Primeiro grande evento a reabrir suas portas ao setor moveleiro, supersalone e Fuorisalone começam neste fim de semana

Primeiro grande evento a reabrir suas portas ao setor moveleiro, supersalone e Fuorisalone começam neste fim de semana

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

supersalone_fuorisalone

Mesmo em meio às incertezas e às restrições do período, com a propagação da variante Delta de Coronavírus levantando alertas ao redor do mundo, a organização do Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano) e do Fuorisalone seguem com sua programação, que já começa neste fim de semana. Consolidando-se, assim, como o primeiro grande evento do setor moveleiro a reabrir suas portas ao público desde o acirramento da primeira onda da pandemia.

Numa versão mais compacta e restrita — sobretudo considerando as limitações relacionadas às viagens internacionais, que impedem grande parte do público cativo da Semana de Design de Milão a entrar na Itália —, o supersalone, edição especial do iSaloni em 2021, ocorre de 05 a 10 de setembro; enquanto o Fuorisalone se estende até o dia 19.

Acreditando no movimento de retomada de mercados e do setor de eventos, bem como aproveitando o momento aquecido pelo qual a indústria e o design de móveis brasileiro atravessa, inclusive no mercado externo, com as exportações crescendo 72,1% no primeiro semestre deste ano — veja mais dados clicando aqui —, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) preparam ações históricas em Milão neste ano. No que será a maior participação brasileira por lá, tanto no iSaloni quanto no Fuorisalone.

Participação histórica do Brasil em Milão

O móvel brasileiro estará presente no Pavilhão 03 do Rho Fiera Milano, um dos espaços mais almejados da feira, com a participação de 10 empresas brasileiras associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa encabeçada por meio de uma parceria entre a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil. Apresentando uma síntese do design e dos produtos desenvolvidos pela indústria brasileira de móveis e decoração, estarão expondo as empresas: by Kamy, Cristais São Marcos, estudiobola by Rizzon, Florense, Lovato, Modalle, Ornare, Sier, Tidelli e Uultis.

Assinada pelo escritório brasileiro Moreira do Valle, sediado em São Paulo, a cenografia é baseada em tons de verde que remetem às cores do Brasil, e busca mostrar o potencial da diversidade do nosso País e nosso design.

Participar deste momento de retomada das feiras de negócios ao redor do mundo confirma o posicionamento da indústria brasileira de móveis num papel precursor e de grande relevância, em sinergia com os maiores mercados moveleiros do planeta, tal qual o italiano”, ressalta a ABIMÓVEL em comunicado à imprensa e associados. “Somos o sexto maior produtor de móveis do mundo e o que será apresentado em Milão durante a segunda semana do mês de setembro é uma amostra do que o Brasil produz de melhor.”

Clarissa Franco, gerente da Apex-Brasil, comenta que ações de tal proporção são consequências diretas do avanço significativo na internacionalização das marcas e na competitividade internacional das indústrias e profissionais de móveis brasileiros. “Em 2019 e 2020, o Projeto Brazilian Furniture conquistou consideráveis indicadores de crescimento, tanto do número de empresas participantes quanto do volume de exportação.  Reflexo da qualidade da gestão e da maturidade nos negócios, tornando-se um projeto setorial de grande relevância para a Apex-Brasil. A participação em Milão refletirá a performance obtida em 2018 e 2019, bem como o bom momento vivido pela indústria, mostrando o melhor do design brasileiro aliado à sustentabilidade e aos nossos materiais”, comenta.

supersalone: edição especial e compacta do Salão do Móvel de Milão em 2021

Após 18 meses, o maior evento moveleiro e de design do mundo ressurge, então, com dinâmica e proposta diferentes para 2021. Pensado para ser um evento único realizado apenas neste ano, o supersalone visa ser uma resposta para a indústria e a economia italiana num período que, embora ainda restritivo, países do mundo todo vem buscando meios para a reabertura de mercado. Nós já falamos aqui sobre o novo conceito desenvolvido pelo arquiteto italiano Stefano Boeri e outros cinco colaboradores: ‘supersalone’: Salone del Mobile.Milano confirma edição especial em setembro deste ano.

30 anos do Fuorisalone

fuorisalone - fuorisalone

A programação do Projeto Brazilian Furniture em Milão, ainda conta com um evento exclusivo no Fuorisalone: a mostra Brasil – Design em Movimento”, organizada pela Apex-Brasil também com colaboração da ABIMÓVEL. Ao todo, o evento conta com cerca de 50 empresas e designers nacionais de diversos segmentos, 20 dos quais estão ligados ao Brazilian Furniture por meio do programa de Design Integrado à Indústria.

A mostra ocorre de 04 a 19 de setembro, em um dos locais mais pulsantes da capital mundial do design: a Università Degli Studi di Milano, durante a exposição “Creative Connections”, realizada pela INTERNI, criadora do Fuorisalone, que celebra três décadas em 2021. Ocupando um espaço de 300 m² sob os arcos do Pórtico Richini e a curadoria também liderada pelo escritório Moreira do Valle, os participantes devem apresentar o que há de mais global e ao mesmo tempo legitimamente brasileiro em termos de estética, funcionalidade, matérias-primas, técnicas e sustentabilidade.

Aproveitando o espaço da mostra, ainda, a convite da Apex-Brasil, a ABIMÓVEL ambientou o Lounge Brasil em Milão, como parte do Programa de Design Integrado à Indústria e do Projeto Setorial Brazilian Furniture. O lounge é também uma extensão do supersalone, possibilitando um ambiente para que as empresas possam receber compradores, jornalistas, especificadores e demais interessados, dada a limitação de espaço da feira neste ano, com as empresas expondo em paredes, em vez de estandes.

Reabre-se o maior palco de tendências para o setor moveleiro no mundo

Apesar do grande volume de empresas e designers brasileiros envolvidos nas ações, a comitiva nacional segue bem reduzida à Itália neste ano. Tanto o governo italiano quanto a própria organização dos eventos que compõem a Semana de Design de Milão seguem protocolos bastante rigorosos e restritivos relacionados ao combate à Covid-19. Além de cidadãos e residentes europeus, podem entrar no país apenas executivos que comprovem terem tomado as duas doses da vacina (com exceção da Coronavac) e que obtiveram autorização do Ministério da Saúde da Itália para o não cumprimento do isolamento de dez dias. Também é preciso comprovar que lá estarão a negócios e que permanecerão apenas pelo prazo de 120 horas. Ainda assim, será necessária a realização de testes tanto na entrada quanto na saída do país.

Apesar das restrições que limitam o acesso ao evento neste ano, tendo em vista o longo período de recesso das mostras presenciais devido à pandemia, o mercado moveleiro global se volta com ainda mais expectativa para Milão em 2021, na espera pelo que há de mais vibrante em termos de tendências e soluções para o viver. Com o supersalone tendo a missão de reunir em um só evento,  então, toda a criatividade e a inovação aplicadas na concepção de novos produtos e conceitos em mobiliário nos últimos 18 meses. Faça suas apostas!

Siga-nos nas redes sociais!

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião