Produtividade: 5 dicas para otimizar sua fábrica de móveis

Produtividade: 5 dicas para otimizar sua fábrica de móveis

25 de janeiro de 2021Categories: Indústria, OpiniãoTags: , ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

produtividade-industria-moveleira

Para falar sobre uma das filosofias produtivas que mais crescem e trazem resultados positivos para o setor industrial ao redor do mundo, a Terzoni – empresa de consultoria e treinamentos especializada na metodologia lean – traz hoje mais um conteúdo sobre o tema em sua coluna na Plataforma Setor Moveleiro. Que tal recebermos algumas dicas de ouro para aumentar a produtividade na fábrica de móveis?

Em nossa última coluna apresentamos algumas ferramentas e metodologias que podem ajudar a indústria moveleira a aumentar a sua produtividade, sobretudo em um momento tão único como o qual o setor vem passando. E, claro, fazer mais com menos é o princípio da produtividade. Por isso, separamos algumas dicas preciosas para você aumentar o ritmo na linha de produção de móveis. Confira:

1. Conheça a capacidade produtiva da sua fábrica

A capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos que uma fábrica pode produzir. Essa capacidade de produção pode ser aumentada de acordo com a demanda de pedidos de imediato ou antecipado.

O gestor deve conhecer a capacidade produtiva da sua fábrica pois para aumentar sua produção é necessário melhorar os seus processos e reduzir os desperdícios e gargalos identificados na linha de produção.

O cálculo da capacidade produtiva, aliás, é bem simples: capacidade disponível dividido pelo potencial de saída. Exemplo: sua fábrica pode fabricar 100 mesas por dia, mas a produção real é 80%. O resultado é: sua fábrica utilizou 80% da capacidade produtiva.

Conhecer a capacidade produtiva da empresa, portanto, o guiará na tomada de decisões, bem como a reduzir desperdícios no estoque, superprodução, tempo de produção, entre outros.

2.   Identifique os desperdícios e aumente a produtividade da equipe

O lean identifica oito principais desperdícios que acontecem em toda linha de produção, inclusive na fabricação de móveis, que se baseiam em tudo aquilo que gera custo ou utiliza recursos sem aumentar o valor percebido pelo cliente.

Eles são: espera, transporte, movimento improdutivo, processamento desnecessário, estoque, excesso de produção, defeitos e intelectual. 

3.  Atualize as máquinas e equipamentos

A atualização e manutenção de máquinas e equipamentos também é uma dica importante para aumentar a produtividade na produção de móveis. A manutenção preventiva sempre é a mais recomendada, pois evita paradas na produção.

Veja os tipos de manutenção dos equipamentos e máquinas da linha de produção:

  • Preventiva
  • Corretiva
  • Preditiva
  • Produtiva total

Equipamentos mais recentes tendem a trazer soluções tecnológicas que auxiliam na entrega de resultados mais assertivos, produzindo-se mais a um menor custo. Dessa forma, o investimento em tecnologia pode passar de custo a benefício em um espaço de tempo bastante interessante.

4.   Treinamento e motivação da equipe

O treinamento e motivação da equipe é inerente à produtividade da sua fábrica de móveis. E um dos pilares do lean é, então, a participação de todos os colaboradores nos processos. O gestor depende da sua equipe. Por isso, capacitar, treinar e motivar a equipe é essencial na aplicação da metodologia lean. Pois, com o envolvimento do pessoal, o processo se torna mais eficiente e produtivo.

5.   Dicas produtividade: Padronização do trabalho

A padronização do trabalho é outra dica importante para melhorar a produtividade na fabricação de móveis. Como já dissemos aqui na Plataforma Setor Moveleiro, o trabalho padronizado é um método muito utilizado por empresas que buscam aumentar a produtividade de suas operações.

Consiste em um modelo com uma série de padrões de trabalho que uniformiza produtos, serviços, atividades e processos, visando a melhor maneira de se trabalhar e possibilitando identificar falhas no processo.

Com tudo isso, percebemos que aumentar a produtividade da fábrica de móveis não é uma tarefa fácil. E, por isso, a metodologia lean deve ser aplicada de forma efetiva e contínua, visando produzir com qualidade e a menor custo.

 

Deixe Um Comentário

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

  • Categories: Feiras

    Fornecedor na cadeia moveleira – Enquanto muitos consumidores direcionaram seus recursos para realizar melhorias em suas casas durante os últimos […]

  • Categories: Varejo

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião