Prevenção de incêndios na indústria moveleira

Prevenção de incêndios na indústria moveleira

20 de fevereiro de 2021Categories: IndústriaTags:

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

indústria moveleira prevenção incendios

Muitos foram os desafios que a indústria moveleira passou em 2020. Entre questões de mercado e tantos obstáculos gerados pela pandemia, houve outro inimigo oculto que pareceu rondar as indústrias de móveis, colchões e estofados em 2020. Estamos falando dos temidos e lastimáveis incêndios. A cada notícia de uma nova tragédia, nossos corações se encheram de tristeza e lamento. Mas ao mesmo tempo, pudemos ver um setor solidário e empático, que se comove, se manifesta e se ajuda. 

Pensando em como poderíamos fazer nossa parte nessa mobilização positiva frente a uma questão tão delicada, convidamos Mateus Vilela Ramalho, diretor comercial da Master House Manutenções e Reformas – Unidade Arapongas (PR), para compartilhar conhecimento e  informação sobre a prevenção de incêndios em fábricas moveleiras. Veja a entrevista a seguir. 

Setor Moveleiro – De uma maneira geral, quais os principais cuidados a serem tomados no dia a dia de uma indústria de móveis ou colchões para evitar possíveis incêndios?

Mateus Vilela RamalhoDifícil ser breve com um tema tão complexo. De fato, são muitas variáveis que influenciam para evitar acidentes desta origem. Mas ter uma boa manutenção preventiva, profissionais de elétrica treinados com NR10, Projeto de Combate à Incêndio, Brigada de Incêndio, entre outros pontos, além, claro, de se manter o pessoal da fábrica sempre atualizado e treinado são alguns dos passos essenciais na prevenção de incêndios.

Setor Moveleiro – Um dos anos mais produtivos na história da indústria moveleira, 2020 também foi marcado por dezenas de incêndios em indústrias de móveis de madeira, colchões e estofados. O que potencialmente pode ter despertado essa série de acidentes?

RamalhoEu não acredito que haja uma correlação entre aumento de produção e o aumento dos casos de incêndios nas fábricas moveleiras. O que se pode afirmar, porém, é que a ausência de manutenções preventivas possam ter ampliado a vulnerabilidade dessas fábricas.

Leia também: 30 anos de Colibri Móveis: Tradição e inovação caminhando juntas

Setor Moveleiro – Sem dúvida, é essencial falarmos sobre a manutenção preventiva do sistema elétrico das indústrias moveleiras. Como e quando a manutenção deve ser realizada. Quais as implicações, aliás, em não mantê-la em dia?

Ramalho Antes de falar das implicações, é necessário definir o que é Manutenção Preventiva. Ou seja, é a manutenção realizada em períodos pré-programados de acordo com cada equipamento, risco, cenário, de forma sistemática com o intuito de mitigar todos os tipos de falhas que possam ocorrer durante o processo de fabricação.  A Manutenção Preventiva Elétrica dentro das empresas é fundamental para o gerenciamento dos riscos. Agir preventivamente irá minimizar os gastos com homem-hora, máquina parada etc., sendo muito mais assertiva e segura do que a manutenção corretiva.

Setor Moveleiro – Quando falamos na parte elétrica, aliás, além da manutenção, há outros pontos importantes a se observar. Como deve ser realizado e quais cuidados não podem faltar em um projeto elétrico adequado?

RamalhoO Projeto Elétrico é essencial nas empresas, sem ele é impossível dimensionar os riscos dos equipamentos e instalações. Colocando, então, toda a empresa e seus colaboradores em perigo. O responsável em realizar o projeto é o engenheiro que esteja habilitado no CREA. Porém, a empresa deve ser responsável por mantê-lo atualizado. Alguns pontos a serem avaliados são: Laudo das Instalações Elétricas, Diagnóstico NR-10, Laudo de SPDA, Projeto Elétrico e Medidas de Proteção.

Setor Moveleiro – E qual a importância das paradas técnicas para a saúde das indústrias moveleiras? Com que periodicidade e em quais situações elas devem ser realizadas?

RamalhoSeguir as paradas programadas das Manutenções Preventivas é de extrema importância, e não podem ser prorrogadas. A periodicidade vai de acordo com a atividade, com os equipamentos, horas trabalhadas, cenários e outros pontos levantados no Plano de Manutenção Preventiva.

Setor Moveleiro – E, claro, quando o assunto é prevenção de incêndio, é indispensável que toda fábrica conte com um projeto adequado contra possíveis acidentes nesse sentido. Quais os principais pontos a serem considerados para um bom projeto contra incêndio quando se trata de uma fábrica de móveis ou colchões?

Mateus Vilela RamalhoO Plano de Segurança Contra Incêndio possui justamente o intuito de combater, alertar e orientar as pessoas dentro das edificações para que estas possam conter os princípios de incêndio ou evacuarem o local o mais rápido possível. É importante salientar que esse plano tem que estar de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros e ABNT. Alguns pontos que a serem considerados em um fábrica de móveis ou colchões são: Acesso de Viatura na Edificação, Saídas de Emergência; Plano de Emergência; Brigada de Incêndio; Iluminação de Emergência; Detecção de Incêndio; Alarme de Incêndio; Extintores; Hidrante e Mangotinhos; Controle de Temperatura; entre outros.

Setor Moveleiro – Bem sabemos, um projeto adequado sem pessoas qualificadas para colocá-lo em prática se mostra pouco eficiente. Quais as qualificações necessárias e onde encontrá-las?

RamalhoA recomendação é procurar por serviços especializados, com profissionais e parceiros já devidamente treinados de acordo com as normas e diretrizes de segurança, como é o caso da Master House. Certificando-se, assim, que terá um resultado confiável, seguro e com técnicas atualizadas para tornar todo o processo mais eficiente e mitigar riscos. Treinamento e qualificação dos colaboradores também é essencial para a constante preservação e atualização dos bons hábitos e dos planos de manutenção. 

Setor Moveleiro – Em tempo, quais são os profissionais responsáveis pela criação e supervisão desses projetos, mantendo a fábrica sempre segura?

Ramalho Para criação dos planos, engenheiros que estão habilitados no CREA [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia] ou empresas especializadas nessa prestação de serviço. Para a supervisão deles, engenheiros de processos da fábrica juntamente com a equipe de segurança, sempre atualizados de acordo com as exigências.

Setor Moveleiro – Aproveitando a oportunidade, fale um pouco mais sobre o trabalho de vocês e quais os serviços oferecidos que podem colaborar com essas fábricas na prevenção de incêndios e outras calamidades?

RamalhoA Master House é a maior empresa de manutenção e reformas do Brasil. Nossa missão é atender um público exigente, que busca eficiência, qualidade e economia. Possuímos um know-how para atuar nas mais diversas necessidades em manutenções e reformas, pois temos uma equipe de profissionais qualificada e preparada para Projeto de Combate a Incêndio, Projeto Elétrico e Treinamentos NR10.

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião