Os sete passos do processo de tomada de decisão

Escada

Quer você gerencie uma equipe pequena ou esteja à frente de uma grande corporação, seu sucesso e o sucesso da sua empresa dependem da tomada de decisões assertivas (bem como de aprender com aquelas que não foram tão bem-sucedidas assim). Como líderes no setor moveleiro, temos de tomar dezenas de decisões todos os dias. Da compra de materiais para o escritório à aquisição de grandes máquinas; da introdução de uma nova cor no catálogo ao lançamento de uma coleção inteira. Parte crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio, a tomada de decisão, convenhamos, não é nada fácil!

A boa notícia, porém, é que há, sim, um processo lógico – uma espécie de passo a passo – que você pode seguir para tomar decisões mais adequadas e estratégicas. Isso porque, quando falamos na tomada de decisão no mundo corporativo, não estamos falando simplesmente sobre escolhas cotidianas como o que comer ou que roupa vestir. Na administração, esse é o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros. Com isso, realizando uma análise criteriosa de diferentes cenários, ambientes e fatores para uma situação-problema, que, entre outras decisões, definirão o futuro dos negócios. Sendo especialmente delicado, sobretudo, num período como o que estamos vivendo.

Existem, portanto, sete etapas para te ajudar a tomar uma decisão eficaz, permitindo aos profissionais resolverem problemas pesando evidências, examinando alternativas e escolhendo um caminho a partir daí. O processo ainda dá a oportunidade de se que se revise a decisão final, numa espécie de contraprova.

Embora existam algumas variações da estrutura de tomada de decisão flutuando entre Internet, os livros de negócios e as apresentações de liderança, os profissionais geralmente usam essas sete etapas explicadas com detalhes a seguir pela equipe da Lucidchart.

Tomada de decisão: Planejamento

 1. Identifique a decisão

Para tomar uma decisão, você deve primeiro identificar o problema que precisa resolver ou a pergunta que precisa responder. Defina claramente sua decisão. Se você identificar erroneamente o problema a ser resolvido, ou se o problema escolhido for muito amplo, sairá dos trilhos antes mesmo que o trem deixe a estação. Se você precisa atingir a um objetivo específico com a sua decisão, torne-o mensurável e oportuno, para ter certeza de que o alcançou no final do processo.

2. Reúna informações relevantes

Depois de identificar sua decisão, é hora de coletar as informações relevantes para essa escolha. Faça uma avaliação interna, vendo onde sua organização teve êxito e falhou em áreas relacionadas à decisão que está tomando. Além disso, procure informações de fontes externas, incluindo estudos, pesquisas de mercado, concorrentes e, em alguns casos, até mesmo a avaliação de consultores externos.

Cuidado: você pode facilmente ficar atolado com muita informação – fatos e estatísticas utilizados em outros modelos e perfis de negócios, mas que parecem aplicáveis ​​à sua situação, podem apenas complicar mais o processo. Devemos buscar por referências, não por fórmulas mágicas – como já falamos em nosso artigo sobre Design Estratégico.

Análise

3. Identifique as alternativas

Com as informações relevantes agora ao seu alcance, identifique possíveis soluções para o seu problema. Geralmente, há mais de uma opção a se considerar ao tentar atingir uma meta – por exemplo, se sua empresa está tentando obter mais engajamento nas mídias sociais, suas alternativas podem incluir anúncios pagos, uma mudança na sua estratégia orgânica de mídia social ou uma combinação dos dois.

4. Pese a evidência

Depois de identificar várias alternativas, avalie as evidências a favor ou contra as opções levantadas. Veja o que as empresas fizeram no passado para obter sucesso nessas áreas e dê uma boa olhada nas conquistas e perdas de sua organização. Identifique possíveis armadilhas para cada uma de suas alternativas e pesa-as contra as possíveis recompensas.

Ação

5. Escolha entre alternativas

Aqui está a parte do processo de tomada de decisão em que você, de fato, toma a decisão. Felizmente, você identificou e esclareceu qual decisão precisa ser tomada, reuniu todas as informações relevantes, desenvolveu e considerou os possíveis caminhos a serem seguidos, então, agora está perfeitamente preparado para escolher.

6. Tome uma atitude

Depois de tomar sua decisão, aja de acordo! Desenvolva um plano para tornar sua decisão de maneira tangível e realizável, com um projeto real e uma distribuição de tarefas bem resolvida e vigorosa entre sua equipe.

7. Revise sua decisão

Após um período de tempo predeterminado – que você definiu na etapa 1 do processo de tomada de decisão – faça uma análise honesta da decisão tomada. Você resolveu o problema? Respondeu a pergunta? Alcançou seus objetivos? Se sim, anote o que funcionou para referência futura. Caso contrário, aprenda com seus erros ao iniciar o processo de tomada de decisão novamente.

Ferramentas para uma melhor tomada de decisão

Nos próximos conteúdos sobre “decision-making” aqui na Plataforma de Negócios Setor Moveleiro traremos dicas de ferramentas essenciais para o processo de tomada de decisão – da indústria ao varejo. Desde alternativas bastante simples e eficientes, como teorias e gráficos manuais que nunca saem de moda, tais quais a técnica dos “Cinco Porquês” e a “Árvore de decisão”; até soluções modernas, tecnológicas e complexas, como às relacionadas à Inteligência Artificial e de Negócios.

Aliás, Marco Kumura – empreendedor, professor, palestrante e fundador da Marketscape -, falou justamente sobre essas estratégias e ferramentas em sua participação no projeto Webinar Setor Moveleiro, com a apresentação: “Decisões comerciais em tempos de incertezas: Como reinventar sua empresa pós Covid-19 no B2B moveleiro”. Assista agora o vídeo.

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