‘Obsessão por Segurança’ é uma das principais tendências de consumo no novo normal

‘Obsessão por Segurança’ é uma das principais tendências de consumo no novo normal

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Hoje, lavar as mãos com mais frequência e usar máscaras em locais públicos são hábitos comuns. A “Obsessão por Segurança” é o novo normal, inclusive nas dinâmicas de consumo. Dessa forma, o medo do contágio e a circulação de informações sobre questões de saúde aumentam a demanda pela disponibilidade de produtos de higiene nas lojas e escritórios, bem como a busca por soluções que não requerem contato físico, elevando os padrões de segurança no atendimento e na entrega de produtos e serviços.

As empresas, claro, devem implementar inovações e medidas estritas de segurança voltadas para a mitigação das preocupações dos consumidores. As primeiras respostas vieram dos setores de serviços e pagamentos. Diante da relutância dos consumidores em visitar lojas lotadas e interagir com humanos, portanto, grande parte do varejo se adaptou rapidamente, oferecendo serviços de pedidos on-line. Restaurantes e supermercados até apostaram na entrega por robôs e drones.

Sem contato e sem dinheiro

Obsessão por Segurança Euromonitor International Tendencias de Consumo Plataforma Setor Moveleiro

Métodos de pagamento sem contato, por exemplo, estão em alta devido ao medo de muitas pessoas em lidar com dinheiro sujo. O mundo todo, aliás, já estava adotando métodos de pagamento sem dinheiro em espécie ou cartões tradicionais, mas a pandemia acelerou ainda mais esta transição. No Brasil, um ótimo exemplo de forma de pagamento que vem se popularizando em 2021 é o PIX. Nosso colunista Pedro Bloch, especialista em e-commerce e marketplace, deu cinco dicas de ferramentas para ampliar as vendas virtuais, leia aqui.

Além de soluções tecnológicas, os consumidores querem também aparelhos com álcool gel e ambientes desinfetados. Eficiência e limpeza, portanto, já não são negociáveis. Tornaram-se itens mandatórios para os consumidores que têm Obsessão por Segurança: nome cunhado pela Euromonitor International para designar uma das dez principais tendências de consumo global em 2021.

Os fabricantes, então, estão lançando produtos de valor agregado para acompanhar o aumento da conscientização em torno da saúde e atender aos novos padrões de higiene. Dessa forma, a COVID-19 estimulou inovações em que a desinfecção era uma característica essencial do produto. Como o ar condicionado auto-esterilizante desenvolvido pela Haier ou a superfície com tecnologia de proteção anti-Covid oferecida pela Guararapes. As vendas globais de aspiradores de pó, especialmente dos modelos a vapor, dispararam com a alta demanda por meios de desinfecção de ambientes.

Obsessão por segurança: Perspectivas

É possível afirmar, enfim, que segurança e saúde nortearão o comportamento dos consumidores daqui em diante. Em todos os setores, as empresas devem desenvolver iniciativas robustas de higiene para lidar com a crescente preocupação nesta área.

As marcas que integrarem recursos excepcionais de desinfecção aos produtos e serviços, assim como garantirem um ambiente seguro para seus funcionários — e, claro, usem o marketing para comunicarem essas ações — atrairão consumidores no novo normal.

Vendas on-line e operações autônomas também deverão ser amplamente adotadas onde for possível minimizar as interações humanas desnecessárias. Com tudo isso, à medida que os consumidores recorrem às suas necessidades, uma marca com uma imagem confiável e que transmita segurança será um ativo intangível para as empresas.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião