um público-alvo desejado. Isso aumenta a probabilidade de que os produtos anunciados estejam alinhados com as necessidades dos usuários, resultando em um aumento nas vendas. Os anúncios podem ser exibidos na página inicial, em páginas de categorias ou de produtos, na busca e em outros locais estratégicos.
Insights sobre mobília da Amazon Ads
Potencial do Retail Media
Com as vendas digitais de móveis e artigos domésticos estimadas em US$ 193,77 bilhões até 2026, e com 74% dos compradores de colchões pesquisando online antes de comprar, o potencial do Retail Media é evidente. É o que revela a pesquisa do “Worldwide Home Decor Industry to 2026”, e o estudo “Caminho para a Compra de Colchões”, realizado pela Kantar e Amazon Ads, em março de 2021, nos EUA.
De acordo com dados da Comscore, mais de 131 milhões de brasileiros estão conectados à internet. O que equivale a uma média de uso de 3 horas e 45 minutos por dia por usuário. Isso destaca o potencial do Retail Media, já que os consumidores passam uma parte significativa de seu tempo online.
5 Dicas para o sucesso com Retail Media:
- Defina seus objetivos claramente: estabeleça metas mensuráveis para sua estratégia de Retail Media. Objetivos como aumento das vendas, tráfego e conversões, ou reforço na lembrança da marca, por exemplo.
- Conheça seu público-alvo ou persona: quanto mais detalhadas forem as características do seu público, mais fácil será traçar a estratégia ideal.
- Pesquise e escolha a plataforma: certifique-se de que a plataforma esteja em conformidade com as leis de proteção de dados e seja adequada para o seu público-alvo.
- Crie anúncios relevantes: invista na criação de conteúdo que se conecte com a plataforma e o usuário, considerando aspectos como relevância, qualidade de mídia e personalização.
- Acompanhe e ajuste: monitore constantemente o desempenho da campanha e esteja preparado para fazer ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.
O potencial desse campo é imenso, especialmente em setores como o de móveis e artigos domésticos, onde os consumidores estão cada vez mais online. Dessa forma, à medida que o Retail Media ganha força no Brasil, as empresas reconhecerão que essa não é apenas uma tendência passageira. Mas sim, uma estratégia sólida e uma poderosa ferramenta de marketing para garantir o sucesso no mundo do varejo online.
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