Um “pé no freio!”: consumidores mentalmente exaustos em busca do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal têm modificado rotinas e comportamentos no mundo inteiro.
Conciliar vida pessoal, trabalho, saúde, relacionamentos, retomar projetos e ter tempo de qualidade. Não por acaso as pessoas estão chegando ao fim do dia com a sensação de esgotamento mental. A “fadiga pandêmica”, como este estado de cansaço mental foi apelidado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deixou seus rastros no mundo pós-pandemia. Os Prósperos, como são chamados pela Euromonitor International, estão em busca de simplificar suas vidas. Eles querem realizar suas tarefas sem esgotar suas energias no processo, reduzir os esforços e relaxar!
Em resposta, as empresas buscam tornar a compra mais objetiva, atendendo as necessidades imediatas dos consumidores com o mínimo de distrações e ruídos. A criação de produtos para proporcionar bem-estar também, portanto, está em alta. É aí que, mais uma vez, a indústria moveleira cumpre um grande papel e tem uma missão muito clara pra conquistar esse grupo de consumidores que, em sua maioria entre 30 e 45 anos, estão com o poder de compra nas mãos.
Neste último capítulo da série inspirada na pesquisa Top 10 Tendências de Consumo Globais 2023, vamos falar sobre como a necessidade da busca pelo equilíbrio e bem-estar pode ter relação com o setor moveleiro: seja transformando ambientes ou rotinas de trabalho. Como as empresas podem ir além para tornar a vida mais fácil para consumidores sobrecarregados?
Marketing direto: sem enrolação
Nada frustra mais um consumidor que acessa uma plataforma em busca de um produto e não consegue encontrá-lo pela poluição de informações. E o que acontece? Esse consumidor acaba desistindo da compra. Os Prósperos concentram seus esforços em pessoas e produtos que os atendem. Para as empresas, a prioridade será avaliar como suas ofertas podem agregar valor. Atender a necessidades específicas é uma abordagem que pode repercutir com esses consumidores.
Invista em plataformas organizadas e intuitivas para consumidores objetivos e para aqueles que já conhecem seu produto ou serviço, e estão em busca de uma compra rápida. Manter o “carrinho de compras” sempre à vista, cálculo de frete automatizado e sugestão de produtos similares são estratégias que visam agilizar a compra e atendem bem a este público. Isso, além de incentivar o consumo.
Os Prósperos buscam produtos que promovam alívio do estresse, bem-estar ou relaxamento, e o marketing direcionado pode influenciar as decisões de compra e ampliar o apelo para produtos que valorizam o conforto e o bem-estar.
Conforto e bem-estar que devem ser também qualidades dos móveis produzidos pelo setor. É o momento de dar um upgrade nos ambientes: móveis residenciais também precisam ser ergonômicos, assim como o mobiliário para escritório também pode e deve ser acolhedor.
Bem-estar na indústria de móveis
Por falar no ambiente de trabalho, devido a alta taxa de ocorrência, o Burnout, ou síndrome do trabalho excessivo, foi decretado pela OMS como doença ocupacional. Trazendo para os empreendedores, também uma nova preocupação em relação aos funcionários.
Dessa forma, além de pensar em produtos para atender consumidores exaustos, é preciso tomar cuidado para não exaurir os seus próprios colaboradores. E não se esqueça, o mercado está de olho: práticas e ambientes de trabalho adequados são diferenciais competitivos num mercado em que cada vez mais os consumidores buscam por marcas que compartilhem de seus valores.
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Trazer a diversão e descontração aos ambientes de escritório pode tornar as horas de trabalho mais prazerosas e aumentar a produtividade. Grandes empresas como a Google já investem na personalização dos ambientes com móveis confortáveis e descontraídos.
Esqueça as enormes mesas de reunião, que distanciam os colaboradores. Invista em sofás e poltronas confortáveis, mesas de centro, carrinho bar e numa boa máquina de café, é claro!
Horários flexíveis, comunicação clara e sincera, remuneração justa, também são atitudes bem-vistas por colaboradores e consumidores, que estão em busca de empresas que valorizam as pessoas.
Corporações como o LinkedIn implementaram folgas remuneradas de uma semana como parte de seu programa de benefícios para evitar o esgotamento mental. Mas as empresas podem optar por salas de descanso, com móveis confortáveis e ambientes decorados para beneficiar a produção dos colaboradores.
Do ponto de vista comercial, essa tendência também pode ser uma ótima oportunidade para fabricantes de mobiliário corporativo apresentarem propostas inovadoras ao mercado.